Um dos principais tópicos de Matemática é a fração. Todo estudante aprende sobre isso em algum momento da vida escolar, e podemos dizer ainda que esse é um aprendizado válido para toda a vida.
Sabe aqueles conteúdos que nem todo mundo acaba usando no futuro? Esse não é o caso das frações. Em vários contextos, podemos aplicar esse conhecimento e aqui você vai tirar as principais dúvidas. Acompanhe!
Uma fração é o mesmo que uma parte ou porção, embora o seu valor seja variável. Por exemplo, quando compramos uma pizza de oito pedaços e comemos quatro deles, o que sobra representa 1/2 ou metade.
Então, a fração supõe uma divisão em partes iguais e pode equivaler a diferentes porções do todo, como um terço, dois quintos, três quartos etc. Se os dois números da fração são iguais, isso quer dizer que estamos falando do todo, como acontece em quatro quartos ou duas metades.
A representação gráfica de uma fração é sempre um número sobreposto a outro, separados por um traço. A parte de cima indica o numerador e a parte de baixo o dividendo ou denominador.
Em outras palavras, o número inferior representa a quantidade de partes pelo qual o todo foi dividido e o número superior aponta as partes em questão.
Ler uma fração é simples, mas a maneira correta não é apenas dizer os números como fazemos ao falar “cinco sobre sete” ou “dois sobre quatro”. Apesar de ser possível entender dessa forma, a leitura é diferente.
O denominador é quem dá o nome para cada fração, pois ele é quem indica quantas partes existem ao todo. Quando o número está entre 2 e 9, usamos as seguintes nomenclaturas:
A partir de então, a nomenclatura segue as casas decimais como: décimos, centésimos, milésimos etc. Se a fração não é um decimal “redondo” (tipo cem ou mil), o certo é incluir a palavra avos depois do número. Veja alguns exemplos a seguir:
Algumas diferenças entre frações fazem com que elas sejam classificadas em grupos. Conheça os principais para saber identificar todo tipo de fração.
Uma fração própria é toda fração em que o numerador é um número menor que do denominador. Isto é, estamos falando de uma parte menor que o todo, seja ela qual for. Exemplos:
Ao contrário das frações próprias, as impróprias são aquelas que o número de cima (numerador) é maior que o denominador. Como isso pode acontecer? É o mesmo que comer nove pedaços de pizzas que são divididas em oito fatias. O resultado é sempre maior que um número inteiro. Exemplos:
Imagine que uma maçã foi cortada em quatro partes iguais. Se você comer duas delas, terá consumido 2/4. Isso é o mesmo que dizer que comeu metade, pois 1/2 e 2/4 são frações equivalentes. Ou seja, multiplicando o numerador e o denominador por um número em comum, você encontra esse resultado. Exemplos:
Uma fração aparente é aquela que pode ser simplificada por um número inteiro. Fazer essa divisão é algo quase automático, o que é facilitado pelo fato de o numerador ser sempre um múltiplo do denominador. Exemplos:
Quem está aprendendo frações ou recordando a matéria pode ficar em dúvida sobre como esse tópico pode ser cobrado em uma prova. Por isso, deixamos aqui dois exercícios resolvidos para facilitar essa tarefa. Confira!
Roberval comprou uma chácara para passar o fim de semana com a família. A ideia é investir na área de lazer e deixar o local bem agradável para se divertirem juntos. Em seu terreno, foram plantadas 9 árvores frutíferas com distanciamento igual e exato entre elas. Como poderíamos representar a distância entre a primeira e a terceira?
A – 1/3
B – 1/8
C – 2/8
D – 3/8
Resposta certa: C – 2/8. Desenhe as 9 árvores, e a distância entre cada uma delas é considerada uma parte da fração. Da primeira até a segunda temos uma parte, da segunda até a terceira temos mais uma parte. Portanto, 2/8.
Mariana ganhou um saco com 18 bombons do seu pai de presente. Quantos bombons ela deve comer para dizer que consumiu 5/6 do que ganhou?
A – 12
B – 15
C – 17
D – 14
Resposta certa: B – 15. É preciso encontrar uma fração equivalente, considerando que 18 é o número real do todo. Então, fazendo a divisão de 18 por 6, temos o número 3 que é o multiplicador comum. Logo, 5 vezes 3 igual a 15 e 5/6 é o mesmo que 15/18.
Apesar de esse não ser um tema difícil, estudar Matemática requer muita atenção e dedicação. Essa, com certeza, é uma das matérias que merecem foco! Em provas como vestibulares e o Enem, ter um bom desempenho nessa parte pode destacar a sua nota dos demais candidatos e deixar você mais perto de conseguir seu objetivo.
Tópicos básicos — como as frações — devem ser revisados até que não fique nenhuma dúvida. Inclusive, esse é um assunto que pode ser combinado com outros em várias questões da avaliação, afinal, saber o que é uma fração é considerado primordial.
Se você tem dificuldade com a matéria ou quer ajuda para aumentar a eficiência dos seus estudos, conte com o Stoodi! Temos um curso gratuito de preparação para o Enem e também planos pagos com alguns diferenciais agregados, como cronograma de estudos personalizado, videoaulas e simulados exclusivos.
Além de aprender sobre fração, você vai desenvolver seu potencial e aumentar as suas chances de sucesso. O que está esperando? Faça seu cadastro agora mesmo!
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das instituições de ensino superior mais…