
Resultado do Prouni: entenda como funciona!
Você fez o Enem, se inscreveu no Prouni e agora está contando os minutos para saber o resultado? A ansiedade é normal, mas calma, porque você chegou ao lugar certo!
Neste guia, vamos detalhar tudo que você precisa para consultar o resultado, entender os próximos passos e não perder sua vaga no ensino superior.
Com as informações certas e atenção aos prazos, seu caminho rumo ao diploma está mais perto do que você imagina. Vamos começar?
O que é o Prouni?
O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas, que podem ser integrais ou parciais, e são destinadas a estudantes de baixa renda que tenham feito o Enem.
Quem pode participar do Prouni?
Podem participar do Prouni estudantes que fizeram o Enem 2024, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.
O programa é para quem cursou o ensino médio em escolas públicas ou em escolas particulares como bolsista integral.
Além disso, é necessário comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsas integrais, ou até 3 salários mínimos para bolsas parciais.
Professores da rede pública que atuam na educação básica podem participar de cursos de licenciatura ou pedagogia, sem exigência de comprovar renda.
Como se inscrever no Prouni?
Acesse a Página oficial do Prouni.
Automaticamente, você será redirecionarado para efetuar seu cadastro no “Login Único” do Governo Federal e criar uma conta gov.br, meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, caso seja o seu primeiro acesso nessa plataforma de acesso digital.
Se você já possui uma conta Gov.br, insira o seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), clique na aba azul “Continuar” para inserir a senha.

Fez o login? Pronto! Agora é só preencher os dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar e depois selecionar, em ordem de preferência, até 2 (duas) opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita.
Quem não pode participar do Prouni?
Não podem participar do Prouni aqueles que não fizeram o Enem ou que tiraram menos de 450 pontos na média das provas, além de candidatos que zeraram a redação.
Pessoas que possuem diploma de ensino superior também não podem se inscrever, exceto professores da rede pública que desejem cursar outra licenciatura ou pedagogia.
O programa também exclui quem não atende aos critérios de renda ou quem estudou todo o ensino médio em escolas particulares sem bolsa integral.
Como ver o resultado do Prouni: Passo a passo
Apesar das datas do resultado do Prouni serem diferentes para cada edital, o procedimento para verificar sua colocação é sempre o mesmo.
O primeiro passo é acessar a Página oficial do Prouni.
Você verá um cronograma, que vai descrever em qual etapa o programa está.
Para consultar o resultado, clique no campo “Resultado da primeira chamada”.
À medida que as etapas vão avançando, o cronograma vai sendo atualizado. Logo abaixo de cada fase, confira a data correspondente. Lembre-se que, para visualizar o resultado do Prouni, é necessário realizar o login com o Gov.Br, como mencionamos acima.
Quando sai o resultado do Prouni?
O resultado da primeira chamada será divulgado dia 4 de fevereiro na página do Prouni, no portal Acesso Único. Essa é a data em que os candidatos poderão consultar se foram pré-selecionados para a bolsa de estudos.
Para verificar o resultado, basta acessar o site oficial do Prouni com o login do Gov.br, onde estará disponível a lista de selecionados.
Segunda chamada do Prouni
Após a primeira chamada, o cronograma segue com a segunda chamada do Prouni, que será divulgada no dia 28 de fevereiro de 2025.
Essa etapa é para os candidatos que não foram selecionados inicialmente, mas ainda têm chance de conquistar a bolsa de estudos em instituições privadas de ensino superior.
Fique atento às datas, pois é necessário cumprir os prazos para a comprovação de informações junto à instituição em caso de aprovação. Caso não seja selecionado em nenhuma das chamadas, você ainda pode manifestar interesse na lista de espera.
É preciso que você acesse o sistema e veja sua classificação, por isso lembramos que o importante é manter as datas de cada fase do edital em mente.
Quando começa a lista de espera do Prouni?
A lista de espera do Prouni 2025 é a última oportunidade para os candidatos que não foram selecionados na primeira ou segunda chamada garantirem sua bolsa de estudos.
Para participar, é necessário manifestar interesse nos dias 26 e 27 de março de 2025, acessando a página oficial do Prouni.
O resultado da lista de espera será divulgado no dia 1° de abril de 2025. Os estudantes selecionados devem comparecer à instituição de ensino superior para comprovar as informações da inscrição até o dia 11 de abril de 2025.
O cumprimento dos prazos são indispensáveis para garantir a bolsa, por isso, fique atento ao calendário.
Resultado de bolsas remanescentes Prouni
Na etapa final do processo, em anos anteriores, eram ofertadas as vagas remanescentes, ou seja, aquelas que não haviam sido preenchidas. Essas oportunidades eram destinadas a participantes do Enem a partir de 2010, geralmente mediante cadastro específico.
As bolsas dessa etapa visavam preencher vagas não ocupadas nas fases regulares do programa, ampliando as chances para quem atendesse aos critérios de participação.
No edital deste ano, porém, não há menção a essa possibilidade. Ainda assim, é importante acompanhar a página oficial do programa, pois o Ministério da Educação pode atualizar o cronograma.
Não consigo ver o resultado do Prouni: o que fazer?
Se por qualquer motivo, você não conseguir acessar a página “Prouni resultado”, existem dois canais alternativos pelos quais pode checar sua classificação e/ou aprovação:
- Diretamente com a instituição de ensino, na qual se candidatou a uma vaga;
- Através da Central de Informações do MEC, cujo número é 0800-616161.

Antes disso, tente acessar o site por outro computador ou em um horário diferente. Com o grande volume de acessos, é comum que o site fique mais lento ou até mesmo saia do ar por alguns minutos.
Tenha paciência caso isso aconteça, mas evite deixar para resolver na última hora, para não correr o risco de perder os prazos.
Passei no Prouni, e agora?
Parabéns, você foi aprovado! Ansioso para saber qual o próximo passo?
Neste momento, sua principal preocupação nesta etapa do processo será com a documentação!
Mais uma vez precisamos lembrar que cada fase tem prazos diferentes e se houver a fase das vagas remanescentes, dependendo do candidato, também há variação na documentação exigida.
Quando convocado, você deve apresentar a documentação na instituição de ensino escolhida e depois verificar o resultado da comprovação de documentos do Prouni, disponibilizada nos canais oficiais que mencionamos.
E lembre-se que, a resposta para as perguntas “quando sai”, “que dia sai” ou “que horas sai o resultado do Prouni” estão sempre disponíveis no portal oficial.
Agora, vamos antecipar quais documentos são exigidos, para que você possa se organizar e entregá-los na instituição de ensino superior escolhida o mais rápido possível.
Documentos
Após verificar o resultado do Prouni, você deverá entregar estes documentos na instituição de ensino:
- Documentos de identificação pessoal e de familiares;
- Comprovantes de residência;
- Comprovantes de renda familiar;
- Comprovantes de separação, divórcio ou óbito dos pais (conforme o caso);
- Comprovantes de pagamento de pensão alimentícia (quando houver);
- Comprovantes de conclusão do ensino médio.
Além destes, também há documentação específica para professores da rede pública de ensino e outros, de comprovação de deficiência, conforme o caso de cada candidato.
Ou seja, podem ocorrer pequenas variações conforme a modalidade de cada candidatura. Para verificar a documentação específica do seu caso, consulte o edital do processo ou entre em contato diretamente com a instituição de ensino.
Por fim, após a entrega da documentação, a instituição vai verificar a veracidade dos dados decidindo pela aprovação ou reprovação do candidato à bolsa, o resultado também é divulgado no próprio site do Prouni.
Quais são as bolsas do Prouni?
Os alunos têm a chance de ganhar uma bolsa de 50% ou 100%.
A inscrição é feita no início do ano, e o sistema de nota de corte é igual ao do Sisu: caso esteja acima da nota de corte no final do processo seletivo, então ganhará a sua bolsa e poderá estudar na instituição de ensino privada escolhida.
Entenda: o ProUni, assim como o FIES, é um método de ingresso único e exclusivo de instituição de ensino privadas, portanto, não há como utilizá-lo para entrar em instituições federais, estaduais ou públicas como a USP, por exemplo.
Neste caso, é a nota do SISU que é utilizada. Sendo ainda mais específico com o exemplo citado, a USP usa a própria nota do ENEM em seu sistema de avaliação, a Fuvest, assim como também faz a Unicamp através do Comvest.
Então, antes de escolher o curso e universidade que deseja realizar faculdade, informe-se sobre os métodos de ingresso na mesma, para saber se é realmente no ProUni que você deve se matricular.
Veja também: confira dicas para estudar para o Enem e o vestibular!
O que define a porcentagem da bolsa?
O que define a porcentagem das bolsas são critérios previamente estabelecidos pelo Governo Federal, principalmente conforme a renda.
Sabe quando você se inscreve e precisa responder a perguntas como “Qual a renda per capita familiar?”, “Qual a renda bruta familiar?”, “Quantas TVs têm em sua casa?”, entre outras semelhantes?
Todas essas perguntas são feitas para mensurar a sua capacidade de arcar com parte ou não da mensalidade. Assim, pessoas com menor poder financeiro ganham bolsas de 100%, enquanto aquelas com poder aquisitivo melhor ganham a bolsa de 50%, claro, desde que se encaixem na nota de corte do curso escolhido.
Posso estudar fora do país com a nota do ProUni?
Não exatamente com o ProUni, mas com a nota do ENEM. Várias universidades renomadas de todos os continentes aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio como método de ingresso em seus cursos.
É claro, uma série de outros documentos podem ser solicitados, como histórico escolar ou então certificados de proficiência em línguas estrangeiras específicas. Ainda sim, é uma ótima forma de expandir ainda mais a sua carreira estudantil e profissional!
Prepare-se para o ENEM 2025: faça o melhor cursinho pré-vestibular do país!
O Stoodi é o maior cursinho online preparatório do país!
Somos o curso com o maior índice de satisfação dos alunos, e boa parte dos alunos que fazem um vestibular no Brasil, incluindo treineiros, são nossos alunos que tentaram uma vaga de primeira na Fuvest, no ENEM, na Unicamp, etc.
Além das aulas virtuais, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.
Fizemos um estudo com mais de 12 mil estudantes e comprovamos que quem utilizou o Stoodi regularmente teve um desempenho no Enem 35% melhor em relação aos outros concorrentes.
Ou seja, quanto mais você fizer exercícios, assistir às aulas e seguir nosso cronograma de estudos, maior é a chance de você passar no curso e universidade dos seus sonhos!
E então, está esperando o quê? Fale com um de nossos especialistas ou faça o seu cadastro: comece a estudar para a prova do Enem e do vestibular o quanto antes, assim, estará mais preparado no grande dia!