O que é Sisu? Tire todas as suas dúvidas
Saiba tudo sobre essa chance de fazer um curso superior
Talvez você já tenha ouvido falar, mas não saiba ao certo o que é Sisu. O Sistema de Seleção Unificada foi desenvolvido pelo MEC, e já deu oportunidade a muitos jovens de ingressar em uma universidade pública.
O Sisu existe desde 2009, e utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com a finalidade de conceder aos estudantes que tiverem maior desempenho no Enem, vagas em universidades públicas do país. Ou seja: você usa a sua pontuação no Enem para conquistar uma vaga na faculdade dos seus sonhos através do Sisu.
Você não precisa fazer vestibular e pode se inscrever em qualquer universidade do país que participe do programa, e só vai precisar se deslocar fisicamente se for aprovado.
Não é uma maravilha?
Vamos lhe dar todas as informações necessárias sobre o Sisu, explicando a sua importância, como funciona e, principalmente, como você pode participar.
Quem pode fazer o Sisu?
Essa é uma dúvida muito comum em todos os processos seletivos.
O Sisu tem apenas algumas exigências, uma delas é ter prestado a última edição do Enem e ter tirado nota maior do que zero na redação. Além disso, você também não pode estar na situação descrita no item 1.10 do edital do Enem.
Atendendo esses requisitos, você já poderá fazer sua inscrição.
Como me inscrever no Sisu e quais são as datas?
Tão importante quanto saber o que é Sisu é saber como se inscrever!
É importante ficar de olho no site e acompanhar os noticiários para não perder o prazo das inscrições. Geralmente, o programa divulga as datas com antecedência para que os candidatos consigam se organizar.
Assim que a data for divulgada e o período de inscrições começar, é só acessar o site do Sisu para realizar sua inscrição. Para isso, você vai usar seu número de inscrição no Enem. Caso não lembre a senha de inscrição, você pode recuperá-la no próprio site do Exame.
Passo a passo de inscrição para o Sisu
- Faça login no sistema;
- escolha duas opções de cursos e universidades, de acordo com sua prioridade;
- escolha uma modalidade de concorrência — por meio de cotas ou não;
- separe os documentos necessários, caso você seja aprovado no curso escolhido. Anote a lista e certifique-se de que possui toda a documentação necessária;
- confirme as informações e finalize a inscrição.
Depois que o período de inscrições for finalizado, o Sisu vai analisar a sua pontuação obtida no Enem, e vai comparar com a nota de corte e, também, as notas dos demais concorrentes dos cursos escolhidos por você. Assim, é definido por meio das melhores notas quem são os candidatos que ocuparão as vagas.
Temos um artigo completo com o passo a passo de como se inscrever no Sisu.
Datas do Sisu 2022
Fique por dentro das principais datas para o Sisu 2022, no primeiro e no segundo semestre! Assim, você não perde sua vaga na universidade!
Primeiro semestre
- Inscrições: 24 de janeiro a 29 de janeiro
- Resultado da chamada regular: 30 de janeiro
- Prazo para participação na lista de espera: 30 de janeiro 10 de fevereiro
- Matrícula da chamada regular: 3 a 7 de fevereiro
- Convocação dos candidatos em lista de espera: 10 de fevereiro
Segundo semestre
O processo acontece em meados de junho/julho. As datas ainda não foram divulgadas.
Existe alguma taxa a ser paga no Sisu?
Estamos falando de um serviço completamente gratuito, cuja inscrição não requer o pagamento de nenhuma taxa. O único valor a ser pago é para realizar o Enem que, no ano de 2021, foi de R$ 85.
Sisu é a mesma coisa que Prouni?
O Prouni é um processo seletivo muito importante para quem pretende ingressar em um curso superior. Ele também utiliza os pontos do Enem para dar oportunidades aos candidatos. Mas Sisu e Prouni são dois processos diferentes.
Prouni
O Prouni – Programa Universidade para Todos – foi criado em 2004, e tem a intenção de facilitar o acesso a universidades privadas para pessoas de baixa renda, através de bolsas. As características do programa são:
- Oferece vagas em universidades privadas;
- Para participar, os candidatos não devem ter estudado em escola particular – a menos que tenha sido com bolsa integral. Não devem ter outro diploma de graduação e precisam comprovar renda familiar;
- O candidato pode escolher até duas opções de curso;
- As bolsas são oferecidas em duas modalidades: Integral ou Parcial.
Sisu
O Sisu apresenta as seguintes diferenças em relação ao Prouni:
- Oferece vagas em universidades públicas;
- Para participar do Sisu, o candidato deve ter prestado o Enem mais recente e ter tirado nota superior à zero na redação;
- As notas do Enem de todos os candidatos inscritos no Sisu são comparadas através de um sistema automatizado;
- Cada candidato pode escolher 2 cursos de seu interesse.
Ambos usam a nota do Enem, porém, o processo e a finalidade são diferentes. Já que no Sisu é criado um ranking em que os alunos com melhores notas, somadas ou não às cotas, têm acesso às vagas em universidades públicas.
Já o Prouni disponibiliza bolsas em universidades privadas. Para participar, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa para bolsa parcial ou até um salário mínimo e meio por pessoa para bolsa integral.
Quais são as faculdades que fazem parte do Sisu?
Agora que você já sabe o que é Sisu, veja algumas das universidades que fazem parte do Sistema em 2018:
- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES);
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Universidade Federal de Alfenas (Unifal);
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio);
- Universidade Federal Fluminense (UFF);
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
- Universidade Federal do ABC (UFABC);
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
- Universidade Federal do Paraná (UFPR);
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
- Universidade Federal do Acre (UFAC);
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM);
- Universidade do Estado do Bahia (UNEB);
- Universidade Federal do Ceará (UFC);
- Universidade de Brasília (UnB);
- Universidade Federal de Goiás (UFG);
Confira já a lista completa das universidades participantes do Sisu clicando aqui.
Existem alternativas ao Sisu?
Você entendeu o que é o Sisu, mas fica uma pergunta: e se eu não passar? Não é o fim do mundo: existem, sim, alternativas ao Sisu. São elas:
Prouni e Fies
É possível tentar uma bolsa de estudos ou financiamento das mensalidades por meio do Prouni e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Você pode obter bolsas integrais, parciais e/ou financiar o curso todo com juros baixos ou taxa zero.
Sisutec
É o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, um tipo de Sisu, porém, destinado a cursos de educação profissional e tecnológica. Utiliza as notas do Enem.
Vestibular comum
Seja para instituições públicas, seja privadas, o vestibular comum ainda é uma alternativa que pode até ser menos concorrida que o Sisu!
Esperamos que você tenha conseguido entender o que é o Sisu e como está favorecendo o ingresso de milhares de estudantes em faculdades públicas anualmente. Agora, é hora se se preparar e fazer bonito no Enem e demais vestibulares, não é mesmo?
Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e conheça as ferramentas disponíveis para ajudar você a conseguir a tão sonhada vaga na universidade.