Como saber qual faculdade fazer? 7 dicas do Stoodi!

Como saber qual faculdade fazer? 7 dicas do Stoodi!

Como saber qual faculdade fazer?

Uma dúvida que chega sempre de muitos estudantes nossos aqui é “como saber qual faculdade fazer?”. Afinal, são diversas opções hoje no mercado e a sensação é que essa é “a escolha da vida”.

Em primeiro lugar, respire fundo e relaxe. Com as dicas certas, é possível diminuir o peso dessa escolha e ajudar você a definir com sucesso o trajeto da sua carreira. E nós do Stoodi vamos ajudar trazendo 7 dicas para fazer essa escolha de forma mais tranquila!

1. Conte com o teste vocacional

Uma das formas tradicionais de encontrar a área de atuação dos seus sonhos é o teste vocacional. Ele é uma ferramenta aplicada por profissionais especializados que ajudam a reconhecer quais são atributos, habilidades e questões de personalidade que podem atraí-lo mais para uma determinada área do que outra.

Ao final do teste, você recebe uma lista com prováveis áreas que poderá ter mais afinidade para atuar. Mas lembre-se: essa é uma orientação, e não uma camisa-de-força! Você terá total liberdade para escolher uma área fora dos resultados encontrados.

Mas para quem ainda não faz ideia do que escolher, esse pode ser um ótimo ponto de partida. Também é um importante instrumento de autoconhecimento e poderá dar maior segurança para você em diversas áreas.

2. Considere as áreas em que tem mais afinidade

Uma outra forma de escolher é pensando, também, nas áreas que você possui maior afinidade, seja para estudar, seja que despertam sua curiosidade. A partir da sua afinidade com uma determinada área, um leque de possibilidades se abre.

Por exemplo, se é uma pessoa que sempre tirou boas notas em redação e em literatura, algumas áreas podem ser mais favoráveis:

  • trabalhar com mercado editorial;
  • trabalhar com redação no jornalismo;
  • trabalhar com redação na área publicitária;
  • trabalhar com pesquisas em literatura na área acadêmica.

3. Analise o mercado atual e para os próximos anos

Se você tem dúvidas sobre algumas áreas parecidas, uma boa forma de desempatar é pensar no mercado para ela nos próximos anos. Afinal, você quer ter uma profissão que seja mais fácil conseguir a sua primeira oportunidade e crescer na carreira, não é mesmo?

Por exemplo, se você se interessa por Engenharia, mas não sabe qual delas é a mais interessante, analise quais delas terão uma maior expansão nos próximos anos. Tendo como base a tendência ascendente da transformação digital, a Engenharia de Software é uma das grandes promessas do futuro.

4. Pense no que mexe com seus propósitos

Bons salários são sempre uma boa motivação, mas trabalhar com o que gosta também é uma oportunidade única. E se puder alinhar os dois, melhor ainda, não é mesmo?

Então pense em atividades que mexem com suas paixões e deixam você realmente animado para trabalhar com aquilo. Isso facilitará passar por todo o curso da faculdade e, também, para começar a atuar, profissionalmente ou não, nessa área no futuro.

5. Acompanhe conteúdos sobre as áreas que está em dúvida

Quanto mais você souber sobre as áreas que está em dúvida, mais fácil se tornará para tomar uma decisão no futuro. Isso porque alguns critérios que não estavam tão claros antes poderão ficar mais evidentes e ajudar você nessa escolha.

Então se você tem dúvidas sobre algumas áreas, uma das formas de decidir é acompanhar notícias, conteúdos, seguir influenciadores da área em que deseja atuar e ver como é a rotina no dia a dia de pessoas que atuam nessas áreas.

Por exemplo, está em dúvida sobre o curso de Psicologia ou Medicina? Acompanhe conteúdos nessas duas áreas e veja quais rotinas estão mais alinhadas com sua personalidade, habilidade e gostos.

6. Converse com pessoas que estão na faculdade

Sabe quem poderá trazer bons insights sobre como funcionam determinados cursos e tirar suas dúvidas? Quem já está nele. Então conversar com as pessoas que estão nessa experiência ou que passaram por isso pode ajudar.

Se quer saber como são as disciplinas teóricas e práticas, rotina de estudos, entre outros pontos, que fazem parte do dia a dia de um estudante de Direito? Converse com alguém que está no curso hoje.

Isso vale, até mesmo, para conhecer mais sobre a universidade que quer entrar. Por exemplo, a rotina do curso de Direito de uma universidade A pode ser bem diferente daquela de uma universidade B. Essa conversa ajuda, até mesmo, a encontrar a melhor instituição para estudar.

7. Conheça a grade curricular dos cursos

Outra forma de analisar questões importantes para sua decisão é analisando a grade curricular do curso que deseja entrar. Com isso, você consegue pensar se quer passar por algumas disciplinas ou se, então, aquele curso não é o melhor para você.

Por exemplo, o curso de engenharia possui diversas disciplinas no ciclo básico focadas em cálculo e física. Por mais que você talvez se interesse pela área, se tiver muita dificuldade com esses conteúdos e não quiser passar por isso, poderá descartar a opção.

O mesmo vale para áreas que lidem com questões que possam ser uma dificuldade ou, até mesmo, envolver algumas fobias. No caso, se você não quer lidar com estudos anatômicos, saiba que eles aparecerão no curso de Psicologia. E isso você poderá identificar conhecendo a grade curricular.

Conte com o Stoodi para ajudar você a alcançar a sonhada aprovação

Traçar seu caminho rumo a uma carreira de sucesso pode ser um grande desafio. E ter o melhor cursinho pré-vestibular ao seu lado é uma ótima forma de diminuir dificuldades, alcançar o resultado pretendido e até como saber qual faculdade fazer.

O Stoodi ajuda você a passar nos vestibulares mais concorridos e ter uma ótima pontuação no Enem. Além disso, caso você tenha decidido qual faculdade fazer, ainda poderá contar com os planos ideais para passar em cursos específicos.

É o caso, por exemplo, dos planos:

  • StoodiMed;
  • StoodiDireito;
  • StoodiEng;
  • StoodiTech, entre outros.

O Stoodi está ao seu lado com mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, tirar dúvidas com monitores de forma ilimitada e contar com conteúdos aprofundados!

Além das aulas virtuais, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.

Muito além de ser um ótimo produto para um valor baixo de mercado, você ainda pode usufruir de nossos conteúdos preparatórios por 14 dias sem pagar nada. São duas semanas de curso gratuito para você testar a plataforma e aumentar seu arsenal de conhecimento.

Escolher qual faculdade fazer é uma decisão importante, mas não precisa ser difícil. Esperamos que com essas dicas, seja possível buscar um caminho rumo ao sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *