Senso crítico: o que é e como desenvolver?
Veja como desenvolver essa importante característica para lidar com as situações do dia a dia
Você já ouviu falar em senso crítico? Os vestibulares costumam procurar essa característica em seus candidatos.
O que é senso crítico?
De acordo com o dicionário Aurélio, senso crítico é a “capacidade de analisar, refletir ou buscar informações antes de tirar uma conclusão. É a tendência de quem não aceita automaticamente o que lhe é dito ou imposto”. Essa característica se aperfeiçoa e desenvolve com a prática.
Senso crítico e senso comum: qual a diferença?
Quando a maioria das pessoas concorda com uma mesma opinião, dizemos que elas seguem o senso comum. Porém, quando um grupo tem o costume de não aceitar um pensamento padrão logo de cara, sem antes refletir sobre o tema, pesquisar e analisar o assunto, dizemos que eles possuem senso crítico.
Ou seja, alguém que tem senso crítico é alguém que questiona as coisas com frequência e busca tirar suas conclusões depois de se informar sobre o assunto, alguém que não aceita qualquer afirmação como absoluta. Já uma pessoa de senso comum é aquela que não costuma questionar os “fatos” e toma como verdade aquilo que lhe foi dito e ensinado.
Ter o senso crítico é muito importante durante os processos seletivos e ele fica visível principalmente ao escrever a redação – parte do vestibular em que o aluno deve se posicionar sobre um determinado tema.
Se você ainda não se considera tão crítico quanto gostaria, ou se você está em busca de aprimorar o seu senso crítico, fique tranquilo, pois vamos te ajudar.
Senso crítico: como desenvolver?
Veja 4 passos para desenvolver o seu senso crítico:
1. Informe-se, leia muito e conheça sempre coisas novas
Para você digerir uma informação de forma crítica, precisa, primeiro, conhecê-la. O primeiro passo no seu processo de desenvolvimento é informar-se.
Saiba das novidades, acompanhe os noticiários, leia diferentes publicações e procure sempre estar em contato com o que está acontecendo no mundo.
Atualidades Enem 2018: confira os principais temas e se prepare!
2. Faça o máximo de perguntas possível
A partir do momento que você souber da informação, questione-se.
O que aconteceu? Como? Onde? Por quê? Em que contexto? Isso é correto? Qual seria a melhor forma de resolver a situação? O que pensam os envolvidos? Estou me colocando no lugar de ambas as partes?
Refletir é a melhor forma de fazer uma análise justa e plural.
3. Pesquise mais sobre e domine o conteúdo de forma ampla
O terceiro passo para desenvolver seu senso crítico é validar todas as informações e pesquisar sobre o tema mais a fundo.
Se você não conseguiu responder a alguma pergunta feita, vá atrás. Domine o conteúdo com profundidade.
4. Converse e debata com pessoas que possuem opiniões diferentes e iguais a você
O último passo para se tornar mais crítico é descobrir como as outras pessoas interpretaram determinada informação. Converse, discuta e debata sobre o tema com amigos, parentes e conhecidos – tanto as pessoas que você tem intimidade, como as que você não tem.
Ouça a opinião delas atentamente e procure entender quais são as motivações para aquele posicionamento. Você pode discordar de uma opinião, mas concordar com alguns pontos levantados por ela.
Esse é um processo contínuo – algumas ideias serão consolidadas, mas o mais importante é que, com o tempo, essa forma de pensar se tornará natural, desenvolvendo cada vez mais o seu senso crítico.
Por fim, deixamos esse pensamento do famoso filósofo Confúcio, para você refletir:
Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela.
Desenvolver o seu senso crítico pode ajudar na hora de desenvolver uma proposta de intervenção no Enem, ou até mesmo mudar a forma como você enxerga os acontecimentos do mundo.
Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e tenha acesso a muitos conteúdos de qualidade para continuar desenvolvendo seu senso crítico e se preparar para o Enem e vestibulares.
Você também pode se interessar por: