Estudar para o Enem e vestibulares exige estratégia, o que também envolve aprender o máximo possível em pouco tempo. A boa notícia é que, com a Inteligência Artificial, hoje ficou bem mais fácil aprender e revisar os conteúdos antes das provas.
Porém, para ter os melhores resultados, é preciso ter a melhor IA para estudar ao seu lado. Mas, com tantos lançamentos em tão pouco tempo, como escolher a melhor? Afinal, você não quer (e não pode) gastar tempo fazendo essa pesquisa, que poderia ser utilizado para sua preparação.
O Stoodi já se adiantou! Nós analisamos as principais ferramentas disponíveis atualmente, que vão ajudar você tanto em todas as etapas da sua preparação para as principais provas do país!
Confira nossa seleção a seguir!
A IA na educação tem provocado muitas mudanças tanto para os alunos quanto professores. Isso vale desde o Ensino Básico até o vestibular. Com as ferramentas de Inteligência Artificial, é possível ter feedbacks automáticos, apoio em dúvidas e resolução de questões, correções de redação, e muito mais!
É como ter um mentor 24 horas por dia, pronto para ajudar você a entender melhor os conteúdos e, também, organizar a rotina de estudos.
Seus concorrentes estão de olho nessas oportunidades, com certeza! Sete a cada dez estudantes no Brasil já usam ferramentas deste tipo na sua rotina de estudos diariamente. Ainda, segundo estudos, ela consegue melhorar o desempenho dos alunos, principalmente na corrida das provas de vestibular e Enem.
Mas, como as soluções de IA em educação estão mudando a forma como a gente estuda? Veja mais a seguir e entenda o porquê você deve começar hoje mesmo!
As ferramentas de IA para estudantes permitem que cada aluno possa ter uma trilha de estudos única, já baseada no que conhecem, nos pontos que têm maior dificuldade e no seu ritmo de aprendizado.
Isso é possível porque essas soluções utilizam o Aprendizado de Máquina, uma subárea da Inteligência Artificial que identifica padrões e adapta os conteúdos de forma automática.
Sabe aquele assunto que você sempre trava? Algumas ferramentas são treinadas para, justamente, identificarem isso e oferecerem tanto exercícios diferentes quanto explicações específicas sobre ele. Com isso, você consegue melhorar o seu aprendizado, além de evitar perder tempo com revisões mais longas de temas que já domina.
As ferramentas ajudam o estudante a receber feedbacks imediatos, seja em uma redação, exercício de matemática, uma resolução de química, entre outros. Inclusive, algumas plataformas de aprendizado online usam sistemas que corrigem sua resposta, apontam onde errou e sugerem como melhorar na hora!
Isso pode fazer toda a diferença na sua rotina de estudos, já que você não precisa esperar um professor corrigir para continuar aprendendo. Além disso, tendo ela como aliada, você consegue identificar seus pontos fracos antes que eles virem um problema na hora da prova.
Muitos alunos dominam bem a parte de retenção de informações, mas sofrem para conseguir se organizarem. E isso pode colocar em risco toda a sua preparação!
É aí que entram as IAs para criar cronograma de estudos: elas analisam qual é o seu objetivo (por exemplo, tirar mais de 700 pontos no Enem), as matérias que você precisa revisar e o tempo disponível.
Com esses dados em mãos, ela monta um plano personalizado e, o melhor: realista. Assim, você não corre o risco de não conseguir revisar um conteúdo por um planejamento errado.
Muitas ferramentas também enviam alerta e te lembram quando é hora de revisar determinado conteúdo, o que ajuda a manter a consistência e evita aquela correria de última hora.
Algumas ferramentas de IA são ótimas para encontrar os melhores materiais de revisão. Elas conseguem usar sistemas de recomendação para indicarem vídeos, exercícios e textos de acordo com o que você está estudando no momento.
Afinal, é fácil se perder no mar de conteúdos disponíveis, especialmente se você conta com um bom cursinho preparatório online, que oferece diversos conteúdos para sua preparação para vestibular e Enem.
A IA já seleciona os materiais voltados para suas necessidades e direcionados para tirar suas dúvidas. Com isso, sua revisão fica muito mais fácil e rápida!
Já pensou em tirar suas dúvidas com um robô que entende exatamente o que você está estudando e responde às questões em tempo real? Os chatbots educativos, como a Tutor.IA são ótimos para responder perguntas rápidas, indicar caminhos para resolução de exercícios e apontar quais são os conteúdos complementares que vão ajudá-lo.
Com a ajuda das ferramentas de IA, a sua rotina de estudos deixa de ser só leitura e notações. Hoje é possível, até mesmo, aproveitar aulas interativas, em que você participa de quizzes, simula experimentos, resolve desafios e testa seus conhecimentos na prática, durante as aulas.
Assim, sua rotina fica bem mais dinâmica, o que facilita a memorização e aprendizado dos conteúdos. Tanto para o Enem quanto para vestibulares, com conteúdo programático mais extenso, isso ajuda a manter seu foco e evita o desânimo e o cansaço até o dia da prova.
Saiba mais: conheça 9 técnicas de memorização para se preparar para Enem e vestibulares!
A resposta para essa pergunta é: não existe uma única IA perfeita para todo mundo e todos os objetivos. Isso porque cada estudante tem um jeito de aprender, objetivos específicos e rotinas diferenciadas.
Por isso, o mais importante não é buscar a “melhor IA” no geral, mas sim testar as opções para cada objetivo e ver qual delas é a que melhor se encaixa na sua rotina.
Porém, claro que, com tantas opções atualmente, você pode ficar um pouco perdido. Pensando nisso, separamos as principais ferramentas de IA para cada objetivo: estudar Matemática, treinar redação, organizar cronograma, entre outras.
Vem com a gente!
A IA pode ser utilizada para criar um cronograma de estudos personalizado, considerando suas rotinas e demandas e, também, dificuldades com determinados temas. Isso pode ajudar a melhorar suas estratégias de estudos para os exames.
Afinal, provas grandes, como o Enem e vestibulares tradicionais, exigem planejamento. Até mesmo as provas seriadas podem exigir uma maior dedicação e, sem um cronograma, fica fácil se perder entre tantos conteúdos.
Entre aulas, cursos, ansiedade e o cansaço do dia a dia, nem sempre dá tempo para montar um calendário específico. Além disso, pode ser que você cometa pequenos erros na montagem manual, que vão custar caro no futuro.
É aí que entra a IA para organizar estudos com eficiência. Hoje já existem ferramentas que ajudam a montar cronogramas de estudo personalizados, que levem em conta:
As ferramentas aprendem com seus hábitos e com o acompanhamento dos seus resultados ao longo do dia e consegue adaptar o plano sempre que necessário. Por exemplo, ficou doente uma semana e não conseguiu estudar?
Você pode pedir que a plataforma reorganize o cronograma automaticamente, sem precisar fazer tudo do zero. Isso ajuda a manter uma boa gestão do tempo e foco na rotina.
Confira a seguir algumas das melhores IA para estudantes que ajudarão nisso!
O Tutor IA é uma ferramenta criada 100% para o público estudantil. Um de seus principais recursos inteligentes voltados para planejamento, acompanhamento e motivação nos estudos.
Com ele, você consegue criar cronogramas personalizados com base no seu perfil, no tempo disponível e nos conteúdos que precisar revisar, incluindo os que mais caem no Enem e vestibulares.
Diferencial: além de ajudar a organizar sua rotina, ele ajuda com orientações em caso de dúvidas e colabora com revisões rápidas baseadas no que você estudou.
O MyStudyLife é ideal para quem é apaixonado por um bom planejamento. Ele é uma ferramenta que conta com IA para organizar tarefas da rotina dos estudantes, com suporte para provas, revisões e trabalhos.
Ele cria alertas automáticos, sincroniza com sua agenda eletrônica e ainda se adapta automaticamente quando alguma tarefa atrasa.
Diferencial: essa ferramenta trabalha com uma lógica de calendário e reorganiza o seu plano de estudos caso apareça algum imprevisto, o que é ótimo para quem vive na correria!
O Taskade foi criado para o mundo corporativo, mas ele se adapta bem para os estudantes. Ele permite criar listas de tarefas, fluxos de estudos e planos semanais com poucos cliques.
Diferencial: a organização dele é bem visual e funcional, sendo ótimo para quem prefere visualizar melhor o cronograma. Ele também permite obter sugestões de blocos de tempo e divisão por prioridades.
O Notion já era uma ferramenta muito utilizada pelos estudantes como software de gestão de estudo, antes mesmo de incorporar a IA em seu serviço. Com essa nova função, ele se tornou ainda mais poderoso, permitindo:
Diferencial: você consegue organizar o cronograma e os materiais (como resumos e mapas mentais) em um mesmo espaço, além de automatizar checklists e lembretes.
Você pode solicitar ao ChatGPT para criar o cronograma, desde que use os prompts certos para isso! Para isso, basta informar o seu nível de estudos, tempo disponível e metas, e ele monta um plano completo para você seguir.
Uma sugestão de comando para isso é: “Crie um cronograma de estudos semanal para o Enem com base em 2h por dia, focando em humanas, linguagens e redação. Inclua dias de revisão e simulado”.
Diferencial: como é um dos principais serviços de IA Generativa hoje do mercado, você já está habituado a utilizá-lo no dia a dia.
O Enem é uma prova que exige conhecimentos em um idioma estrangeiro, seja ele o inglês ou espanhol. Isso também acontece com alguns vestibulares próprios, que permitem ao estudante escolher qual é a língua que fará parte do seu exame.
As provas, geralmente, cobram interpretação de texto, analisando a sua compreensão sobre o que está sendo abordado. Porém, ainda pode aparecer algo de vocabulário e, até mesmo, elementos culturais.
Se você sente dificuldade com isso, pode contar com a ajuda de IA para estudar inglês e espanhol. Elas tornam o processo mais leve, personalizado, com feedback imediato, permitindo que você estude, até mesmo, com poucos minutos por dia e com excelentes resultados.
Conheça a seguir algumas opções de aplicação de IA em estudos que vão ajudá-lo a mergulhar no mundo de um segundo idioma!
O Duolingo Max é a versão premium da plataforma de aprendizado de idiomas. Ele usa recursos de IA generativa para simular conversas com nativos, além de explicar as respostas de questões no app.
Diferencial: a versão premium, que possui as funcionalidades com IA, tem um modo chamado “Explique minha resposta”, que mostra onde você errou e o porquê. Isso é ótimo para treinar vocabulário e gramática, como se estivesse em uma aula particular.
O Elsa Speak é voltado para quem quer aperfeiçoar o seu inglês não só para o Enem e vestibulares, mas também para sua futura carreira profissional. Ele pode ajudá-lo, por meio de reconhecimento de voz por IA, na pronúncia de palavras e frases em inglês.
Ele escuta você falar e indica como melhorar, sendo ideal para quem quer treinar oralidade e compreensão auditiva. Mas, como isso está relacionado com os exames?
Quanto mais você se sentir familiarizado com o idioma, mais tranquilamente conseguirá fazer a prova. Isso pode ajudar, até mesmo, em reduzir o tempo de prova.
Diferencial: com um feedback detalhado, você ganha segurança no idioma, o que ajuda a interpretar textos.
O Reverso Context é um aliado para entender melhor como palavras e expressões são utilizadas em diferentes contextos, algo fundamental para provas que tenham uma pegada mais instrumental, que demandará do candidato compreender o que o texto aborda.
Com a ajuda de IA, ela mostra exemplos reais de usos em frases, notícias, textos acadêmicos, entre outros. Assim, você vai se acostumando com as expressões em inglês e consegue fazer a prova com maior tranquilidade.
Diferencial: essa ferramenta ajuda a entender nuances de tradução e sentido, dois pilares importantes para interpretar textos no Enem com maior segurança.
O TalkPal é um app com chat interativo, que pode ser usado para aprender inglês ou espanhol com conversas naturais. Ele ajuda a corrigir erros, sugere vocabulário e simula situações reais, como uma viagem ou entrevista.
A IA dessa ferramenta permite, também, fazer diálogos temáticos, como “ler notícias”, “falar sobre filmes” ou, ainda, “explicar um tema do vestibular”. Com isso, você começa a ver o idioma de forma natural e fica mais tranquilo fazer a prova.
Diferencial: além de ajudar a se acostumar com um novo idioma, ele permite que você ganhe fluência e aprimore seu vocabulário. Esse aprendizado poderá ajudá-lo muito no seu futuro profissional.
Estudar para provas como Enem ou vestibulares exige que você vá além de só assistir às aulas. É preciso revisar, testar o que aprendeu, fazer resumos e mapas mentais e ter outros estímulos para suas revisões.
