Categorias: Matemática

Números decimais: resumo, conceito e exercícios

Tudo o que você precisa saber para mandar bem no ENEM

Saber fazer cálculos de decimais pode te ajudar a responder muitas questões no ENEM. Para se ter uma ideia, esse tipo de operação já apareceu em mais de 20 questões nas edições passadas da prova.

Pensando nisso, o prof. Paulo fez um resumo explicando o que são os números decimais e como se faz a sua multiplicação. Quer saber do melhor? Além disso, ele vai dar dicas de como esse assunto pode ser abordado pelo ENEM.

Números fracionarios e decimais

Decimais são os números que não são inteiros e podem ser, basicamente, representados por números com vírgulas¹. Para você entender exatamente o que são os números decimais, vamos fazer uma retomada:

Temos os números inteiros, aqueles que já conhecemos bem:

Depois de visualizar isso, vale a pena a gente dar uma olhada no conjunto dos números racionais. Faz parte desse conjunto todo número que puder ser escrito na forma de fração. Por exemplo:

Muita atenção agora, pessoal: é importante lembrar que algumas divisões não são exatas, pois nem sempre equivalem a um número inteiro. É justamente aqui que entram os números decimais.

Se você pegar o número 2/3, por exemplo, você vai notar que dá para escrever ele na forma de fração – o que o torna um número racional – e, o mais importante de tudo, que esse número equivale a 0,6666666…, por isso pode ser dito que ele é um número decimal.

Lembrando que ele é decimal porque não é inteiro (nota-se pelo uso da vírgula) e racional porque pode ser escrito em forma de fração.

– Ahhh, entendi. E como eu faço cálculos com decimais?

Você deve fazer as operações da mesma forma que você faz com números inteiros. A única diferença é que você vai ter que contar as casas da vírgula para colocá-la no lugar certo.

Multiplicação de números decimais

Por exemplo, vamos imaginar que você precisa fazer a conta 2,5 x 1,5. Primeiro você faz a multiplicação normal, sem prestar atenção na vígula:

 

Depois que você encontrou o número, é hora de procurar a posição da vírgula.

Como nesse caso temos uma casa da vírgula no primeiro número e mais uma casa da vírgula no segundo número, precisamos andar duas casas de vírgula. Logo, o resultado correto será 3,75.

Viu só? É bem simples.
Não precisa se preocupar.
Agora que já entendemos como fazer as operações, está na hora de descobrir como esse assunto pode cair no ENEM.

De acordo com o professor, é extremamente importante o aluno saber identificar a posição e o significado de cada número. – Como assim?

Vamos te explicar com um exemplo bem lúdico.

Foto: Roberto Castro/ Brasil2016
Acabou de acontecer as Olimpíadas no Rio de Janeiro, certo? Durante a prova de atletismo de 200 metros rasos, Usain Bolt conseguiu completar a prova no tempo de 19,791 segundos – esse é um número decimal.

Qual o significado de cada casa desse número?

19 inteiros
7 décimos – que seria 70% de um segundo
9 centésimos – seria 9% de um segundo
1 milésimo – que seria    1
1.000

“Isso eu já vi no ENEM”, conta o prof. Paulo. “A questão envolvia a posição do número e queria saber qual o seu significado”, completa.

Essa questão que o professor está comentando caiu no ENEM 2012 e pedia para o candidato fazer a leitura de um hidrômetro para saber quanto uma casa consumiu de água durante o mês.

Dê uma olhada e já comece treinando por ela:  

(ENEM 2012) Os hidrômetros são marcadores de consumo de água em residências e estabelecimentos comerciais. Existem vários modelos de mostradores de hidrômetros, sendo que alguns deles possuem uma combinação de um mostrador e dois relógios de ponteiro. O número formado pelos quatro primeiros algarismos do mostrador fornece o consumo em m3, e os dois últimos algarismos representam, respectivamente, as centenas e dezenas de litros de água consumidos. Um dos relógios de ponteiros indica a quantidade em litros, e o outro em décimos de litros, conforme ilustrados na figura abaixo:

a) 3534,85.

b) 3544,20.

c) 3534850,00.

d) 3534859,35.

e)  3534850,39.

Alternativa correta: D

¹ Todo número decimal pode ser escrito na forma de fração com o numerador e denominador sendo números inteiros, e o denominador diferente de zero. 

Agora que você já sabe o que são os números decimais, saiba como transformar frações em decimais e resolva alguns exercícios para ficar afiado no assunto

Stoodi

Postagens recentes

Como fazer um prompt perfeito

Para quem usa o ChatGPT como um aliado nos estudos, sabe que, muitas vezes, pode…

% dias atrás

Como escolher o melhor cursinho para o Enem?

Sempre é o melhor momento para começar a preparação para a prova do Enem, não…

% dias atrás

O que é Chat GPT?

Se você não esteve isolado da internet no último ano, com certeza já ouviu falar…

% dias atrás

Quais são as diferenças entre universidade municipal, estadual e federal?

O Ensino Médio é um momento de transição, no qual você está, provavelmente, já de…

% dias atrás

Isenção Enem 2024: confira as datas e como solicitar

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 começa já! Afinal,…

% dias atrás

O que significa IGC?

O Índice Geral de Cursos (IGC) é um dos parâmetros mais utilizados por algumas faculdades…

% dias atrás