Quantos pontos precisa para passar em Psicologia no Enem?

Quantos pontos precisa para passar em Psicologia no Enem?

Você sonha em fazer Psicologia nas melhores faculdades do país nessa área? Então mandar bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será fundamental para conquistar a vaga dos seus sonhos, seja em uma universidade ou faculdade. O Stoodi vai te ajudar: quantos pontos precisa para passar em psicologia no Enem.

E a preparação passa, justamente, por ter uma boa nota. E, para isso, é importante você saber qual o mínimo de pontos que precisa para ter mais chances de conseguir a aprovação e superar a concorrência.

Se você não sabe quantos pontos precisa para passar em Psicologia no Enem, vem com a gente, que vamos ajudar a tirar suas principais dúvidas sobre este assunto tão importante para conquistar sua aprovação!

Como é calculada a pontuação do Enem?

Em primeiro lugar, você sabe como a nota final do Enem é calculada? Diferentemente de provas tradicionais, em que cada questão vale um ponto, esse exame utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

De uma forma simples, mas para que possa entender melhor, ela considera uma hierarquia nas questões: se você acertar uma questão mais difícil e errar uma fácil, pode ser sinal de que você “chutou” e, por isso, a sua pontuação para essa que você acertou será menor do que para quem acertou a questão mais fácil também.

Ao final, cada uma das 4 áreas do exame terá uma nota final e será feita uma média simples para ter a sua nota final do Enem. E, claro, ainda há a pontuação da redação.

Vale lembrar que apesar de você ter essa nota geral, ela poderá aparecer de forma diferente no Sisu, por exemplo. Mas por que isso acontece? Isso está relacionado com o peso de cada prova.

Para Psicologia, as notas das áreas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias ganham um peso maior do que as demais provas. Isso porque essa é uma área das Ciências Sociais Aplicadas. Mas, ao mesmo tempo, também há atribuição de peso maior para os conteúdos de biologia, por ser um curso interdisciplinar com as áreas de saúde.

Entender isso mostra o porquê você precisa investir em bons estudos nessas áreas. Afinal, se elas possuem um peso maior, é importante ter uma boa nota nelas para superar seus concorrentes.

Como usar a nota do Enem para cursar Psicologia?

Se você deseja cursar Psicologia, pode usar a sua nota do Enem para conseguir aprovação das seguintes formas:

  • Sisu: Sistema de Seleção Unificada, permite que você possa se inscrever nas instituições públicas de ensino de todo o país que utilizam o Enem no processo de seleção;
  • Prouni: o Programa Universidade para Todos permite que você possa concorrer a bolsas integrais ou de 50% em instituições privadas de todo o país;
  • Fies: Fundo de Financiamento Estudantil, permite que você possa financiar o valor completo do seu curso, tornando o pagamento facilitado.

Todas essas possibilidades estão ligadas com a nota de corte, que varia a cada ano, dependendo da concorrência do curso. Por exemplo, cursos em universidades e faculdades de ponta tendem a ser mais concorridos e as notas que você precisa tirar aumentam. Por isso, a importância de ter a preparação de sucesso para a prova.

Universidades para cursar Psicologia com a nota do Enem

Algumas das melhores universidades do país que contam com cursos de Psicologia com ótima avaliação e que você pode entrar com a nota do Enem são:

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Nacional de Brasília (UNB);
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP);
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Faculdades de Psicologia para cursar com a nota do Enem

Já as melhores faculdades de Psicologia que você poderá entrar com a nota do Enem são:

  • Faculdades Anhanguera;
  • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Quantos pontos precisa para passar em psicologia no Enem: dúvidas

Quais os melhores cursos de Psicologia do país?

Temos diversos cursos de Psicologia de qualidade em todo o país. Entre os melhores, temos: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

A avaliação dos cursos conta com critérios como nota no Enade, avaliação do mercado, qualidade dos cursos, avaliação do Ministério da Educação (MEC), entre outros fatores.

Qual a importância de contar com um bom cursinho online para ser aprovado em Psicologia?

Os cursos de Psicologia tendem a ter um alto ponto de corte, justamente, pela alta concorrência e que tem aumentado bastante nos últimos anos (tivemos um aumento de 112,4% na procura entre 2021 e 2022).

Os cursinhos online para ser aprovado em Psicologia permitem uma melhor preparação, voltada para fortalecer, principalmente, os pontos que são cobrados nas provas que rendem peso maior para você nas provas.

Qual o melhor cursinho online de Psicologia?

O Stoodi! Com ampla experiência, aprovamos muitos alunos nossos nos melhores vestibulares do país e no Sisu. Nós temos cursos voltados para as necessidades e demandas de cada curso, oferecemos um cronograma exclusivo de acordo com a sua rotina, entre outros benefícios!

O Stoodi ajuda você a conquistar os pontos para passar em Psicologia com a nota do Enem!

E se você quer superar seus concorrentes para passar em Psicologia com a nota do Enem, conte com o Stoodi! Aqui você encontra uma preparação totalmente voltada para seu objetivo e focada não só para o Enem, mas também para os vestibulares próprios de algumas das principais instituições de ensino superior do país!

Vem com a gente! Faça sua inscrição e comece já sua preparação para o exame.