É justamente aí que entram as IAs que ajudarão a estudar para a prova: elas vão organizar seus conteúdos, identificar pontos que exigem mais sua atenção e, até mesmo, fazer correções de exercícios.
Veja a seguir algumas ferramentas que separamos aliadas para potencializar essas estratégias!
O ChatGPT pode simular provas, criar questões personalizadas e explicar conteúdos que você ainda não entendeu. Um exemplo de prompt que pode ser utilizado para isso é:
“Simule uma prova com 10 questões de biologia que sigam o estilo do Enem”.
Após resolver as questões, você pode solicitar, novamente:
“Me mostre a correção das questões e explique cada alternativa errada”.
Diferencial: permite que você treine de forma altamente personalizada e adaptável a sua rotina, desde que saiba como pedir esse auxílio à ferramenta.
Com o Tutor IA, você pode solicitar a criação de novas questões, resumos de alguns conceitos e explicações sobre questões que tenha errado durante seus estudos. Ele se diferencia do ChatGPT por um ponto importante: não há limitação de uso no serviço, diferentemente de quem usa o serviço gratuito da OpenAI.
Diferencial: não há limitação de uso, então você não precisa economizar nas perguntas, conseguindo tirar suas dúvidas no dia a dia com menos preocupações.
O AIO é um app que permite criar simulados online completos para o Enem e adaptados, também, com mais questões de temas que tenha maior dificuldade. Com isso, você consegue, ao longo da sua preparação, acompanhar sua evolução nesses temas.
Além disso, ele também permite a correção aplicando o TRI (Teoria de Resposta ao Item), podendo ter uma noção mais clara de qual seria a sua provável nota do Enem.
Diferencial: a IA mapeia, a partir dos resultados dos simulados, quais são os temas que você possui maior dificuldade e já indica
Entre todas as disciplinas que caem no Enem, a Matemática é uma das que mais geram dúvidas e ansiedade. Seja pela complexidade dos cálculos ou pela falta de familiaridade com o tema, muita gente trava nessa parte.
Com a IA, você consegue entender o passo a passo das questões, ver formas diferentes de entender determinados conteúdos e, ainda, entender os raciocínios por trás das fórmulas.
A seguir, confira algumas opções que poderão ajudar você que sofre para entender essa disciplina.
O Photomath é um dos apps mais populares entre estudantes que têm dificuldades com esse tema. Você pode apontar a câmera do seu celular para escanear uma equação ou problema matemático e a ferramenta mostra a resolução completa, com todos os passos explicados.
Diferencial: é uma forma rápida para aprender como resolver um problema, e não apenas ver a resposta. Nesse caso, você não precisa digitar o enunciado e as alternativas para ter a resposta. É ótimo para revisar funções, equações, porcentagem, geometria e muito mais.
O Mathway também é uma ferramenta solucionadora de problemas de álgebra, dando suporte para cálculos mais avançados, como álgebra, trigonometria e até estatística. Você pode digitar ou escanear a questão e, também, pode escolher ver só a resposta ou a resolução completa.
Diferencial: ele oferece respostas personalizadas com IA, ajustando a explicação de acordo com o tipo de problema.
A Khan Academy, plataforma gratuita de estudos, tem sido aperfeiçoada para proporcionar uma aprendizagem ainda mais personalizada. Você consegue estudar no seu próprio ritmo e ir evoluindo de acordo com seus acertos.
A plataforma é completa em conteúdos de Matemática, com videoaulas, exercícios interativos e explicações didáticas.
Diferencial: ela permite acompanhar o seu progresso por temas, além de sugerir exercícios com base nas suas dificuldades.
O Symbolab é uma calculadora com integração com IA, que mostra a resolução detalhada de problemas de matemática, incluindo derivadas, integrais e estatística. Pode ser interessante para quem está revisando uma parte mais específica de um conteúdo.
Diferencial: é uma ferramenta com uma interface limpa e intuitiva e permite ver todas as etapas do raciocínio, com uma linguagem acessível. Além disso, também ajuda quem vai fazer vestibulares mais exigentes e precisa de uma preparação mais intensa e focada.
Organizar o que estudar, quando revisar e como encaixar tudo isso no meio da rotina pode ser um desafio ainda maior do que as próprias matérias. Se você sente que está sempre correndo atrás do conteúdo, ou não sabe por onde começar, que tal usar a IA para organizar os estudos?
Essas ferramentas podem ajudar a estruturar a sua rotina, controlar metas, criar lembretes e, até mesmo, sugerir técnicas de estudo com base no seu ritmo. É como ter um gestor de produtividade, mas voltado para seus estudos.
Ou seja, não precisa mais se planejar manualmente!
A seguir, veja algumas das melhores opções para quem precisa de mais foco, clareza e constância nos estudos.
O TimeTune é uma ferramenta que ajuda a distribuir suas atividades ao longo do seu dia, focando em conseguir conciliar produtividade e rotina saudável. Ele aprende com seus hábitos e consegue ajustar o planejamento de estudos, sem deixar de lado outras atividades importantes, como lazer, cursinho de idiomas, atividades físicas, entre outros.
Diferencial: ele é uma opção para gerenciar o seu dia não só sobre a preparação para o Enem e vestibulares, mas para acompanhar toda a sua rotina.
O Routine AI combina calendário, planejador e IA para organizar seu cotidiano. Ele também aprende com seus hábitos, entendendo quais são seus horários disponíveis, prioridades e prazos.
Ele entrega agendas automáticas, permitindo que você foque no que mais importa: estudar!
Diferencial: caso você não consiga cumprir algo da sua rotina (por exemplo, revisar um conteúdo específico), ele corrige automaticamente, refazendo sua agenda.
O Notion também pode ajudá-lo na organização dos materiais. Alguns templates prontos permitem que você crie cadernos específicos de uma disciplina, em conjunto com planners semanais, checklists de conteúdo e listas de revisão. Com isso, você pode acessar tudo em um mesmo aplicativo.
Diferencial: você não precisa abrir diversos arquivos, pastas ou aplicativos, já que pode concentrar tudo que precisa na mesma ferramenta.
O Studyflow é uma IA criada para quem precisa manter o foco e conseguir revisar com consistência. Ele cria sessões de estudo com técnicas como Pomodoro, sugere horários de revisão com base na teoria da curva de esquecimento, além de enviar notificações para você não esquecer a hora de estudar.
Diferencial: ele envia notificações para o aluno, o que ajuda a se preparar para a sua rotina com antecedência e não esquecer que é hora de focar na preparação para o Enem ou vestibulares.
Os exercícios de fixação precisam estar presentes na sua rotina de preparação. Afinal, assistir às aulas, fazer resumos e entender os conteúdos não é o suficiente: você precisa se acostumar a aplicar esse conhecimento na prática.
Quanto mais investir nessa estratégia, mais tranquilo será fazer a prova depois. A Inteligência Artificial entra aqui como uma aliada de peso, dando um up nos bancos de questões que já devem fazer parte da sua rotina.
Vamos mostrar a seguir algumas ferramentas que podem ajudá-lo nisso!
Essas plataformas são excelentes opções para criar questões sob medida com base nos temas que você indicar. Por exemplo, acabou de revisar um conteúdo de genética? Então, você pode solicitar, via prompt, uma sequência de exercícios sobre o assunto.
Mas, lembre-se de pedir que eles sigam o padrão da prova para a qual você está se preparando. Por exemplo, vai fazer a Fuvest? Uma sugestão do que poderá escrever é:
“Crie 5 questões sobre genética, com padrão semelhante ao que é cobrado na prova da Fuvest”.
Após fazer as questões, você pode solicitar que a ferramenta explique as alternativas erradas. Isso ajuda a melhorar bastante a sua retenção de informações e aprendizado.
O Quizizz já é conhecido por suas atividades interativas em forma de quiz, que ajuda os estudantes a ficarem mais engajados nos estudos. E agora, com IA integrada, ele pode gerar questões automaticamente com base no tema escolhido.
Para quem gosta de testar formas de aprendizado gamificadas, você pode utilizar modos de jogo, tempo cronometrado e rankings. Isso ajuda a manter o foco por mais tempo e aliviar a tensão em dias mais difíceis.
Diferencial: traz a possibilidade de aprender de forma gamificada, sendo uma forma de amenizar dias cansativos ou a tensão com temas mais complexos.
O Conker é uma ferramenta voltada para criação de quizzes com IA. Basta digitar o tema (como “matemática básica” ou “literatura brasileira”) e ele gera uma lista de perguntas com alternativas, podendo incluir justificativas.
Diferencial: é uma plataforma simples e direta, sendo uma opção para treinar antes das provas, inclusive, em grupo com colegas.
O Seneca Learning é uma plataforma que usa IA para montar sessões de estudo com conteúdo adaptativo e exercícios interativos. Ele aprende com suas respostas e ajusta o nível de dificuldade, oferecendo reforço nos temas que você mais erra.
Além disso, ao longo do uso da ferramenta, você vai subindo de nível, além de ter acesso a conteúdos com uma abordagem mais descontraída, aprendendo com memes e GIFs. Essa é uma forma de intercalar com as revisões mais pesadas e tornar sua rotina de estudos mais leve.
Diferencial: também traz uma perspectiva mais divertida para os estudos, além de trazer exercícios interativos, mantendo o seu engajamento nos exercícios de fixação.
A redação é uma parte que tem um forte peso para quem está em busca de uma aprovação em um curso no Ensino Superior. Uma nota baixa nela pode diminuir bastante suas chances de conseguir a vaga, mesmo que mande bem na prova.
Por isso, é importante caprichar nessa etapa. Porém, como saber se está no caminho certo ou descobrir potenciais temas que podem cair na prova? Com a Inteligência Artificial, é possível receber ideias, sugestões de como fazer uma redação e, ainda, ter feedback automático e imediato!
Essas ferramentas são capazes de analisar ortografia, gramática, coesão, coerência, repertório e estrutura, considerando os critérios que a banca avaliadora também utiliza. Algumas, ainda, indicam onde é possível melhorar, ajudando você a se aproximar da nota máxima nessa parte da avaliação!
A seguir, veja algumas IA para revisar redações e treinar escrita que podem turbinar seus estudos.
A Clarice é uma ferramenta de IA voltada para revisão de textos de diversas áreas e pode ser sua aliada na hora de treinar para a redação. É possível subir o seu texto na plataforma e ela avaliará questões como:
Além disso, ela oferece uma pontuação para sua produção textual. Assim, quanto mais próximo estiver de 100, melhor estará a sua redação!
Diferencial: a ferramenta aponta o local do texto que está com problemas e sinaliza possibilidades de melhoria, justificando a posição dela. Assim, você não só corrige o texto, mas também aprende a fazer textos melhores.
Tanto o ChatGPT quanto outras opções, como Claude e DeepSeek podem ajudá-lo a encontrar os potenciais temas que podem cair na sua prova. Selecione a opção de busca na internet para que ele considere o que tem sido debatido atualmente. Afinal, isso pode aparecer como sugestão de redação na hora da prova.
Uma sugestão de prompt para isso é:
“Sugira um tema de redação que poderia cair no Enem (ou vestibular que deseja concorrer) neste ano. Traga dois textos de apoio e uma proposta clara e objetiva para um texto dissertativo-argumentativo”.
Essas plataformas também podem ajudar na correção da redação, apontar falhas e sugerir melhorias. Nesse caso, você pode pedir com o seguinte prompt:
“Corrija minha redação no estilo Enem. Tema: A importância da empatia nas relações sociais. Avalie com base nas 5 competências e dê uma sugestão de repertório sociocultural.”
Muitas vezes, uma dúvida surge no meio do estudo e não dá sempre para esperar a resposta do professor do cursinho preparatório online ou um amigo responder. Às vezes, a diferença entre entender ou não um conteúdo está em conseguir uma explicação rápida, clara e no seu tempo.
Por isso, que tal contar com as ferramentas de IA que podem te dar esse suporte? Confira a seguir algumas das melhores opções!
A Tutor IA é uma das plataformas mais completas quando o assunto é revisão de conteúdo e resolução de dúvidas. Voltada especialmente para estudantes do ensino médio e pré-vestibular, ela oferece resumos, explicações por tópico e tira dúvidas em tempo real com base no que você está estudando.
Diferencial: tem um estilo direto, com foco total no que mais cai nas provas, e adapta as sugestões de estudo conforme o seu desempenho.
Se você souber usar os prompts certos, essas plataformas podem ajudá-lo também. Você pode pedir explicações sobre qualquer tema, resolver questões com passo a passo, revisar conteúdos ou até simular uma aula sobre um assunto específico.
Porém, atenção: para temas mais atuais, é importante selecionar a opção de busca online. Por exemplo, para estudar para o caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias do Enem.
Isso porque a base de dados de algumas dessas plataformas é limitada e, por isso, pode não trazer respostas atualizadas ou contextualizadas.
Mindgrasp AI
O Mindgrasp é uma ferramenta de IA que gera resumos automáticos, flashcards e perguntas de revisão com base em textos ou vídeos. Dá pra usá-lo com apostilas, PDFs e videoaulas, criando um conteúdo personalizado.
Diferencial: ótimo para revisar conteúdo denso de forma rápida, transformando material extenso em material mais resumido, com pontos-chave e com perguntas para testar o aprendizado.
Tem dias que a gente não quer ou, até mesmo, não consegue encarar mais uma leitura. Seja por cansaço, falta de foco, ou falta de tempo mesmo, é importante ter uma segunda opção para poder fazer uma revisão.
Nessas horas, poder ouvir o conteúdo em vez de ler pode fazer toda a diferença. É aí que a IA para transformar texto em áudio entra, sendo uma excelente forma de manter seus estudos em dia, mesmo longe dos seus materiais.
Hoje é possível converter apostilas, resumos, textos de aula e até PDFs inteiros em áudio, com voz natural, permitindo que você possa escutar onde e quando quiser. Além disso, também pode ser uma alternativa para reter as informações mais facilmente, já que estimula uma outra forma de aprendizado.
Confira a seguir algumas das ferramentas que tornam isso possível!
O Speechify é uma das ferramentas mais conhecidas para transformar textos em áudio. Ele lê documentos, PDFs, páginas da web e até imagens com texto. Você pode escolher o tipo de voz, a velocidade da leitura e ouvir direto pelo celular ou computador.
Diferencial: ele é excelente para quem quer revisar conteúdos grandes enquanto faz outras tarefas — como uma espécie de “podcast de estudos”.
O Natural Reader é uma plataforma de leitura em voz alta com IA, que converte textos em áudio de forma natural. Dá para colar o conteúdo, fazer upload de arquivos e até salvar o áudio para ouvir offline depois.
Diferencial: essa é uma ferramenta útil para transformar resumos ou capítulos de apostilas em áudio e revisar durante o deslocamento ou em momentos de pausa.
O ElevenLabs é uma plataforma de IAs que está mais avançada em síntese de voz. Ele permite transformar qualquer texto em áudio com vozes realistas, inclusive em português.
Diferencial: essa é uma opção para quem quer uma experiência de escuta mais fluida e menos “robotizada” — ótimo para conteúdos mais longos ou estudos de revisão.
Estudar para o Enem ou vestibular envolve estudar um conteúdo programático longo. Afinal, cai basicamente tudo que você aprendeu ao longo de três anos do Ensino Médio. Os resumos são uma forma estratégica de conseguir aprender mais em menos tempo, sem perder qualidade.
Porém, nem sempre dá tempo de começar do zero a produção dos seus materiais. Para criar opções de alta qualidade, que vão agilizar o seu aprendizado e revisão, conte com as ferramentas de IA!
Elas conseguem pegar textos longos — como capítulos de apostilas, PDFs ou até videoaulas — e transformar em resumos objetivos, por tópicos ou parágrafos-chave, prontos para revisar antes da prova ou, ainda, mapas mentais!
Vamos mostrar as principais opções a seguir!
O Resoomer é uma ferramenta de IA específica para resumir textos longos e acadêmicos. Basta colar o texto e ele gera um resumo automático destacando as ideias principais.
Diferencial: ideal para resumir artigos científicos, textos argumentativos ou trechos de livros que costumam aparecer em provas e simulados. Esse tipo de conteúdo pode ajudar a entender temas sensíveis que caem, especialmente, como propostas de redação.
O Smodin permite que você suba textos longos (como capítulos inteiros de apostilas) e escolha o tipo de resumo que deseja: objetivo, explicativo, por tópicos ou em parágrafo único.
Diferencial: ele é uma opção para quem precisa de resumos prontos para colar direto no planner ou caderno digital — prático e rápido.
