Energia solar: vantagens e desvantagens

Energia solar: vantagens e desvantagens

Energia solar – As fontes de energia limpas e renováveis estão cada vez mais em evidência: na mídia, nos estudos e, também, nos exames, como vestibular e Enem. E, por isso, conhecer mais detalhes sobre as principais delas poderá ser fundamental para a sua preparação.

Afinal, esses são temas que podem cair de diversas formas no exame: como tema de redação, na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, na parte de energia elétrica em física ou, ainda, em geografia. Como as provas são multidisciplinares, quanto mais dominar esse assunto, maiores serão as chances de ter problemas para realizar as questões.

Confira a seguir tudo sobre o tema e prepare-se para a prova!

O que é a energia solar

A Energia Solar é aquela na qual se utiliza a fonte de calor do sol para produção de eletricidade. É considerada uma fonte de energia limpa, renovável e que está amplamente disponível.

Com a necessidade de mudar as matrizes energéticas para reduzir o uso de fontes que geram poluentes (como gás natural) e que impactem menos o meio ambiente (como as hidrelétricas prejudicam muitos ecossistemas), a Energia Solar tem ganhado mais espaço no mundo.

Hoje os principais produtores são:

  • China;
  • Japão;
  • Alemanha;
  • Índia;
  • Estados Unidos.

Ainda que ela tenha grandes vantagens, seu uso no mundo ainda é bastante restrito: apenas 1% de toda a energia gerada no planeta vem dessa matriz energética.

Como funciona a energia solar

A Energia Solar pode ser de dois tipos: a fotovoltaica e a heliotérmica. Cada uma delas funciona de uma forma e, por isso, vamos explicar melhor sobre cada uma delas.

Energia solar fotovoltaica

Nesse modelo, a radiação solar converte-se em energia elétrica. Isso é feito por meio de células fotovoltaicas, presentes em placas que ficam em lugares com maior exposição solar (normalmente em telhados).

As placas fotovoltaicas são compostas de material semicondutor. Quando aquecidas, elas geram a movimentação dos elétrons presentes, gerando um campo elétrico. Ou seja, gerando eletricidade.

Para que funcione bem, é preciso ter uma boa exposição solar – algo que temos facilmente no Brasil, não é mesmo? Apesar de ter algumas alterações em dias nublados e, até mesmo, chuvosos, ainda assim ela é estável e eficiente na produção de energia.

Energia solar heliotérmica

Já a Energia Solar heliotérmica, também conhecida como termossolar, gera energia de forma indireta. Os painéis solares, posicionados em direções diferentes, refletem a luz do sol para que elas sejam direcionadas para um ponto específico.

A ideia aqui é que essa concentração gerada pelo calor dos raios solares consiga aquecer um fluido e, a partir disso, o vapor dissipado rode as turbinas da usina, acionando o gerador. Ou seja, a energia térmica é convertida em energia solar mecânica e, após o acionamento das turbinas, aí sim ela se transforma em eletricidade – diferentemente do que ocorre no sistema fotovoltaico.

Vantagens da energia solar

A Energia Solar está cada vez mais sendo incentivada, justamente, pelos benefícios que ela é capaz de proporcionar. Estão entre elas:

  • é uma fonte de energia que pode, inclusive, ser individualizada, ou seja, uma família pode ter suas placas fotovoltaicas e ter uma subsistência de fonte de energia para a demanda daquela residência;
  • o investimento no sistema de Energia Solar se paga em um prazo razoável, pela economia gerada;
  • é uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável;
  • a fonte de energia é gratuita, por ser um recurso da natureza;
  • os sistemas, sejam eles fotovoltaicos ou heliotérmico, ocupam pouco espaço, não demandando grandes áreas para geração de energia;
  • ela gera energia mesmo em dias nublados e chuvosos;
  • o sistema pode ser utilizado para gerar energia e aquecer a água da residência;
  • possui baixo impacto ambiental no meio, prejudicando minimamente o ecossistema local;
  • são sistemas resistentes e que não demandam manutenções constantes, o que as torna mais econômicas a longo prazo;
  • hoje o usuário pode vender a energia sobressalente para as concessionárias e ter um abatimento ainda maior nos custos com energia elétrica;
  • beneficia propriedades que estão mais distantes de torres de transmissão.

Desvantagens da Energia Solar

Ainda que seu uso esteja aumentando, principalmente após programas de incentivo no Brasil, como o Programa de Desenvolvimento de Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD) e o Pró-sol, o avanço da Energia Solar no Brasil ocorre de forma mais lenta principalmente devido a algumas desvantagens de seu uso.

As principais delas são:

  • alto custo inicial para a instalação do sistema, o que demanda um investimento imediato. Como muitas pessoas, mesmo com o financiamento, não conseguem fazê-lo, isso minimiza o uso nas propriedades;
  • é preciso ter um espaço razoável nos telhados para a instalação dos sistemas e muitas casas e condomínios podem não conseguir ter benefícios com a instalação;
  • variações no fornecimento de energia podem ocorrer de acordo com o clima. Por exemplo, uma sequência de dias muito nublados pode diminuir a produção energética e, dependendo do gasto, pode ser necessário recorrer à rede elétrica tradicional;
  • não há uma capacidade de armazenamento de energia em grandes quantidades, diferentemente do que ocorre em outros tipos de energia;
  • no caso de grandes usinas heliotérmicas, para atender uma alta demanda de geração de energia, o calor produzido na região pode prejudicar a fauna local. Por exemplo, os espelhos atraem pássaros, que morrem por não suportarem o calor no espaço.

Descubra mais sobre como a energia solar e outras fontes de energia caem no Enem e vestibulares com o Stoodi

Tanto a energia solar quanto outras fontes renováveis aparecem bastante em provas como Enem e vestibulares. Dominar esses assuntos pode garantir pontos importantes que poderão ser o diferencial para conquistar uma vaga nos melhores cursos e deixar os concorrentes para trás.

E para chegar preparado para as provas, conte com o Stoodi. Além de conhecer mais sobre fontes de energia, você pode aprofundar seus conhecimentos em todos os principais conteúdos, com aulas atualizadas, mais de 30 mil exercícios e com simulados para ajudar no sucesso do seu exame.

Você encontra essas e outras ferramentas no cursinho online que mais aprova no país! Vem conferir: utilize nossa plataforma por 14 dias sem pagar nada! Ao final, temos certeza de que verá como o Stoodi é a melhor opção para sua trajetória.

Faça sua inscrição e comece já a buscar sua vaga no curso que deseja! Vem com o Stoodi!