Entendo ou intendo: saiba quando usar!
O Brasil é um país muito grande e, inevitavelmente, nós falamos de maneiras muito diferentes uns dos outros. Dependendo da pessoa, ela pode acabar pronunciando as palavras com “e” usando o som de “i”. Por exemplo, entendo ou intendo?
Fala sério, quem nunca ouviu um intendo usado em alguma frase? Isso é mais comum do que se imagina. Mas o que muita gente não se lembra é que entendo e intendo são palavras que existem no nosso vocabulário.
Quer saber como usá-las corretamente? Então continue por aqui!
Entendo, do verbo entender
O termo entendo se refere à conjugação na primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo entender, de forma que ela se dá dessa maneira:
- (Eu) entendo
- (Tu) entendes
- (Ele) entende
- (Nós) entendemos
- (Vós) entendeis
- (Eles) entendem
Muito utilizado pelas pessoas no seu dia a dia, o verbo entender se refere ao ato de alguém compreender, tomar conhecimento, dizer respeito, entre outros.
Exemplos do uso de entendo
Abaixo, alguns exemplos com o verbo entender:
- Eu entendi o seu ponto de vista.
- O que eu também não entendo é como ela não passou no concurso.
- Eles entendem de informática, você pode pedir ajuda.
Intendo, do verbo intender
Já a palavra intendo também está conjugada na primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo intender, como é possível vermos abaixo:
- (Eu) intendo
- (Tu) intendes
- (Ele) intende
- (Nós) intendemos
- (Vós) intendeis
- (Eles) intendem
Frequentemente confundido com entender, esse verbo indica o ato de superintender ou administrar alguma coisa. É usado em frequência muito menor, causando esse tipo de confusão.
Exemplos do uso de intendo
Agora, alguns exemplos com intender:
- Desde que assumi a equipe, eu intendi a equipe.
- Eu intendo esse departamento desde sempre!
E aí, entendeu tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar o Blog do Stoodi para ver mais posts como esse! Aproveite também nossas videoaulas e exercícios para treinar seu português!