Atoa ou à toa: como se escreve?
O emprego da crase na Língua Portuguesa é uma das regras que mais causa confusão nas pessoas, mesmo aquelas mais experientes com a escrita. Pela sonoridade ligeiramente diferenciada, muitos não conseguem perceber como empregar o acento e nem mesmo se ele está fazendo alguma diferença.
As palavras atoa e à toa são um exemplo disso. Além disso, ainda causam mais estranheza pela grafia junta ou separada. Quer saber como escrevê-las corretamente? Prossiga na leitura!
Significado de “à toa”
A única forma de se escrever essa palavra é à toa, separado e com crase no “a”. Antigamente, a palavra era grafada com hífen (“à-toa”), mas isso foi eliminado com as mudanças trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico de 2009.
Antigamente, com a grafia com hífen, a palavra tinha dois significados: à toa era uma locução adverbial e à-toa era um adjetivo, sendo que eram utilizadas em situações diferentes.
Porém, com a eliminação da grafia com hífen, o termo à toa passou a assumir ambos os sentidos. Assim, pode se referir, como locução adverbial, ao acaso, a algum inútil, sem fundamento, sem motivo. Como um adjetivo, à toa é utilizada para alguém ou alguma coisa irrefletida, desocupada.
Exemplos do uso de “à toa”
- Você pode vir agora, estou à toa neste momento.
- Ela anda à toa, sem saber o que fazer da vida.
- Relaxe, você está ficando bravo à toa.
À toa: sinônimo
À toa é uma expressão recorrentemente utilizada pelos falantes da Língua Portuguesa. Desse modo, dificilmente as pessoas tendem a substituí-la por algum sinônimo, mas eles existem e podem ser: facilmente, fácil, insignificante, sem motivo, pífio, passageiro, entre muitos outros com mesmo sentido.
Curtiu o post? Tirou suas dúvidas? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Não fique à toa e vá logo conferir nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera no português!