Qual faculdade de medicina escolher? 8 Dicas úteis

Qual faculdade de medicina escolher? 8 Dicas úteis

O seu sonho é fazer Medicina? Nossa, que legal! Estamos muito felizes, pois essa é uma carreira incrível, tanto profissionalmente — com salários muito altos e muito reconhecimento no mercado de trabalho —, quanto para o crescimento pessoal. Afinal, salvar vidas e colaborar com o bem-estar das pessoas é algo muito bonito.

Mas afinal, em qual faculdade fazer Medicina? Há muitas alternativas de cursos em todo o Brasil, tanto em instituições privadas, quanto nas públicas. Há uma regra para escolher a melhor opção?

Já adiantamos que não. A melhor faculdade de Medicina para você é aquela que atende às suas necessidades e permite que você tenha 6 anos felizes, confortáveis e cheios de conquistas. A seguir, falaremos sobre alguns pontos que você deve considerar durante essa escolha. Boa leitura!

Qual faculdade fazer?

Confira, agora, algumas dicas para escolher uma boa faculdade de Medicina!

1. Observe a tradição da instituição

O primeiro passo para fazer uma escolha consciente quando o assunto é a faculdade de Medicina perfeita para você é pesquisar a tradição dessa instituição.

Isso não quer dizer que cursos mais jovens sejam inferiores, nada disso. No entanto, quando a graduação já está “no ar” há mais tempo, é mais fácil entender como ela funciona e ter certeza da sua qualidade.

como escolher faculdade de medicina

2. Conheça a grade curricular

A grade curricular também é um ponto que deve ser observado. Diferentes cursos, ainda que sejam de Medicina, têm matérias diferentes em suas matrizes curriculares. 

Você precisa entender qual é o foco que deseja ter durante a faculdade e buscá-lo na instituição que está olhando. Além disso, fique atento se há alguma preocupação com as tendências do setor nas matérias selecionadas.

3. Veja a infraestrutura do curso

O curso tem laboratórios para aulas práticas? Ele conta com um hospital ou clínica própria para a realização de estágios? Como são as salas de aula? Qual é o uso da tecnologia nessa graduação?

Questões como essa devem ser observadas durante o processo de escolha. E não se esqueça: você pode visitar as faculdades antes de optar por uma delas. Agende uma visita para as instituições particulares e só chegue chegando nas públicas — você tem acesso liberado nesses campi.

4. Confira o conceito da faculdade de Medicina no MEC

O conceito MEC (Ministério da Educação) é um conjunto de notas que leva em consideração o desempenho dos estudantes daquele curso e outros detalhes, como a infraestrutura do campus analisado.

Cursos de qualidade têm notas acima de 3, sendo 5 a pontuação máxima. Evite qualquer tipo de graduação que ainda não tenha atingido esse patamar.

5. Veja qual é o corpo docente

Quem vai ensinar a arte da Medicina para você? O corpo docente conta (e muito!) na hora dessa tomada de decisões. Dê uma pesquisada no currículo dos professores e veja se eles são experientes no assunto que lecionam.

Lembrando que essa é uma informação de domínio público. Por isso, se você não encontrá-la, entre em contato com a faculdade e peça a relação de professores do curso. Não há nada de errado nisso..

6. Busque diferenciais

Há muitas faculdades boas, mas quais são as melhores? Provavelmente, são aquelas que trazem diferenciais para o ensino, possibilitando que os seus estudantes se destaquem e se tornem ainda mais qualificados para o mercado de trabalho.

Além de hospitais ou clínicas próprias, outros diferenciais são o incentivo à pesquisa, a possibilidade da realização de intercâmbios ou de projetos de extensão, entre outros. Tire essas dúvidas na hora da escolha!

7. Considere as suas limitações pessoais

As características da faculdade não são tudo sobre o que você deve pensar. É importante, também, entender quais são as suas limitações e particularidades pessoais, incluindo o estilo de vida que você leva.

Por exemplo: o curso é muito longe? Será que essa é uma boa ideia? Ele é ministrado de forma integral ou em apenas um período? Qual seria a melhor alternativa para você? Tome uma decisão consciente, com base, também, no que seria mais confortável para si mesmo.

8. Pense a longo prazo

Por fim, temos a importância de fazer um planejamento a longo prazo quando o assunto é estudar Medicina. Esse é um curso muitas vezes caro, que exige organização também no quesito financeiro.

Se for um curso em uma faculdade pública, como você se manterá? A faculdade oferece auxílios e suporte? Se for em uma particular, como serão feitos os pagamentos? Você fará parte do Prouni (Programa Universidade para Todos) ou utilizará o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)? Organize a questão financeira para não ter surpresas no meio da graduação.

Como me preparar para estudar Medicina?

Independentemente de qual seja a sua escolha, é importante ter em mente que passar em Medicina nunca é uma tarefa simples. Afinal, há muitos candidatos em busca do mesmo sonho que você e, para se destacar, é preciso dedicação e disciplina.

Uma maneira de fazer isso é investir em um cursinho pré-vestibular online, que trará flexibilidade aos seus dias e ajudará na economia de tempo (imagine ficar horas no transporte público ou no trânsito?) e dinheiro. 

O Stoodi é um ótimo exemplo disso! Contamos com:

  • Plano de Estudos exclusivo para você;
  • videoaulas personalizadas e atualizadas;
  • exercícios com resolução em vídeo;
  • setor de correção de redação, com feedbacks exclusivos para você;
  • professores experientes;
  • simulados;
  • lives;
  • monitoria e muito mais.

Tudo isso somado à humanização no ensino e ao suporte que, como sabemos bem, você precisa muito nesse momento.

E então? Gostou de saber como descobrir qual faculdade fazer quando o assunto é o curso de Medicina? Esperamos que você faça uma escolha consciente e que não se esqueça de que pode contar com o Stoodi nesse processo tão importante da sua vida!

Aproveite e compartilhe este artigo com os seus amigos! É provável que eles também estejam meio perdidos e, assim, você poderá ajudá-los a entender por onde começar a tomar essa decisão. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *