Encima ou em cima: é junto ou separado?
Como se escreve: encima ou em cima? Junto ou separado? A Língua Portuguesa não permite erros! Algumas expressões usadas no cotidiano ficam tão “grudadas” que, às vezes, pode-se pensar que se trata de uma palavra só.
Isso acontece com a gente, de novo, de repente, dia a dia, entre outras. Então, já descobriu se esse é o caso de encima ou em cima? Acompanhe a leitura!
Em cima: significado
A expressão é oposta a embaixo, que é escrito junto! Acredite! O sistema ortográfico apresenta algumas incoerências, e essa é uma delas. Em cima é uma locução adverbial que indica na parte superior ou mais elevada de algo.
Por proximidade, usa-se a expressão em cima da hora (e não encima da hora) para indicar que aquele é o momento exato do acontecimento. Não é de bom tom, por exemplo, chegar em cima da hora a um compromisso.
Exemplos do uso de em cima
- Quem escondeu os livros em cima da estante?
- Em cima da hora, Joana teve que desmarcar a consulta.
- O garoto deu em cima dela na festa.
Encima: significado
O verbo encimar significa estar ou colocar-se acima de algo ou coroar, finalizar. No presente do indicativo, temos:
- eu encimo
- tu encimas
- ele encima
- nós encimamos
- vós encimais
- eles encimam
Daí que encima é uma palavra do português, assim como a expressão em cima.
Exemplos do uso de encima
- Reinos da terra, cantai a Deus, salmodiai ao Senhor, àquele que encima os céus, os céus da antiguidade; eis que ele faz ouvir a sua voz! (Salmos, 68).
- Toda vez que ele encima a porteira, a alavanca cai.
Viu como é fácil saber quando usar em cima ou encima? Quer tirar mais dúvidas sobre a nossa língua? Temos aulas com professores incríveis e muitos exercícios para você resolver!