Descobrimento do Brasil: explore nossa história marcante
Foto: reprodução portal EBC
Hoje, 22 de abril, é comemorado o dia em que os portugueses chegaram em nossas terras e declararam o descobrimento do Brasil. Foi em 1500 que 13 caravelas atracaram em nosso país, lideradas por Pedro Álvares Cabral.
De acordo com a Coroa Portuguesa, os navios iriam para as Índias em busca de especiarias. Porém, no meio do caminho, Cabral se confundiu, perdeu a rota inicial e acabou em terras brasileiras.
O professor Dimas afirma que não se sabe ao certo o que realmente aconteceu. Segundo ele, existem algumas evidências de que os portugueses já tinham conhecimento desse território. Uma delas foi o Tratado de Tordesilhas, um acordo entre Portugal e Espanha estabelecido em 1494 – seis anos antes.
O Tratado de Tordesilhas determina a criação de uma linha imaginária traçada a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. Pelo acordo, as terras localizadas a oeste dessa linha seriam da Espanha e as terras localizadas a leste da linha seriam de posse de Portugal.
“Mas como alguém pode dividir algo que não foi descoberto? ”, questiona o professor.
É importante destacar que há registro de uma passagem dos espanhóis em território brasileiro, em 1499. Foi nesse ano que a Espanha anunciou a descoberta da foz do Rio Amazonas – localizada no Brasil.
Contudo, não tem como afirmar que os portugueses não foram os primeiros a chegar aqui ou em que ano isso aconteceu. Para o estudante, fica o questionamento a fim de desenvolver uma reflexão e praticar seu senso crítico.
Veja quais foram os próximos passos do reino de portugal, fazendo do Brasil a sua colônia. Lembre-se do rei Marquês de Pombal e de suas importantes ações!