Inscrições para Fies 2017 serão abertas no dia 7 de fevereiro
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Falta apenas uma semana para abrirem as inscrições para a 1ª edição do Fies 2017.
A partir do dia 7 de fevereiro, você poderá se cadastrar para concorrer a uma vaga de financiamento estudantil para graduação em universidades particulares. O prazo de inscrição será no dia 10 deste mesmo mês.
Até agora, o MEC não divulgou o número de vagas que serão disponibilizadas. Porém, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que teremos pelo menos o mesmo número de contratos que foram feitos em 2016 – 250 mil vagas na primeira edição do ano passado.
Ficou meio confuso em relação ao programa? Fique tranquilo que vamos te explicar:
O Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do Ministério da Educação que oferece contrato de financiamento para estudantes que vão cursar graduação em faculdade privada e não têm como pagar.
Se você participou do Sisu e não conseguiu uma vaga para instituições públicas ou se você não atendia todos os pré-requisitos para ganhar uma bolsa no ProUni, o Estado te empresta um dinheiro e vai pagando a sua graduação. Depois, você devolve esse dinheiro com um juros de 6,5% ao ano.
Quais são os critérios de seleção?
Esse programa usa a nota do ENEM como critério de avaliação dos participantes, por isso é preciso ter feito o exame a partir da edição de 2010 – com média mínima de 450 pontos, além de não poder ter zerado na Redação.
Outro fator que é considerado é a renda per capita bruta mensal, que deve ser equivalente a 2,5 salários mínimos.
Como faço para me inscrever?
Se você quer se inscrever e ainda não sabe como, o processo é bem parecido com o Sisu e com o Prouni: a inscrição é online e gratuita.
Você deve entrar no site oficial do Fies https://sisfiesportal.mec.gov.br/ e realizar o cadastro assim que estiver disponível. Para isso, você precisará informar o seu CPF e alguns outros dados.
Depois, o estudante pré–selecionado deverá acessar o SisFIES para efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado . Somente depois disso, você precisará partir para validação dos seus documentos.