Tanto a palavra “abaixo” quanto a expressão “a baixo” estão corretas e existem na língua portuguesa. Entretanto, por mais parecidas que sejam, seus significados são distintos e devem ser utilizadas com cautela.
Quer saber como aplicá-las? Então continue lendo este post!
A palavra “abaixo” traz uma denotação de posição, sendo um sinônimo de embaixo. Já a expressão “a baixo” estabelece uma relação oposta com “de cima” ou “a cima”.
Escrita separadamente, a expressão “a baixo” é composta por uma preposição (a) e um substantivo (baixo). Deve ser utilizada para estabelecer relações com as expressões “de cima” ou “de alto”, como em “de cima a baixo” e “de alto a baixo”.
Escrito junto, o termo “abaixo” é um advérbio de lugar. Carrega o significado de posição inferior, como algo localizado em lugar menos elevado que outro, ou para algo em situação de menos importância. Sinônimo de “embaixo”, pode também ser usada como uma interjeição, via expressão de protesto.
Se considerarmos os verbos “abaixar” e “baixar”, eles são sinônimos. Nesse sentido, a utilização de um ou de outro está correta. Apesar disso, é indicado dar prioridade para o uso do verbo “baixar”, uma vez que ele é mais abrangente, incluindo aí o ato de “fazer um download”, quando o sol se põe ou mesmo na ação de emitir uma ordem.
Curtiu nosso post? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera no português! Cadastre-se grátis:
Veja também:
Você está pensando em fazer uma graduação em uma Universidade Federal reconhecida por sua excelência…
O número atômico é um dos conceitos mais importantes em química, pois é ele que…
Aprender de forma eficiente é um desafio para muitos estudantes, especialmente aqueles que se preparam…
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é uma das instituições de ensino superior mais renomadas…
Você sonha entrar em uma universidade pública, mas tem dificuldades de fazer um curso presencial…
O universo, com sua vastidão de estrelas, galáxias e mistérios, sempre despertou a curiosidade humana.…