Categorias: Português

Português: tudo sobre uma das línguas mais faladas no mundo

Conheça a história, características e principais autores da língua portuguesa

 

português  é uma língua mundialmente conhecida, falada por mais de 200 milhões de pessoas ao redor do planeta. Entre os países que utilizam a língua lusitana oficialmente, estão Brasil, Portugal, Moçambique e Angola. Mais adiante, mostraremos todos os países que fazem parte desse grupo.

Recentemente, foi feito um acordo entre as nações que usam a língua portuguesa  de forma oficial para tentar padronizar a forma de escrita e pronúncia das palavras mais tradicionais. O Brasil começou a fazer parte desse acordo em 2009, mas as mudanças se tornaram oficiais em todo o país a partir de 2016.

A  gramática  da língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis que existem, por ser repleta de regras e, também, exceções a essas regras. Isso torna a língua muito rebuscada e trabalhosa de se aprender em sua totalidade.

História da língua portuguesa

A língua portuguesa, como você já deve imaginar, surgiu onde hoje está localizada a Galiza e também o norte de Portugal. Ela é derivada do latim vulgar introduzido na Península Ibérica há mais de dois mil anos.

Com a queda do Império Romano, a língua portuguesa seguiu seu processo de diferenciação das outras línguas românicas. Foi nessa época, durante o século V, que surgiram as primeiras alterações fonéticas que foram documentadas e registradas em dicionário.

A partir do século IX, passou a ser utilizada em documentos escritos. Passou por um período de forte desenvolvimento e, em torno do século XV, já contava com uma literatura bastante rica.

Ao longo dos séculos XV e XVI, com as navegações e conquistas portuguesas, o português começou a se espalhar por outros países e ganhar território mundial. Lugares como o Brasil, Goa, Índia, Macau e Timor-Leste começaram a utilizar a língua portuguesa como forma de comunicação. No Sri Lanka, foi a língua exclusiva por quase 350 anos.

No dia 5 de maio é celebrado o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, data comemorada em todo território onde a língua lusitana está presente.

Principais regras do português

O estudo da língua portuguesa é um processo bastante longo e cheio de conteúdo. Tanto que é matéria obrigatória durante todo o período estudantil, até mesmo na faculdade. São muitos assuntos, muitas regras e muitas informações.

Entre os vários pontos a serem estudados na língua portuguesa, é preciso estar atento a esses:

Principais autores da língua portuguesa

A literatura escrita em língua portuguesa é bastante rica e recheada de autores que conseguiram expressar de forma clara emoções diversas e contar as mais diversas histórias utilizando tanto a linguagem culta, mais rebuscada, quanto a coloquial, mais utilizada no dia a dia.

Na literatura brasileira, alguns dos principais destaques são:

Já na literatura portuguesa, alguns dos principais destaques são:

Países que falam português

língua portuguesa  é falada por mais de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo e está entre as 6 línguas mais faladas no planeta. Desse total de falantes, o Brasil concentra cerca de 80% da população total. Além do Brasil, outros países que falam português são:

  • Portugal
  • Guiné-Bissau
  • Angola
  • Cabo Verde
  • Moçambique
  • Timor Leste
  • São Tomé e Príncipe
  • Guiné Equatorial

Você sabe quais são as línguas mais faladas no mundo, que estão à frente do português? Talvez a sua 1ª resposta seja o inglês, por ser tão falada por aí. Mas, a língua mais falada mundialmente é o mandarim, utilizado na China. Veja lista com as 10 línguas mais faladas no mundo:

  • Mandarim
  • Espanhol
  • Inglês
  • Hindi
  • Árabe
  • Português
  • Bengali
  • Russo
  • Japonês
  • Panjabi

Pegadinhas da língua portuguesa

A  língua portuguesa  é cheia de pegadinhas ou expressões que confundem a pessoa que está escrevendo. Há palavras que são ditas da mesma forma, mas escrita de maneiras diferentes e com significados diferentes, o que pode dificultar a sua correta utilização.

Uma das principais pegadinhas da língua portuguesa é em relação ao uso de por que, por quê, porque e porquê. Durante a fala, todas essas opções são expressas da mesma forma, mas cada uma delas é escrita de forma diferente e também utilizada em frases com sentidos distintos.

Além disso, existem palavras que possuem a grafia bastante semelhante, são ditas da mesma forma, mas expressam ideias completamente diferentes. Um exemplo clássico para esse caso é traz ou trás.

Outra pegadinha bastante popular é a confusão sobre quando a palavra é grafada com x ou quando é grafada com ch. Um exemplo bastante utilizado nesse caso é apontar qual seria a grafia correta: enxergar ou enchergar?

É essencial entender bem essa matéria para mandar bem no caderno de linguagens do Enem.

Stoodi

Postagens recentes

Melhores universidades particulares do Mato Grosso

Para quem está em busca de uma universidade particular para fazer seus estudos e garantir…

% dias atrás

Como fazer um prompt perfeito

Para quem usa o ChatGPT como um aliado nos estudos, sabe que, muitas vezes, pode…

% dias atrás

Como escolher o melhor cursinho para o Enem?

Sempre é o melhor momento para começar a preparação para a prova do Enem, não…

% dias atrás

O que é Chat GPT?

Se você não esteve isolado da internet no último ano, com certeza já ouviu falar…

% dias atrás

Quais são as diferenças entre universidade municipal, estadual e federal?

O Ensino Médio é um momento de transição, no qual você está, provavelmente, já de…

% dias atrás

Isenção Enem 2024: confira as datas e como solicitar

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 começa já! Afinal,…

% dias atrás