
Enem 2020: confira as medidas de prevenção contra a COVID-19
A pandemia do novo coronavírus afetou diretamente a educação em diversos países do mundo e, aqui no Brasil, não foi diferente. Muitas mudanças tiveram que ser implementadas, inclusive com relação ao Enem 2020.
Sabemos que essa é uma das provas nacionais mais importantes, e houve uma grande preocupação sobre o assunto. As datas previstas de aplicação do Enem inicialmente seriam em novembro deste ano, mas o adiamento foi anunciado pelo governo.
Além disso, várias medidas foram descritas no novo edital, levando em conta a situação que estamos vivendo. Você já sabe quais são elas e que cuidados devem ser tomados? Aproveite para descobrir agora conosco!
Como será o Enem 2020 em meio à pandemia?
Levou algum tempo até o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que são os organizadores do exame, decidirem o que seria feito com o Enem 2020.
A pandemia pegou todo mundo de surpresa, e seus efeitos são sentidos até hoje. Aliás, eles devem continuar aparecendo durante um bom tempo, não é verdade?
De qualquer forma, alguma decisão precisava ser tomada, pois o Enem é o processo seletivo adotado por milhares de instituições de ensino superior no Brasil. Isto é, não dava para simplesmente cancelar a prova ou esperar o fim da pandemia de COVID-19.
A opção pelo adiamento considerou vários fatores, como fechamento das escolas, atrasos no cronograma de atividades acadêmicas e outras dificuldades em manter o ensino com o distanciamento social.
Os estudantes inscritos participaram de uma enquete e a maioria apontava para as datas em janeiro (as outras alternativas eram dezembro de 2020 ou maio de 2021).
Por fim, a sentença foi mesmo transferir as provas para o início de 2021 e repensar todo o seu funcionamento por conta das medidas preventivas de saúde. Em razão desse atraso, a previsão é que os resultados sejam divulgados a partir do dia 29 de março de 2021.
Outro detalhe relevante é que a estrutura e o conteúdo do que estudar para a prova do Enem não mudam. São 45 questões para cada campo do conhecimento (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) e mais uma redação no modelo dissertativo-argumentativo.
No Stoodi, você vai encontrar todas as matérias cobradas e vários exercícios para treinar!

Quando será o Enem 2020?
Como agora as provas foram divididas entre versão impressa e digital, as datas também ficaram separadas. A programação é que a o Enem presencial seja realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, enquanto a avaliação online deve acontecer em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
Todas essas datas caem em domingos, sendo que, no primeiro dia (17/01 e 31/01), as provas vão de 13h30 até às 19h. No segundo dia de prova, o horário estabelecido é de 13h30min às 18h30. Se você ainda não sabe, os portões sempre fecham às 13h e ninguém mais entra depois disso, ok? Chegue com antecedência!
O fato de o Enem 2020 acontecer em 2021 não pode ser uma confusão na cabeça das pessoas. É bom que fique claro que, no começo do próximo ano (2021), ainda teremos a realização da edição do ano anterior (2020).
Então, se tudo correr bem, possivelmente no final de 2021 haverá outra prova — antes da pandemia, o exame costumava ser marcado no mês de novembro. Porém, ainda não dá para prever nada sobre isso.
Quais serão as medidas de prevenção contra o coronavírus?
Os candidatos da edição 2020 deverão seguir uma série de medidas para evitar a transmissão do coronavírus, até porque não há perspectivas de vacinação em massa até a data marcada.
O Inep publicou no edital quais são as adaptações previstas, e entre elas estão:
- uso obrigatório de máscara de proteção individual durante todo o tempo desde a entrada no local de prova;
- a máscara deve cobrir toda a região do nariz até a boca, sendo permitido levar uma extra para troca;
- no momento da identificação inicial do candidato, ele deverá higienizar suas mãos com álcool gel próprio ou fornecido pelo aplicador;
- o candidato pode ir ao banheiro devidamente acompanhado por um fiscal, mas respeitando a distância mínima dos protocolos de prevenção da COVID-19;
- ao usar o banheiro, as mãos devem ser novamente higienizadas (antes e depois);
- a máscara só pode ser retirada para ingestão de líquidos e alimentos, desde que não seja tocada na parte frontal e com seguinte higienização das mãos com álcool gel.
Essas são as principais atitudes a serem tomadas para não facilitar a possível propagação do vírus. Todos que se recusarem a seguir as regras, especialmente do uso da máscara, poderão ser eliminados da prova a qualquer momento.
O aumento do número de salas de prova vai contribuir com um maior espaçamento entre os alunos, seguindo as recomendações de distanciamento social. Aproveite para ficar atento e distantes das outras pessoas!
O que levar no dia da prova?
São novos tempos e agora a máscara está entre os objetos indispensáveis para realizar o Enem. Se algum dos participantes chegar ao local da prova sem o acessório obrigatório, deverá aguardar até que alguém possa trazer uma máscara (dentro do horário permitido).
Ou seja, esse é um item que precisa estar no checklist dos candidatos, assim como a caneta esferográfica transparente de tinta preta e o documento de identidade com foto original. O cartão de inscrição não é exigido, mas pode facilitar a orientação do estudante no destino.
Como o intervalo de tempo da avaliação é longo (em torno de 5 horas a 5 horas e meia), a organização permite que sejam levados alimentos e líquidos. A recomendação é optar por lanches leves e água, sempre muito bem embalados e protegidos.
Todo o resto não pode ser levado, como dispositivos eletrônicos, chapéus, mochila, materiais escolares etc. Tudo o que não for aprovado pelos fiscais deverá ser descartado ou ficará guardado durante a prova.
Enfim, se você é um candidato inscrito no Enem 2020, não deixe de seguir todas essas regras para preservar sua saúde e não colocar em risco a chance de participar do exame. Mantenha o foco nos estudos e acredite no seu potencial de conquistar uma vaga na faculdade dos seus sonhos!
E aí, o que você achou das novas regras? Estamos quase chegando à época da prova! Portanto, aproveite o Cronograma de Estudos do Stoodi para intensificar sua preparação nessa reta final.