Xingar ou chingar: é com X ou CH?

 

Quando alguém erra a ortografia de uma palavra tão simples, dá até vontade de xingar! Ou será chingar? Surgiu a dúvida: você sabe se xingar é com X ou CH?

É verdade que existem palavras que dá até para confundir mesmo. Qual será a forma correta de escrever: xingar ou chingar? Saiba agora!

Como se escreve: chingar ou xingar?

Vamos esclarecer agora como se escreve xingar ou chingar: o certo é com X! Portanto, não erre mais, sem saber se está chingando ou xingando, quando estiver com raiva! Mas por que existe essa insegurança na hora de escrever? Porque as duas formas têm a mesma pronúncia, daí a confusão.

Muitas palavras escritas com CH são pronunciadas com esse mesmo som, que corresponde ao fonema /ʃ/ (lê-se XIS). Então, você pode encontrar muitas palavras da Língua Portuguesa que são iniciadas com CH, como:

  • chão;
  • chefe;
  • chiclete;
  • chope;
  • chuva.

E também vai se deparar com outras começadas com X:

Como saber se é com X ou CH? O melhor a se fazer para não errar é sempre consultar o dicionário. Outra dica é prestar atenção à origem da palavra. Se for indígena ou africana, é maior a chance de ser grafada com X. Em casos de palavras derivadas do latim, possivelmente será escrita com CH.

Sons do X

A letra X pode ter ainda outros sons, além do CH. Veja quais são eles:

  • CS: anexo, axila, táxi;
  • S: texto, explorar, extinção;
  • Z: exame; exigir; exílio;
  • SS: auxílio, próximo (X entre vogais).

Há, ainda, casos em que essa letrinha está na palavra, mas não corresponde a nenhum som, como em exceto e excelente.

Xingar: significado

A palavra xingar se refere tanto ao ato de dizer palavrões, no sentido de praguejar, blasfemar, quanto à atitude de insultar uma pessoa, ofendê-la ou agredi-la verbalmente. Em qualquer um dos casos, não é nada legal ter uma atitude assim, não é mesmo?

Exemplos do uso de xingar

Para que xingar tanto? Precisamos discutir para resolver o problema!

O candidato vai ser xingado se não parar com essas atitudes.

Descontente com o serviço prestado, o cliente xingou os funcionários.

Agora que você aprendeu a forma correta, que tal se cadastrar no Stoodi e aproveitar nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera no português? Cadstre-se grátis: