Educação financeira para estudantes

Educação financeira para estudantes

Para grande parte das pessoas, lidar com o dinheiro é um desafio bastante complicado. Alguns até têm vontade de controlar bem os próprios recursos, mas falham na execução e não tomam boas decisões. Um dos principais motivos para isso é a ausência de discussões a respeito do tema quando ainda estamos na escola, o que acaba levando à necessidade de uma reeducação financeira.

De fato, mudar o seu conceito de dinheiro não é uma missão simples. A boa notícia é que o quanto antes as pessoas buscam se reeducar financeiramente, melhor será o futuro. Nessas situações, os estudantes podem explorar o poder dos juros compostos e contar com uma importante variável ao seu favor: o tempo. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

O que é a reeducação financeira?

Dicas de Educação financeira

De forma geral, podemos definir reeducação financeira como uma mudança de hábitos cujo objetivo é garantir mais tranquilidade na vida das pessoas. O conceito consiste em mudar costumes e rever atitudes que podem estar prejudicando seu orçamento doméstico. 

Há alguns anos, a educação financeira quase não era conhecida no nosso país. Somos imediatistas por natureza, por isso, acabamos por cometer equívocos no cotidiano que podem levar ao endividamento.

A fim de resolver tal problema, resolvemos escrever este artigo, para que mesmo os estudantes possam se reeducar financeiramente e mudar a maneira como lidam com o dinheiro.

Como praticar a educação financeira?

Agora que você já sabe o que é a reeducação financeira, está na hora de aprender alguns passos que podem ser úteis nessa jornada e melhorar a sua relação com o dinheiro. Continue a leitura e fique por dentro do tema!

Reveja seus hábitos de consumo

Talvez essa seja a etapa mais importante no processo de educação financeira. Rever os hábitos de consumo, avaliar as compras feitas no mês e entender quais gastos são desnecessários são passos importantíssimos nesse desafio. 

Aquisições realizadas por impulso são bastante comuns entre estudantes e podem prejudicar o orçamento doméstico. Na maioria das vezes, eles compram produtos que não fariam falta e são pouco usados no cotidiano.

Esse comportamento costuma se perpetuar e prejudicar a vida financeira da pessoa por muito tempo. Tomar consciência do fato de que somos imediatistas e impulsivos é o primeiro passo para mudar nosso comportamento.

Mude o seu conceito sobre dinheiro

Alterar o nosso conceito sobre o dinheiro é fundamental para a educação financeira, principalmente quando tratamos de indivíduos endividados. Isso acontece porque, na maioria dos casos, eles acabam tendo uma visão errônea em relação às finanças.

É comum que as pessoas mais endividadas vejam o dinheiro como algo ruim. É preciso mudar o conceito de riqueza. Ter dinheiro não é um mal, mas um recurso para alcançar a liberdade.

Crie hábitos para controlar as despesas

Pode ser que muitos estudantes não precisem controlar as despesas momentaneamente, mas o quanto antes se acostumarem com esse hábito, melhor. O controle financeiro pessoal é fundamental para melhorar e otimizar os nossos gastos.

Muitos estudantes já trabalham, enquanto outros recebem auxílio da família. Em ambos os casos, utilizar aplicativos de celular ou planilhas no Excel é de grande valia. O controle financeiro consiste em documentar todas as receitas e despesas, classificando-as como fixas e variáveis.

Isso facilita o entendimento sobre para onde o nosso dinheiro está indo. Fica mais fácil, portanto, identificar as compras equivocadas do mês e cortá-las do orçamento.

Gaste menos do que você ganha

Essa é uma das dicas básicas de educação financeira. Se você gastar mais do que ganha, com o passar do tempo, suas dívidas vão crescer, e não será possível pagá-las. Além disso, é impossível estabelecer uma reserva para manter a tranquilidade em situações de aperto.

Entenda quais são as receitas que entram periodicamente na sua conta e estabeleça um custo mensal menor do que as suas entradas. Com isso, você terá uma situação financeira mais tranquila.

Combata o consumismo

Sabe quando você vê uma roupa linda, mas que não serve para muitas ocasiões? Ou quando bate aquela vontade de pedir comida muitos dias na semana porque a rotina está corrida? É importante tomar cuidado.

Isso é apenas o consumismo dominando. Obviamente, não é necessário viver pelo mínimo. Com um orçamento bem estipulado, você consegue ter boas experiências de consumo, mas é necessário cuidar para não extrapolar e acabar complicando sua situação financeira.

Faça um planejamento com metas e objetivos

Outro passo para obter uma boa educação financeira consiste em adotar o hábito de se planejar e traçar objetivos. Crie um planejamento financeiro razoável, que lhe ajude a alcançar suas metas.

Além disso, determine o que você quer atingir no curto, no médio e no longo prazo. Pode ser morar sozinho, viajar, comprar um carro ou outros planos. São inúmeras as possibilidades, mas elas exigem um bom planejamento e foco. Reserve parte de sua receita para essas metas, estabeleça prazos e seja consciente.

Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência é fundamental para que, caso situações adversas aconteçam, você tenha como manter todos os seus compromissos em dia. Para estabelecê-la, você pode guardar um pouco do que ganha todos os meses.

Assim, quando atingir um valor que garanta que as suas despesas sejam honradas por 6 meses, você pode pensar em outras alternativas, como investir o seu dinheiro em alguma aplicação.

Evite perder tempo com o passado

Não fique se lamentando por não ter investido na reeducação financeira antes. É errando que conseguimos aprender. Pense no seu futuro e comece a implementar tudo que está aprendendo.

Por meio de ações simples, é possível melhorar a sua relação com o dinheiro e garantir muita tranquilidade nesse quesito. Assim, a sua vida pode ficar mais fácil em relação ao controle de recursos financeiros.

Comece a investir

Esse passo é o que mais demanda tempo. Começar a investir é uma tarefa relativamente simples, mas que exige bastante estudo e dedicação. Por meio de bons livros e vídeos de especialistas, você obtém a habilidade necessária para escolher o lugar certo para alocar o seu dinheiro.

Investir é uma ferramenta que permite que o dinheiro depositado a cada mês renda mais. Com isso, você terá mais recursos no futuro. Esse investimento reflete na sua vida financeira, profissional e pessoal. Os estudantes têm o tempo ao seu favor, por isso, devem explorar o poder dos juros compostos.

Viu só como essas dicas podem ajudar com a reeducação financeira? Ao colocar essas ideias em prática, sua vida financeira ficará bem mais simples, e será possível viver com mais tranquilidade. Não deixe para depois e comece a implementar cada um dos passos que listamos aqui no seu dia a dia!

Quer aprender como ganhar dinheiro para facilitar a sua vida? Então, confira nosso artigo sobre renda extra para estudantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *