Vale a pena ou vale à pena: é com ou sem crase?
Se tem uma coisa que confundiu e continua a confundir a cabeça de todo mundo, são as mudanças que o Novo Acordo Ortográfico trouxe no ano de 2016, quando entrou em vigor. Já se passaram anos e até hoje a gente tem dúvida, não é mesmo?
Entre todos os aspectos que o Novo Acordo trouxe, o mais delicado diz respeito ao uso da crase. Antigamente já era muito difícil lembrar de todas as regrinhas e, com as mudanças, isso embaralhou a mente de todo mundo. Algumas palavras tiveram o uso da crase acrescentado, em outras ela foi removida e em muitas tudo continuou como estava: inclusive as dúvidas! Vale a pena ou vale à pena?
Este último caso é o mesmo da expressão vale a pena, que, na verdade, não tem crase. Mas você sabe o porquê disso? No post de hoje trouxemos a explicação. Confira!
Significado de vale a pena
A expressão vale a pena é utilizada para fazer referência a alguma coisa que foi merecedora do sacrifício necessário para ser atingida. No caso positivo do desfecho da situação, valer a pena também é utilizado para caracterizar esse esforço.
Exemplos do uso de vale a pena
Agora você confere alguns exemplos do uso dessa expressão:
- Vale a pena percorrer todo esse caminho de carro para passar o fim de semana com você!
- Nossa dedicação não vale a pena, pois jamais reconhecerão o esforço do nosso trabalho.
- Tomara que valha a pena nós continuarmos investindo nesta empresa.
Por que não é feito o uso da crase?
No Português, devemos saber quando usar o acento grave indicativo de crase: apenas em caso de haver uma contração da preposição “a” com o artigo definido “a”, seguido ou não de “s”. Dessa forma, a + a(s) = à(s).
No caso da expressão vale a pena, essa contração não existe, pois o verbo valer é transitivo direto e não demanda o uso da preposição. Dessa forma, não se usa crase e a vogal “a” assume apenas o papel de artigo definido feminino.
Tirou suas dúvidas? Sempre vale a pena ver de novo as nossas videoaulas e revisar o conteúdo! Entre no Blog do Stoodi para aprender mais um pouco! Não deixe também de conferir nossos exercícios especiais para treinar bem o seu português! Cadastre-se grátis: