Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre
Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR
Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição.
As inscrições no programa federal que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior deverão ser feitas exclusivamente pela internet. O candidato precisa visitar o site do Prouni.
Nesta edição, somente foram selecionados candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014, obtiveram nota maior de 450 pontos e não zeraram a redação.
Os concorrentes deverão comparecer à universidade, dois dias úteis após sua inscrição, para comprovar as informações prestadas, devendo atender às mesmas exigências dos pré-selecionados nas chamadas regulares do processo seletivo.
No primeiro semestre de 2015, o sistema do Prouni ultrapassou a marca de 1,4 milhão de candidatos a poucas horas do fim das inscrições. No período, foram ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Houve bolsas em 30.549 cursos e em 1.117 instituições de ensino superior privadas.
Na edição do segundo semestre foram ofertadas 16.004 bolsas em instituições privadas de ensino superior para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos. Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%.
Sisu, Prouni e Fies: qual diferença?
Tanto o sistema quanto o programa ou o fundo são gerenciados pelo MEC. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através dele, instituições públicas – sem cobrança de mensalidade – selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O Enem também é usado no Prouni (Programa Universidade para Todos). O Prouni considera as notas do Enem para conceder bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas – onde há cobrança de mensalidade. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.
Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que também é gerenciado pelo MEC, concede empréstimos a juros baixos para que estudantes paguem mensalidades em universidades privadas selecionadas pelo MEC.
Fonte: Portal G1 Vestibulares