Categorias: Geografia

Toyotismo: o que é e principais características!

Confira 5 perguntas respondidas sobre o tema e entenda o conceito toyotista 

Dominar os sistemas de produção, como o Toyotismo, Fordismo e Taylorismo, é essencial para mandar bem no Enem e vestibulares, já que eles podem ser relacionados às questões de Sociologia, História e Geografia.

Para entender a maneira como se produzia em cada contexto histórico e ficar ainda mais preparado para os processos seletivos, nós separamos 5 perguntas que vão revelar tudo sobre o Toyotismo.

Confira nossas dicas e aproveite para testar seus conhecimentos. Vamos lá?

O que é o Toyotismo?

O Toyotismo é um sistema de produção baseado na fabricação sob demanda. Ele foi criado no Japão por Taiichi Ohno, um funcionário da Toyota, com o objetivo de eliminar o desperdício durante o processo e, principalmente, evitar a acumulação de mercadorias no estoque.

O método ficou conhecido e passou a ser usado em diversos países a partir das décadas de 1960 e 1970, com o aumento do consumo, somado ao surgimento do neoliberalismo e as influências da globalização.

Esse método de produção é usado até hoje em diversas empresas. A seguir, conheça suas características e veja como o Toyotismo funciona no dia a dia.

Características do Toyotismo

Podemos destacar como a principal característica do Toyotismo a produção flexível. Ela vai variar de acordo com a necessidade do consumidor.

Antes de fazer qualquer produto, são feitas pesquisas de mercado e é preciso ter a demanda declarada. É por isso que o conceito é chamado “Just in Time”. A produção começa a partir do momento que o pedido for feito.

Além disso, podemos pontuar outras características, como:

  • A mão-de-obra é qualificada, treinada e tem consciência das diversas etapas de produção, mesmo se concentrando em apenas uma;
  • Como os funcionários estão por dentro do processo de produção, pode acontecer de serem realocados para desempenhar outra atividade;
  • Foco na qualidade total do produto e sua diferenciação no mercado;
  • Eliminação de desperdícios;
  • Trabalho em equipe;
  • Zero defeito na fabricação dos carros da Toyota.

Como surgiu o sistema toyotista

Com as grandes indústrias e a alta concorrência do capitalismo industrial, a busca pelo aumento do lucro estava desenfreada. Desta forma, optou-se pela modernização das máquinas, as jornadas de trabalho ficaram cada vez maiores, com mão-de-obra barata e salários menores.

Até então, os trabalhadores executavam o trabalho completo, todos juntos e desorganizados, participando do início, meio e fim da produção.

Foi quando Frederick Taylor teve uma ideia para deixar o modelo de produção mais produtivo: com a divisão do trabalho por etapas e trabalhadores especializados em uma função específica, poderia evitar o  “desperdício de movimento”.

Foi assim que surgiu o Taylorismo, nos Estados Unidos. Esse novo formato de produção tinha como característica a hierarquia e burocratização, já que contava com a supervisão humana (um trabalhador seria responsável por controlar um grupo de trabalhadores).

Logo em seguida, Henry Ford bebeu da fonte do Taylorismo e adaptou criando um novo método de produção: em vez de cada trabalhador pegar a mercadoria, fazer o trabalho e passar para a frente, uma esteira poderia deixar tudo mais rápido na linha de montagem.

Foi então que surgiu o famoso sistema de produção: Fordismo. Com ele, o ritmo era ditado pelas fábricas e os trabalhadores precisavam se adequar. A consequência foi um aumento ainda maior de produção, já que os funcionário produziam mais com a mesma jornada de trabalho.

Economicamente, a produção em massa e larga escala foi muito boa a curto prazo. Porém, com o tempo, os mercados ficaram abastecidos por produtos iguais, sem giro. O consumidor já não queria mais aquilo (ele tinha preferências que não foram atendidas) e os produtos ficaram estocados.

Como você já deve imaginar, para um produto ficar parado no estoque tem um certo custo. Os gastos cresceram e o lucro não era mais o mesmo. A solução para esse problema foi encontrada no Japão, por Taiichi Ohno.

O sistema de produção toyotista surgiu para evitar os desperdícios e estoques parados. As mercadorias passaram a ser feitas de acordo com as preferências e necessidades do consumidor e com foco na qualidade.

Contribuição do Toyotismo para o lucro e produção

Já que a produção era feita sob demanda, o Toyotismo não contava com o custo do estoque cheio. Além disso, os produtos eram focados no cliente e isso aumentava a saída de cada um deles.

Quer ver um exemplo? Você gostaria de comprar um carro do jeito que a montadora quer ou prefere escolher a cor e tipo de material usado no interior? Pois é. Isso tudo aumentava as vendas e refletia em aumento do lucro no final do mês.

Diferença entre o Taylorismo, Fordismo e Toyotismo

Existem algumas diferenças entre os sistemas de produção. Apesar de considerarmos o Taylorismo-Fordismo complementares, confira uma tabela com detalhes dos três métodos:

Detalhes: Taylorismo Fordismo Toyotismo
Origem Estados Unidos Estados Unidos Japão
Criado por Frederick Taylor Henry Ford Taiichi Ohno
Diferencial Divisão das tarefas Esteira na linha
de montagem
Produção Just in Time
Característica Organização do trabalho Aumento do ritmo
de trabalho
Produção flexível

E aí, está pronto para mandar bem nas questões de Toyotismo? Agora você precisa ficar afiado em outras matérias também para mandar muito no Enem e vestibulares. Faça seu plano de estudos e se prepare para as provas!

Stoodi

Postagens recentes

Como fazer um prompt perfeito

Para quem usa o ChatGPT como um aliado nos estudos, sabe que, muitas vezes, pode…

% dias atrás

Como escolher o melhor cursinho para o Enem?

Sempre é o melhor momento para começar a preparação para a prova do Enem, não…

% dias atrás

O que é Chat GPT?

Se você não esteve isolado da internet no último ano, com certeza já ouviu falar…

% dias atrás

Quais são as diferenças entre universidade municipal, estadual e federal?

O Ensino Médio é um momento de transição, no qual você está, provavelmente, já de…

% dias atrás

Isenção Enem 2024: confira as datas e como solicitar

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 começa já! Afinal,…

% dias atrás

O que significa IGC?

O Índice Geral de Cursos (IGC) é um dos parâmetros mais utilizados por algumas faculdades…

% dias atrás