Se tem uma coisa que você precisa saber para fazer uma prova incrível no Enem é conhecer muito bem as fórmulas matemáticas. Um dos assuntos mais importantes são as fórmulas de PA e PG. Sempre é bom revisá-las, pois PA e PG são parecidas e fica fácil confundir os cálculos.
Você lembra o que são PA e PG? Vamos dar uma olhada cuidadosa nas fórmulas para entender esse importante tema da matemática!
PA e PG são sequências finitas ou infinitas de números que seguem uma lógica ou razão. PA é a sigla para progressão aritmética, enquanto PG significa progressão geométrica. Vamos conversar melhor sobre cada uma delas a seguir?
A progressão aritmética é aquela sequência numérica em que cada termo (a partir do segundo) corresponde à soma do anterior com um valor chamado razão (r).
Ou seja, se você começa por um número qualquer e a ele soma um valor r, obtém o segundo número da PA. Então, somando novamente r, chega ao 3º termo e assim por diante. Uma PA de três termos, em que o primeiro termo seja chamado de a, pode ser mostrada assim:
PA (a, a + r, a + 2r)
Ou seja, a é o primeiro termo, a + r o segundo, e a + 2r o terceiro.
Quando observamos a evolução dos termos, podemos fazer algumas classificações sobre a PA. Confira!
É aquela PA que tem um número definido de termos. Por exemplo, uma PA de cinco termos na qual o termo inicial é 0 e a razão é 2:
PA (0, 2, 4, 6, 8)
A PA é infinita quando o domínio em que ela está inserida é infinito. Veja o exemplo abaixo:
PA (10, 11, 12, 13, 14…)
Uma PA é crescente quando a razão entre os termos é positiva, ou seja, r > 0. Assim, cada novo termo é maior que o anterior.
Quando a razão é negativa, ou seja, r < 0, então a PA é decrescente, pois cada novo termo é menor que o antecessor dele.
A PA pode ser constante, se r = 0. Nesse caso, os termos são todos iguais.
Chegamos ao ponto que interessa: qual a fórmula da PA? Depende do que você quer encontrar! Uma PA tem várias fórmulas, com diferentes informações. Para facilitar, nós separamos cada caso.
Os termos da PA são identificados pela posição que ocupam na sequência. Representativamente, você teria uma PA infinita mostrada assim:
PA (a1, a2, a3, a4, a5…)
Quando a questão do Enem falar sobre o N-ésimo (ou enésimo) termo de uma PA, ela está se referindo ao termo que está na posição n.
Por exemplo: e o décimo termo? Nesse caso, você precisa calcular qual o número que está na posição 10, ou seja, o termo a10. Fácil, não é? Basta ir somando a razão r até achar o 10º termo da PA.
Mas se a questão quiser que você diga qual o 123º termo? Então, temos que aprender a fórmula do N-ésimo termo. Ela também é chamada Termo Geral de uma PA, pois pode ser usada para descobrir o valor que está em qualquer posição. Tome nota:
an = a1 + (n – 1) . r
Viu só? Das duas formas, chegamos ao mesmo resultado.
Agora, vejamos como encontrar a razão de uma PA. É simples, se você tiver pelo menos dois termos consecutivos. Se você souber an e também a(n-1) ou a(n+1), basta fazer a subtração entre o termo de maior posição e seu antecessor. Calcule:
r = an – a(n-1) ou r = a(n+1) – an
Caso não saiba dois termos consecutivos, use a fórmula do termo geral, isolando r. Desta forma:
R = (an – a1)/(n – 1)
Essa é uma questão muito comum. Como saber a soma dos termos de uma PA (Sn), sem ter que calcular de cabeça cada termo e somar, correndo risco de errar? Aplicando a seguinte fórmula:
Sn = n . (a1 + an)/2
Cabe ressaltar que as PAs infinitas não têm uma fórmula para a soma dos termos, pois é impossível determiná-la.
E mais uma fórmula é importante para que você domine o assunto da PA: a fórmula do termo central ou termo médio da PA (TM). Como saber qual o número que ocupa a posição do meio em uma PA com n termos? Tome nota:
TM = (a1 + an)/2
A progressão geométrica (PG) não é muito diferente da PA. A ideia é a mesma: uma sequência numérica que tem uma lógica. Agora, no caso da PG, a razão (na PG, ela é identificada por q) não é somada ao termo anterior, mas multiplicada. Para entender melhor, veja como uma PG pode ser representada:
PG ( a, a.q)
Ou ainda:
PG (a, a.q, a.q²)
Você pode classificar uma PG da mesma forma que uma PA. Confira!
Tem número finito de termos. Por exemplo, a PG de 5 termos, com a1 = 1 e q = 10:
PG (1, 10, 100, 1000, 10000)
Já a PG infinita é aquela que está em um domínio infinito, sem especificação da quantidade de termos. Veja a PG com a1 = 1 e q = 2:
PG (1, 2, 4, 8, 16…)
Na PG crescente, cada termo é maior que o anterior. Isso acontece quando:
Já a PG decrescente é aquela em que cada termo é menor que o antecessor. Ela acontece em duas situações:
Na PG constante, a razão é igual a 1 e cada termo é igual ao anterior.
Essa PG alterna o sinal de cada membro quando o primeiro deles é diferente de zero e a razão é negativa (a1 ≠ 0 e q < 0).
Acontece quando o primeiro termo é diferente de zero, mas a razão é zero, fazendo com que os demais também sejam nulos (a1 ≠ 0 e q = 0).
As fórmulas da PA e PG são diferentes, portanto, tenha sempre atenção para não confundir na hora de resolver questões. Conheça cada fórmula da PG a seguir!
A fórmula do termo geral ou do N-ésimo termo da PG é a seguinte:
an = a1 . q(n-1)
Para calcular a razão da PG, dividimos dois termos consecutivos: o último fica no numerador, e seu antecessor no denominador. Ou seja:
q = a(n+1)/an
Mas, sem conhecer dois termos consecutivos, podemos fazer o cálculo usando o termo geral da PG, substituindo os outros valores e encontrando q:
an = a1 . q(n-1)
Para saber quanto dá a soma dos termos de uma PG (Sn), anote a fórmula:
Sn = a1 . (qn – 1)/(q – 1)
A PG infinita permite calcular a soma dos termos (S). A fórmula é a seguinte:
S = a1/(1 – q)
Agora você já tem todas as fórmulas de PA e PG, mas precisa praticar para não esquecer. Por isso, aproveite os exercícios sobre progressão aritmética e progressão geométrica que o Stoodi disponibilizou para você!
Mas caso queira assistir uma aula sobre PA ou sobre PG, você também pode. Veja as videoaulas que preparamos e saiba mais.
Veja também:
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…