Enem PPL: saiba agora o que é?

Saiba agora o que é o Enem PPL, como funciona e inscrições!

Enem PPL: saiba agora o que é?

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido por sua sigla Enem, é uma avaliação do desempenho do aluno no ensino médio e uma porta de entrada para o ensino superior. A versão Enem PPL, por sua vez, surgiu para dar mais oportunidades a quem está privado de liberdade.

Você sabe exatamente o que é? Como o Enem PPL gera muitas dúvidas nos estudantes, resolvemos trazer este post. Aqui, você encontra tudo o que precisa saber sobre o exame para ficar por dentro do assunto. Continue a leitura e confira!

O que é Enem PPL?

O Enem PPL nada mais é que o Exame Nacional do Ensino Médio voltado para as pessoas que vivem em unidades prisionais e socioeducativas. Ou seja, é o Enem aplicado para quem tem privação de liberdade e concluiu o ensino médio. A intenção é avaliar o desempenho desses estudantes e dar a oportunidade para que tenham acesso ao ensino superior.

O Enem regular foi criado em 1998 para que o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) pudessem avaliar o nível e a qualidade do ensino médio no país. Com o passar dos anos, houve a necessidade de incluir a população carcerária e jovens em medidas socioeducativas que estão em privação de liberdade.

Então, o Inep desenvolveu uma Política de Acessibilidade e Inclusão, possibilitando que todos os grupos sociais do Brasil tenham acesso aos programas educacionais. A diferença entre o Enem regular e o Enem PPL é que, além do MEC, o INEP tem um acordo com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O MJSP disponibiliza o auxílio do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) para executar todos os procedimentos referentes à aplicação das avaliações. O Enem PPL é uma forma de contribuir para a redução da reincidência criminal e da exclusão social, pois o Inep acredita que a educação é um elemento transformador.

O que significa PPL?

Agora que você já sabe o que é o Enem PPL, chegou a hora de entender o que significa a sigla, pois essa é uma das primeiras dúvidas quando se fala nesse exame. O significado do termo Enem PPL é: Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade.

Como funciona o Enem PPL?

O Enem PPL acontece desde 2010 com o trabalho em conjunto do Inep, do MJSP e do Depen. Além desses órgãos, as secretarias estaduais de segurança pública, de direitos humanos, de administração penitenciária e de educação são parceiras. O programa é um sucesso, visto que o número de participantes é crescente.

Primeiramente, vale dizer que as provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A diferença mesmo está na aplicação, que é feita dentro das unidades socioeducativas e prisionais. Esses lugares são indicados pelos órgãos de administração prisionais e socioeducativos.

As provas acontecem após o Enem regular em cadeias públicas, penitenciárias, instituições de medidas socioeducativas e centros de detenção provisória, em dois dias úteis seguidos. Os estudantes que estão privados de liberdade e desejam fazer o exame precisam assinar on-line o Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso.

Além disso, devem solicitar a inscrição ao responsável pedagógico da sua unidade, seja prisional ou socioeducativa. Aliás, esse profissional lida com os detentos locais, acompanha as inscrições e determina as salas para a aplicação da prova.

Ele também pode transferir o candidato de unidade prisional ou vetar a participação de presos com a liberdade decretada. É ele quem acessa o resultado do Enem PPL dos candidatos da unidade e pode abrir a solicitação de participação do detento em programas de acesso ao ensino superior, como o Sisu. Tudo isso alinhado e acompanhado pelos estudantes que participam ou têm interesse no Enem PPL.

Como se inscrever?

Como dissemos, para se inscrever no Enem PPL é preciso que o estudante privado de liberdade manifeste o desejo com o responsável pedagógico de sua unidade prisional. Assim, o profissional pode inscrever o candidato.

Essa inscrição é feita por meio de um sistema especial no site do Enem. Além de efetivar as inscrições, o encarregado pedagógico pode acompanhar o processo, conferir o cartão de confirmação e estabelecer a sala em que cada estudante fará as provas do exame, além de conferir os resultados.

Quem pode se inscrever?

Para se inscrever no Enem PPL é preciso que o jovem ou adulto privado de liberdade tenha o certificado de conclusão do ensino médio ou esteja no terceiro ano do ensino médio e solicite a sua inscrição ao responsável pedagógico da unidade em que está cumprindo sua pena.

Quando ocorre o Enem PPL?

Desde quando foi criado, o Enem PPL acontece 15 dias após o Enem regular. Nos últimos anos, até 2019, o Enem regular aconteceu no mês de novembro. Entretanto, o cenário de pandemia do novo coronavírus fez com que as datas fossem modificadas, incluindo as do Enem PPL. Por isso, é muito importante ficar de olho nos prazos para não perder a inscrição.

Como é a prova do Enem PPL?

As provas do Enem PPL apresentam o mesmo formato, duração e dificuldade das avaliações do Enem regular. Sendo assim, o exame também é dividido em:

  • 1º dia: redação + 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 questões de Ciências Humanas;
  • 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 questões de Matemática.

Assim como no Enem regular, os candidatos do Enem PPL também têm direito à reaplicação da avaliação, desde que seja identificado algum problema com a prova ou as condições de realização. Por exemplo, erros nas questões, falta de energia, rebelião ou desastres naturais.

Como você conferiu, o Enem PPL é uma oportunidade para jovens e adultos que estão em privação de liberdade. Além de terem o desempenho avaliado, eles têm a chance de ingressar no ensino superior e, assim, conquistar um futuro mais promissor. Afinal de contas, a educação é o caminho para uma sociedade melhor e mais justa.

O Enem 2021 ainda não tem data para acontecer, mas é importante começar a estudar desde já! Quer saber por quê? Então, leia nosso artigo e entenda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *