As palavras homófonas são aquelas que têm a mesma sonoridade, mas são escritas de maneira diferente e, consequentemente, apontam significados distintos.
É o caso de termos como decente ou descente. Isso mesmo, apesar de pouco usual, “descente” também existe e está correta! Entenda continuando a leitura!
Tanto decente quanto descente são adjetivos de dois gêneros. Isso quer dizer que não importa se o substantivo está no gênero masculino ou feminino, pois ambos permanecem invariáveis.
Decente está relacionado àquilo que é moralmente correto, digno ou em conformidade com alguma coisa ou fato.
Já descente faz referência ao agente da ação, àquilo ou alguém que desce de patamar ou para um local proporcionalmente mais baixo.
Vejamos agora alguns significados do adjetivo decente: algo que é decoroso, honesto, honroso, digno, bom, que ocupa os padrões éticos da sociedade, sério, casto, virtuoso, aceitável, satisfatório.
Descente tem a ver com tudo que flui para baixo, que dá vazão ou escorre. É sinônimo de descendente.
Logo, é utilizado para exprimir um plano que vai para baixo, como uma escada descente, um curso d’água descente. Repare que o dígrafo “SC” indica que se trata de uma derivação do verbo “descer”.
Gostou de aprender a diferença entre decente e descente? Aproveite para ver se você está craque em formação das palavras com estes exercícios dos principais vestibulares do país!
Já pensou em fazer sua graduação fora do Brasil, mas não sabe como? Nos últimos…
Imagine poder fazer seu curso de Ensino Superior em uma das melhores universidades do nordeste…
Se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode parecer um grande desafio,…
A estratificação social é um fenômeno presente em todas as sociedades e se manifesta de…
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma referência nacional em educação, pesquisa e…
A Literatura de Cordel é uma das manifestações culturais mais ricas e autênticas do Brasil,…