Como organizar o quarto para estudos? Veja 3 passos

Como organizar o quarto para estudos? Veja 3 passos

A rotina de um vestibulando não é nada simples. Palavras como “organização” e “disciplina” se tornam algo que vai muito além de um aglomerado de letras e passam a ser parte de um estilo de vida.

Ou seja: para mandar bem no vestibular, seja ele de Medicina ou de qualquer outro curso, é preciso organizar não só a rotina de estudos, mas também outros aspectos do dia a dia. Um deles diz respeito à organização do quarto (ou cantinho) de estudos.

Mas, afinal, como fazer um quarto para estudos que seja confortável, eficiente e ajude você a manter a produtividade em alta? Continue a leitura e descubra 3 dicas essenciais para conquistar esse objetivo!

O que é o quarto para estudos?

O quarto de estudo é o local que você escolhe para estudar. Não importa se é realmente um quarto dedicado exclusivamente para isso (embora esse seja o melhor cenário possível, certo?), a mesa de uma biblioteca ou um cantinho do seu quarto de dormir. O que importa é que ele seja adaptado às suas necessidades.

O que não pode faltar nesse local?

Alguns pontos essenciais do local de estudos são:

  • conforto térmico (não pode ser um ambiente nem muito quente, nem muito frio, né?);
  • conforto visual, com iluminação adequada;
  • conforto físico, com uma cadeira confortável e uma mesa na altura adequada para você;
  • silêncio e tranquilidade.

É isso! Se você estudar fora de casa — em uma biblioteca, por exemplo —, saiba que também é possível organizar o cantinho do seu jeito. A única diferença é que isso deverá ser feito diariamente. O “seu mundo” será a mochila! 

Como organizar o quarto para estudos?

Agora, é hora de você conferir algumas dicas para não errar nessa organização e garantir a sua aprovação no vestibular de Medicina! Vamos lá?

1. Deixe o essencial mais próximo de você

Nada de ficar dando mil viagens para buscar o que você precisa. Deixe canetas, post-its e demais materiais sempre à mão. Pode ser em um estojo ou em um lugar fixo na mesa, não importa.

2. Foque no silêncio

O silêncio é um dos melhores amigos da sua concentração nos estudos. Para isso, você pode investir tanto em um local silencioso — o que é raro — quanto apostar em estratégias para evitar que o barulho incomode. Entre elas, há fones de ouvido que bloqueiam ruídos, músicas instrumentais etc.

3. Faça limpezas periódicas

Se você estudar em casa, é importante focar na limpeza periódica do ambiente. É comum que a gente comece a acumular bagunça com o passar do tempo, então faça uma organização diária ou, pelo menos, uma vez na semana. Assim, sua produtividade acaba rendendo muito mais!

O seu quarto para estudos é um verdadeiro templo do aprendizado! Então, não perca tempo e comece a organizá-lo o quanto antes. Você vai ver se como sua rotina de vestibulando de Medicina será otimizada a partir de algumas atitudes bem simples.

Aproveite e curta a página do Stoodi no Facebook! Por lá, você fica por dentro de todas as novidades do cursinho e dos vestibulares, não perde nenhuma data e ainda confere dicas bacanas para melhorar a sua rotina. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *