Platéia ou plateia: Tem acento?

Confira se a palavra plateia tem acento e saiba de uma vez por todas como usar adequadamente essa e outras palavras de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.

Platéia ou plateia: Tem acento?

Entenda as mudanças do Novo Acordo Ortográfico!

Todos os direitos reservados.

Desde que o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa passou a vigorar, em 2016, muitas dúvidas surgiram sobre palavras que perderam o acento gráfico. Você sabe qual é a forma correta de escrever esta palavra: plateia ou platéia?

Como se escreve: plateia ou platéia?

Segundo a nova regra pós-reforma ortográfica, as palavras paroxítonas — aquelas que têm a penúltima sílaba tônica — que contêm ditongo aberto tônico não são mais acentuadas. Então, se você escolheu “plateia“, acertou!

Note, porém, que permanece a diferenciação sonora desse ditongo e apenas no contexto de uso da palavra, você saberá se ele é aberto (ÉI), como “alcateia” ou “assembleia”, ou fechado (ÊI), como “teia” ou “ceia”.

Achou complicado? Em caso de dúvida, consulte um dicionário. Além do significado da palavra, ele vai indicar a separação silábica e o timbre da vogal do ditongo (se é pronunciado aberto ou fechado).

Significado de plateia

O substantivo serve tanto para designar o lugar que fica em frente ao palco, em um teatro ou show, quanto o conjunto de pessoas que assistem ali a uma apresentação artística, ou seja, os espectadores presentes para assistir ao espetáculo.

Também na televisão, programas humorísticos, séries ou de entrevistas costumam ter uma plateia para dar mais naturalidade à gravação, pois o público presente acaba interagindo com o apresentador.

Exemplo do uso de plateia

A plateia de hoje foi incrível! Pulou, cantou e dançou durante todo o show!

Essa fala reflete a alegria de qualquer banda de sucesso, não é? Pior é quando a plateia fica desinteressada, distante, sem acompanhar o que acontece no palco. Aí é a tristeza de qualquer artista!

Agora que você já sabe a nova regrinha de acentuação dos ditongos, então acesse a lista de exercícios do Stoodi e veja como testar seus conhecimentos e aprimorar a redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *