Auto estima ou autoestima: como escreve?
Você tem dificuldades para escrever algumas palavras, não sabe se a forma correta é junto ou separado? Por exemplo: auto estima ou autoestima? Como escreve? Com ou sem hífen?
Antes de decorar a regra, é preciso entendê-la. Assim, você vai acertar na escrita dessa e de outras palavras! Continue a leitura!
Autoestima e a nova ortografia
O novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que passou a valer em 2012, modificou algumas regras de uso do hífen, correto? Antes do Acordo, escrevia-se auto-estima, com hífen! Porém, depois da nova ortografia, o substantivo passou a ser grafado sem o sinal.
Qual a explicação? É simples, veja: com os prefixos auto–, contra-, micro-, semi-, anti- e outros, o hífen é obrigatório apenas quando a palavra seguinte se inicia com a mesma vogal final do prefixo ou com a letra h. Para ficar mais claro, veja estes exemplos com o hífen:
- auto-hipnose;
- contra-argumento;
- micro-ondas;
- semi-interno;
- anti-inflamatório.
Agora, veja casos em que o sinalzinho não é mais usado:
- autorreparo;
- contrapartida;
- microuniverso;
- semiautomático;
- antissocial.
Reparou que quando a segunda palavra começa com r ou s essa letra é duplicada?
Exemplos de autoestima
Vejamos outras situações em que se pode usar a palavra:
- A Síndrome de Klinefelter provoca queda de autoestima e irritabilidade.
- As mulheres que sofrem agressão costumam ficar com baixa autoestima.
E, para finalizar, uma frase da modelo Gisele Bündchen sobre autoestima:
- “Nossas imperfeições são o que nos fazem únicas e bonitas”.
Prefixo auto
Como falamos acima, o prefixo auto- requer o uso de hífen quando precede palavra iniciada pela vogal o ou por h. Assim, fica fácil lembrar, não é?
Agora que você já não tem mais dúvidas entre autoestima e auto estima, que tal se inscrever no nosso plano de estudos e continuar estudando para o vestibular?