
Área do triângulo: como calcular?
A área do triângulo é cobrada em diversos vestibulares, já que é um conceito-base do Ensino Médio.
Pensando em ajudá-lo a conquistar a tão sonhada vaga na graduação, desenvolvemos este artigo com as principais explicações sobre o cálculo da área do triângulo. Boa leitura!
Como calcular área do triângulo?
A área do triângulo é calculada por meio de uma fórmula, que multiplica a base pela altura e divide o valor por dois:
A=b.h/2
Embora seja a fórmula mais utilizada, é importante lembrar que existem diferentes tipos de triângulos e, por consequência, variadas formas de calcular suas áreas. A seguir, você pode conferir como.
Área do triângulo equilátero
O triângulo equilátero apresenta seus lados e ângulos internos com a mesma medida, ou seja, congruentes. Via de regra, as perguntas do vestibular só disponibilizam a medida do lado do triângulo, sendo necessário realizar o Teorema de Pitágoras para identificar a medida da altura e, então, aplicar a fórmula original.
Área do triângulo retângulo
Diferentemente do equilátero, o triângulo retângulo apresenta um ângulo reto e dois agudos. Justamente por isso, a sua altura sempre coincide com um dos lados e, então, precisamos utilizar o Teorema de Pitágoras novamente para encontrar sua medida.
Área do triângulo isósceles
Já o triângulo isósceles tem dois lados com dois ângulos internos congruentes. Sendo assim, a sua área é calculada a partir da fórmula básica que apresentamos no início deste artigo.
E mais, a regra da aplicação do Teorema de Pitágoras para descobrir a medida da altura é válida nesse caso também, ok?
Área do triângulo escaleno
Por fim, o triângulo escaleno tem todos os lados e ângulos internos diferentes. Por isso, o seu cálculo é mais complexo e precisa do auxílio da trigonometria, calculando o seno e cosseno dos ângulos para encontrar a área do triângulo.
Você percebe que saber calcular a área do triângulo é importante para ter bons resultados no vestibular? Afinal, é um tema bastante comum que pode surgir inclusive em questões discursivas. Aproveite para revisar o conteúdo com nossos exercícios!