Xará ou chará: é com X ou CH?
Você sabe como são chamadas as pessoas com mesmo nome que o seu? Xará ou chará? Será que a forma correta é com X ou com CH? Não se preocupe, pois essa não é uma dúvida só sua: muitos usuários da Língua Portuguesa se confundem e vamos resolver isso neste post. Acompanhe!
Xará ou chará: como se escreve?
Chará ou xará? Quem optou pela palavra grafada com X acertou! Tanto na forma singular, xará, quanto no plural, xarás, o X está presente. Possivelmente, xará deriva de uma expressão tupi-guarani, sa rara ou x- rer-á, e, assim como outros vocábulos de origem indígena, é escrito com X.
Veja alguns exemplos:
- abacaxi (fruta cheirosa);
- macaxeira;
- Araxá (lugar em que primeiro se avista o sol);
- Xavante (nome de uma tribo);
- xamã.
Xará: significado
Você já sabe o que significa xará e qual a origem da palavra. Como falamos acima, a palavra xará vem do tupi-guarani. Nessa língua, significava “tirar do meu nome” ou “aquele que tem meu nome”. E essa acepção foi mantida em português.
Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra.
Existe também outra forma de se utilizar o vocábulo xará: como vocativo. Sabe quando você não sabe o nome da pessoa ou, por exemplo, precisa chamar o garçom na mesa do restaurante? Então, pode dizer: “Ei, xará!”, “E aí, meu xará?”, da mesma maneira que se usam os termos chapa, camarada, brother, amigo, entre outros.
Exemplos do uso de xará
A filha da minha amiga vai ser minha xará: ela vai se chamar Júlia.
Oh, meu xará, tudo tranquilo? E a família?
Agora que você já sabe como se escreve xará, quer aprender mais sobre ortografia e acertar sempre na escrita? Cadastre-se no Stoodi e tenha acesso a videoaulas, listas de exercícios de português e outras matérias também!