O que significa Teoria de Resposta ao Item (TRI)?

O que significa Teoria de Resposta ao Item (TRI)?

Teoria de Resposta ao Item – Conhecer o tipo de prova que você fará, seja Enem ou vestibulares tradicionais, é um passo essencial para poder se preparar para elas da melhor forma possível. E isso passa pelos temas mais recorrentes, padrão da banca que produz a prova, estilo de prova e, também, qual a metodologia de correção.

Pois é, em algumas delas, um acerto não necessariamente configura um ponto. Esse é o caso do Enem. Nele, o modelo adotado é o de Teoria de Resposta ao Item. Já ouviu falar nele?

Pois é, vamos entender a seguir o que é esse conceito e como ele impacta sua prova. Vamos juntos? Aproveite e tire suas dúvidas.

O que é a Teoria de Resposta ao Item?

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é uma metodologia de avaliação utilizada em exames. Ela é a adotada para o modelo atual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e é a responsável por gerar sua nota final.

Ela é a escolhida, pois consegue avaliar com maior precisão o conhecimento dos estudantes, minimizando eventuais acertos por “sorte”. Para isso, ela é baseada em três itens:

  1. Conhecimento para responder a uma questão;
  2. Grau de dificuldade da questão;
  3.  Possibilidade de um aluno acertar uma questão ao acaso.

A partir disso, a correção considera os padrões de acertos e erros que um estudante teve em sua prova. De forma mais simples: se você errou uma questão que era mais fácil e exigia menos conhecimento para seu acerto, mas acertou uma mais difícil que dependia daquela aprendizagem, isso pode representar que você “chutou” a mais complexa e, portanto, ela terá uma pontuação menor.

Ou seja, se você e um amigo tiverem acertado 100 questões na prova, não significa que terão a mesma nota. Será preciso passar por essa avaliação e o resultado final poderá ser bem diferente entre vocês.

Como a Teoria de Resposta ao Item impacta a nota da sua prova?

Como você viu antes, a Teoria de Resposta ao Item está diretamente ligada à sua nota na prova. Ou seja, exige que você dê uma boa atenção para questões mais fáceis, mesmo que sejam de temas que você não domine tanto.

Assim, caso você acerte a mais fácil, terá uma nota mais alta ao acertar uma mais difícil. Ou seja, mesmo que você acredite ter feito bem a questão, cabe ter bastante atenção para evitar perder pontos de bobeira neste caso.

Como a Teoria de Resposta ao Item impacta a sua estratégia de prova?

Com certeza você já deve ter pensado, algumas vezes, em como definir uma estratégia de prova, não é mesmo? Por exemplo, por qual prova começar, se deve iniciar a redação e depois ir para as questões, entre outras possibilidades.

Agora que conhece mais sobre a Teoria de Resposta ao Item, sabe que ela também precisa ser considerada nas suas estratégias. Mas como isso impacta a forma como fará a prova? Vamos a algumas dicas que vão ajudá-lo a seguir.

Dê maior atenção para as questões mais fáceis

Acertar o maior número de questões fáceis abre portas para elevar sua nota. Por isso, dê uma primeira lida na prova e sinalize quais são as perguntas que você domina. Comece por elas e dedique um tempo para ter certeza que não caiu em uma pegadinha ou fez algum tipo de confusão.

Após passar por essa fase, passe para as de nível médio (ou seja, que você não domina, mas não demandará tanto tempo para realização) e, depois, para aquelas que realmente sejam um grande desafio para você.

Esse tipo de estratégia é interessante, até mesmo, para ajudar em uma melhor gestão de tempo e evitar que você precise preencher o gabarito correndo no final.

Chute com estratégia

Chutar nunca é uma boa opção, pois, como você percebeu, a ideia da Teoria de Resposta ao Item (TRI) é para, justamente, avaliar quando o aluno faz isso. Mas como melhorar as chances de um acerto quando for preciso escolher uma opção de uma questão a qual não conseguiu responder?

Uma dica interessante sempre é trabalhar com eliminação das respostas que você sabe que estão erradas. Com isso, você já diminui as chances de errar. Analise quais são as possibilidades que fazem mais sentido dentro da pergunta.

Isso é importante pois, caso você não saiba, até mesmo a consistência nas respostas que podem ser um chute é avaliada no TRI.

Sempre revise antes de preencher o gabarito

Um relato comum que recebemos de estudantes é aquele famoso erro na hora de preencher o gabarito e perder uma questão de bobeira. E isso pode fazer com que várias questões sejam passadas erradamente antes que você perceba o erro.

Por isso, uma dica interessante é separar um tempo considerável para essa função, para não precisar fazer correndo ao final da prova. Com isso, você terá tempo para conferir certinho cada uma das questões e conferir se está preenchendo certinho a alternativa para aquela questão.

Cuidado para não deixar questões em branco

Uma dúvida comum que recebemos de alunos é: mas e se eu deixar uma questão que eu não sei em branco, seria melhor? Bom, não é bem assim!

Quando você não responde uma questão, pela metodologia da Teoria de Resposta ao Item, é considerado como uma inconsistência e você poderá perder pontos. Então, novamente, se não souber resolver uma questão, siga nossa dica sobre “chutar com coerência”, ok?

Como uma boa preparação ajuda a melhorar seus resultados em provas com Teoria de Resposta ao Item?

Sejam questões mais fáceis ou difíceis, o importante é ter aquela preparação de milhões, não é mesmo? Com isso, mesmo com a Teoria de Resposta ao Item, você conseguirá ter uma nota excelente e sair a frente dos seus concorrentes.

E para isso, tenha ao seu lado o melhor cursinho online para Enem: o Stoodi. Aqui você encontra não só os melhores conteúdos e exercícios, mas poderá fazer diversos simulados e receber um relatório de resultados. Com isso, consegue otimizar suas estratégias e estudos e aumentar suas chances de ter uma nota excelente.

Conte com o Stoodi! Faça sua inscrição e comece já sua preparação para Enem e vestibulares!