Amido: o que é?

 

Você sabe o que é o amido? Muito comum na nossa alimentação, esse homopolissacarídeo é fundamental para fornecer energia no nosso dia a dia e garantir que os processos metabólicos ocorram com excelência.

Neste minipost, separamos as principais informações sobre o amido para você aprofundar seus conhecimentos e melhorar sua nota no Enem e no vestibular. Boa leitura!

O que é amido?

Como comentamos, o amido é um homopolissacarídeo, isto é, um carboidrato de reserva energética que apresenta várias repetições de um único monômero — a glicose. Vale lembrar que ele é produzido pelas plantas verdes e serve como um reservatório de energia para elas.

Já para nós, ele pode ser consumido por meio de alimentos ricos em carboidratos, também atuando como fonte de energia para trazer mais disposição no dia a dia.

Classificação do amido

O amido pode apresentar diversas classificações, sendo que algumas são principais e aparecem com mais frequência nos vestibulares. Confira!

Amido glicogênio

Quando ingerido, o amido sofre a hidrólise e, então, dá origem à glicose. Quando ela chega no estômago, é transformada em glicogênio — a reserva de energia dos vegetais —, que é armazenado nos tecidos musculares ou no fígado para gastá-lo quando necessário.

Amido resistente

Já o amido resistente é aquele que não é totalmente digerido e absorvido pelo nosso organismo. Assim, ele caminha pelo trato digestivo, passando pelo estômago até chegar ao cólon, onde é convertido em ácidos graxos de cadeia curta.

No entanto, por ser rico em fibras, ele apresenta diversos benefícios para a saúde quando ingerido com moderação.

Fontes de amido

Ao longo deste minipost, você pôde perceber que é possível ingerir esse elemento. Mas, afinal, quais são as fontes de amido? Existem diversas formas de inseri-lo na sua alimentação, principalmente por meio de grãos e sementes, como arroz, aveia, milho, trigo, centeio, cevada, mandioca e batata.

Entender o que é o amido e qual a sua importância na vida dos seres humanos é fundamental para ter um bom desempenho no vestibular, já que ele pode surgir nas questões de Química e Biologia.

Então, aproveite para se inscrever no Plano de Estudos do Stoodi e estudar todo o conteúdo de forma organizada!