As palavras homófonas são aquelas que têm a mesma sonoridade, mas são escritas de maneira diferente e, consequentemente, apontam significados distintos.
É o caso de termos como decente ou descente. Isso mesmo, apesar de pouco usual, “descente” também existe e está correta! Entenda continuando a leitura!
Tanto decente quanto descente são adjetivos de dois gêneros. Isso quer dizer que não importa se o substantivo está no gênero masculino ou feminino, pois ambos permanecem invariáveis.
Decente está relacionado àquilo que é moralmente correto, digno ou em conformidade com alguma coisa ou fato.
Já descente faz referência ao agente da ação, àquilo ou alguém que desce de patamar ou para um local proporcionalmente mais baixo.
Vejamos agora alguns significados do adjetivo decente: algo que é decoroso, honesto, honroso, digno, bom, que ocupa os padrões éticos da sociedade, sério, casto, virtuoso, aceitável, satisfatório.
Descente tem a ver com tudo que flui para baixo, que dá vazão ou escorre. É sinônimo de descendente.
Logo, é utilizado para exprimir um plano que vai para baixo, como uma escada descente, um curso d’água descente. Repare que o dígrafo “SC” indica que se trata de uma derivação do verbo “descer”.
Gostou de aprender a diferença entre decente e descente? Aproveite para ver se você está craque em formação das palavras com estes exercícios dos principais vestibulares do país!
Quando falamos de mecânica, polias e roldanas são conceitos que aparecem com frequência. Trata-se de…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma instituição de ensino superior pública e…
Descubra tudo sobre o vestibular UECE 2025 e se prepare para arrasar nas provas e…
O vestibular da Universidade de Brasília (UnB) é um dos processos seletivos mais aguardados por…
A primeira fase do Modernismo brasileiro fez parte de uma série de movimentos culturais no…
Está em busca de uma universidade pública de qualidade e excelência no Nordeste? A Universidade…