Com o Notion AI, é possível subir um conteúdo na sua conta e pedir para a IA gerar resumos automáticos e estruturados. Depois de prontos, você poderá revisar, editar e guardar no seu sistema de organização pessoal.
Diferencial: ideal para manter todos os seus resumos centralizados, organizados por matéria e com acesso rápido na hora da revisão.
A proposta do TLDR This é simples: transformar textos complexos em versões curtas e diretas, facilitando o seu entendimento sobre o assunto. Basta colar o link ou o conteúdo, e ele faz o trabalho de condensar a informação mantendo o essencial.
Diferencial: ele pode ser usado para revisar textos jornalísticos, artigos e notícias, especialmente em atualidades — tema que sempre aparece na redação e nas questões de humanas do ENEM.
Além de ser um ótimo assistente para tirar dúvidas e revisar conteúdos, o Tutor IA também oferece recursos de resumo e organização por tópicos, com base no que você está estudando. A ferramenta consegue identificar quais são os pontos principais e monta explicações simplificadas com foco em vestibulares e ENEM.
Diferencial: combina resumo com sugestões de estudo e reforço, priorizando os temas mais cobrados nas provas.
O MindMeister é uma das ferramentas de mapas mentais mais conhecidas, com integração com IA para ajudar na criação dessas ferramentas visuais a partir de textos. Basta inserir os tópicos principais que ele organiza de forma visual e hierárquica.
Diferencial: ele é ótimo para quem aprende melhor visualmente e quer enxergar a relação entre os temas de forma clara.
O GitMind é outra ferramenta de mapas mentais que usa IA para organizar e conectar ideias automaticamente. Você pode inserir tópicos de uma matéria e deixar que a IA estruture o conteúdo por blocos lógicos, facilitando o estudo por associação.
Diferencial: ele transforma conteúdos densos em esquemas visuais rápidos de revisar, além de ter a opção de exportar como imagem ou PDF.
Uma das melhores formas de se preparar para o Enem é fazendo simulados. Eles ajudam a treinar o tempo de prova, identificar os conteúdos que você precisa reforçar e entender como as questões costumam ser cobradas.
Mas, e se em vez de pegar uma prova genérica, você pudesse fazer um simulado sob medida, com base no que tem maior dificuldade? As ferramentas de IA ajudam nisso!
Veja a seguir algumas opções que vale a pena testar!
Com o ChatGPT, é possível montar um simulado sob medida usando prompts personalizados e pode baixar em PDF, para poder realizá-lo offline. Assim, ao terminar, você pode submeter as repostas e descobrir o seu resultado.
Uma sugestão de prompt é:
“Monte um simulado com 45 questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias no estilo ENEM. Em separado, envie o gabarito e explicações detalhadas das alternativas.”
Além de resumos e mapas mentais, o Passei Direto oferece questionários inteligentes com IA, que se ajustam ao seu progresso. Ele ainda recomenda conteúdos extras com base nas questões que você erra.
Diferencial: ótimo para simular provas mais curtas e revisar imediatamente os pontos fracos.
Veja também: confira técnicas para estudar para o Enem!
O Stoodi, o melhor cursinho preparatório online, também traz o melhor da Inteligência Artificial para estudar e prepará-lo para o Enem e provas de vestibulares. Com o Tutor IA, a nossa tutoria inteligente, você terá acesso a tudo preciso para tornar sua preparação ainda mais estratégica.
Com a ferramenta, você consegue ter acesso a um cronograma personalizado e adaptado para sua rotina, que pode ser ajustado a cada mudança na sua rotina. Ou seja, esteja sempre preparado e consiga manter a disciplina nos estudos.
Mas não é só isso! Com o Tutor IA, você consegue:
Com a gente, você tem a preparação mais atualizada, estratégica e direcionada para conquistar a aprovação nos cursos mais concorridos do país.
Vem com a gente realizar o seu sonho: faça sua inscrição no Stoodi!
Se você já passou horas estudando e, dias depois, percebeu que esqueceu quase tudo, saiba…
O vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre os mais disputados do país.…
Se você está buscando informações completas sobre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), chegou ao…
Você já ouviu falar na geração de 1945? Essa fase marca um novo momento da…
Se você é um candidato para vagas no Ensino Superior no próximo ano, um dos…
Foi num cenário marcado pela censura religiosa, pela força do absolutismo e pelo domínio do…