Seder ou ceder: qual é o certo?
Certas palavras e letras, na língua portuguesa, são faladas com a mesma sonoridade, o que acaba colocando muita dúvida na cabeça das pessoas. Esse é o caso de S e C, como no verbo ceder (ou seder?). Quer saber como escrever essa palavra corretamente e tirar suas dúvidas? Então continue lendo este post!
Seder ou ceder: diferença
A forma correta de se escrever o verbo é ceder, grafado com C. Com um significado muito abrangente, o verbo pode ser utilizado em várias situações. Ceder faz referência ao ato de abrir mão de algo em prol de outro indivíduo, desistindo ou renunciando. Ainda pode significar o ato de se dar por vencido ou perder força. Além disso, ainda se refere ao ato de afrouxar, tornando algo mais largo, solto.
O principal erro que se dá na grafia dessa palavra diz respeito ao fato de a palavra sede também existir. Assim, algumas pessoas acabam escrevendo o termo “ceder” erroneamente.
Exemplos com ceder
- Nós queríamos coisas diferentes para o fim de semana, mas acabei por ceder.
- Você deveria ceder o seu assento para a senhora que está em pé.
- Se você puxar demais, este elástico cederá.
Sinônimos
O verbo ceder tem diversos sinônimos. Entre eles, podemos citar: transferir, renunciar, emprestar, concordar e alargar.
Conjugação do verbo ceder
No presente do indicativo, conjugamos o verbo ceder da seguinte maneira:
- (Eu) cedo
- (Tu) cedes
- (Ele) cede
- (Nós) cedemos
- (Vós) cedeis
- (Eles) cedem
Sede ou cede do governo?
Como citamos mais acima, a principal confusão feita com o verbo ceder diz respeito à existência da palavra sede. Além de indicar a vontade de beber algo, sede também pode significar uma cidade, local ou estabelecimento principal de uma empresa ou de um governo.
Dessa forma, quando queremos fazer referência à sede do governo, devemos escrever o termo sede com S.
Curtiu as dicas deste post? Então você deveria ceder à tentação e ir correndo conferir o nosso plano de estudos para ficar craque no português e arrebentar no Enem!