Como saber se eu passei no Enem?
“Como saber se eu passei no Enem?” — essa é uma das perguntas que mais se escuta entre os vestibulandos. Afinal, esse período de provas e espera pelo resultado final deixa todo mundo bastante nervoso e ansioso, não é mesmo?
Por essa razão, montamos um post para explicar exatamente o que é o Sisu, como funciona a nota de corte, de que maneira o TRI afeta o seu desempenho, quando a lista de aprovados é divulgada e o que fazer se você não for tão bem no exame. Ou seja, bastante informação! Por isso, acompanhe até o fim!
Como saber se passou no Enem?
Se você fica pensando com frequência sobre como faz para saber se passou no Enem, saiba que é importante, antes de qualquer coisa, manter a calma. Isso porque mesmo com a divulgação do gabarito da prova e da sua pontuação, é preciso aguardar pelo próximo passo do processo seletivo: o Sisu. Abaixo, falamos mais sobre o assunto!
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a etapa onde você pode escolher o curso que deseja fazer e qual instituição quer frequentar. É possível escolher duas opções de graduação em instituições federais e estaduais de todo o Brasil, sendo a primeira de sua preferência.
Nota de corte
A cada período de 24 horas, a plataforma do Sisu vai indicar qual a sua classificação na lista de interessados nas duas graduações que você selecionou. Para chegar a esse resultado, ela faz uma nota de corte. Ou seja, para estar dentro dos aprovados é preciso ter uma pontuação superior a ela ao longo de todos os dias do processo.
Com essa divulgação diária, você consegue acompanhar se tem chances de passar nos cursos selecionados ou se vale a pena selecionar outras formações — isso, é claro, se você tiver interesse em três ou mais áreas.
Nota TRI
A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é um método utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela elaboração do Enem, para identificar os acertos conscientes — isto é, aquelas perguntas que você consegue resolver por entender o conteúdo — e os acertos inconscientes — isto é, os famosos chutes — de cada aluno em uma determinada matéria.
A partir daí, ele traça uma média global que indicará quais enunciados podem ser considerados fáceis, medianos e complexos, cada um deles com pontuação distinta.
Logo, se você acertar só os complexos e errar todos os fáceis, você está fora do padrão e isso vai fazer com que o seu resultado caia mesmo que tenha feito o exato número de questões que os seus amigos. Afinal de contas, pela lógica, se você resolve problemas mais difíceis é porque entende do assunto. Portanto, também saberia solucionar aqueles mais simples, não é verdade?
Como saber se eu passei no Enem para conclusão do ensino médio?
Você só terá como ser saber se realmente passou no Enem após o período de inscrições no Sisu ser encerrado. Alguns dias depois que isso ocorre é liberada a chamada regular de vestibulandos aprovados. Se você não estiver entre eles, saiba que ainda há chances.
Isso porque aqueles que tiveram pontuação muito próxima à nota de corte e ficaram como classificáveis podem se inscrever na lista de espera. Daí é só aguardar para ver se é ou não convocado pela universidade, já que é comum haver pessoas que não comparecem no dia da matrícula ou mesmo optam por não ingressar no curso em que foram aprovados.
Não passei no Enem. E agora?
“E seu eu não consegui a aprovação que queria? O que faço?”, você deve estar se questionando. Infelizmente, essa é uma realidade que muitos vestibulandos enfrentam após o Sisu.
Por isso, é importante entender que, sim, essa é uma possibilidade, ainda mais quando falamos de cursos mais concorridos (como Direito, Medicina e Engenharia Civil) e em universidades mais visadas (como a USP, a Unicamp e a UnB).
Porém, não é porque você não passou que está tudo perdido. Longe disso! Sempre há alternativas que você pode adotar para entrar no ensino superior e se formar na área desejada. Abaixo, reunimos algumas delas. Veja!
Considere uma faculdade particular
Como você deve saber, o processo do Sisu é válido apenas para universidades federais e estaduais. No entanto, a nota do Enem pode ser utilizada como método de ingresso em diversas faculdades particulares de todo o país, descartando, assim, a necessidade de ter que fazer o vestibular tradicional.
Basta se informar sobre quais as instituições da sua cidade utilizam o resultado do exame e quais os requisitos para ser selecionado para o curso que você quer fazer.
Lembrando, que muitas dessas faculdades são reconhecidas pela qualidade de ensino, boa infraestrutura, eventos acadêmicos e convênios/parcerias para estágios. Portanto, vale a pena considerar essa possibilidade!
Participe do Fies/ProUni
Se você encontrou uma faculdade particular bem renomada e com bom histórico na sua região, mas acha que a mensalidade dela vai pesar no seu orçamento familiar, não se desespere! Isso porque é possível ingressar nela por meio do Fies ou do ProUni, ambos iniciativas do Ministério da Educação.
O primeiro é um programa de financiamento estudantil em que você pode financiar de 50% a 100% do custo do curso para pagá-lo após formado. Já o segundo, por outro lado, é um programa de bolsas que cobre de 50% a 100% o valor das mensalidades até o final da sua graduação.
Continue estudando para a próxima edição do Enem
Agora, se o seu desejo é, de fato, se graduar em uma universidade pública, você pode continuar estudando e se empenhando no seu aprendizado para a próxima edição do Enem.
Afinal, você terá uma vantagem já que tem experiência de já ter feito a prova, está familiarizado com o processo do Sisu e, acima de tudo, sabe quais matérias foram o seu ponto fraco. Logo, dá para preparar muito melhor para uma segunda tentativa.
Fora isso, é interessante fazer um curso preparatório para o Enem, como o do Stoodi, que conta com conteúdo atualizado, exercícios para treino, simulados e correção de redação que dão mais flexibilidade e autonomia para você estudar conforme a sua agenda e as suas necessidades.
Agora que a sua dúvida sobre “como saber se eu passei no Enem?” foi respondida ao longo do texto, é hora de se preparar lendo e revisando todas as matérias para ter um ótimo desempenho no exame e, posteriormente, seguir as nossas dicas para acompanhar o seu resultado.
E se gostou de saber mais sobre o Enem, aproveite para organizar o seu plano de estudos e saiba como estudar sozinho em casa sem procrastinar ou ceder às distrações!