Muito conhecida pelos estudantes e constantemente sendo cobrada nos vestibulares, a função de 1º grau é uma matéria importantíssima na Matemática. Isso porque, para entender as outras funções mais complexas (de 2º grau, exponencial e logarítmica, por exemplo), é preciso saber manipular corretamente todos os cálculos que envolvem a função de 1º grau.
Deste modo, preparamos para você um post explicando o que é uma função de 1º grau, como é o seu gráfico, como achar a sua raiz e de que forma esta matéria poderá ser cobrada no Enem. Confira!
Uma função é classificada de 1º grau sempre quando ela puder ser escrita na forma de y = ax + b. Em outras palavras, é uma função cuja incógnita (comumente expressa pela letra “x”) está elevada à potência 1 e que tem um coeficiente “a” diferente de zero.
Este é um tópico que infelizmente é pouco comentado pelos professores, mas é extremamente importante para os alunos, até porque causa uma certa confusão.
A função de primeiro grau recebe outros nomes similares, os quais podem aparecer na prova e exigir do aluno a devida interpretação. São eles:
Sendo assim, todos os nomes acima equivalem à mesma matéria: função de 1º grau.
Ao ler sobre gráfico de função afim, automaticamente o estudante precisa associar com uma reta, já que todo gráfico de função de 1º grau (seja qual for o valor dos coeficientes “a” e “b”) é expresso por uma reta.
Além desse conceito, é relevante também o estudante analisar corretamente qual a influência do sinal do coeficiente “a” para o perfil da reta.
Quando uma expressão de primeiro grau tem um coeficiente “a” maior que zero, seu gráfico obrigatoriamente será uma reta crescente.
Já para coeficientes “a” negativos, a reta sempre será decrescente.
Em relação à análise do coeficiente “b” para o estudo do gráfico, basta lembrar que o valor numérico de “b” representa o ponto onde a reta intercepta o eixo y (conhecido também como eixo das ordenadas).
Uma função é crescente quando o seu coeficiente “a” é maior que zero (como já destacamos acima). Além disso, é interessante dizer que esse tipo de função (como o próprio nome sugere) tem um comportamento crescente à medida que aumentamos o valor da variável “x”. Para melhor compreensão, acompanhe o exemplo abaixo:
Considere a função: y = 3x + 2.
Se x = 1, ao substituirmos achamos y = 5.
Seguindo esse raciocínio, se x = 2, y = 8.
Por último, se x = 3, y = 11.
Notamos, então, que o aumento de “x” implica o aumento de “y”, caracterizando assim uma função crescente.
Para o estudo da função decrescente, a análise é reversa, isto é, se aumentamos o “x”, o valor de “y” decresce. Veja abaixo o exemplo:
Considere a função: y = – 2x + 1.
Se x = 1, ao substituirmos, achamos y = – 1.
Adotando o mesmo raciocínio, se x = 2, y = – 3.
Por fim, se x = 3, y = – 5.
Portanto, “x” aumenta enquanto que “y” diminui na mesma proporção, evidenciando assim uma função decrescente.
Raiz de uma função (seja qual for o grau) é todo número que, ao ser substituído na equação (no lugar de “x”), tem a capacidade de zerar a sentença. Graficamente falando, é o ponto onde a reta toca no eixo x (conhecido também como eixo abscissa).
Basta você igualar a equação a zero e calcular o “x” correspondente. Veja:
y = 10x + 5
10x + 5 = 0
10x = – 5
x = – 5/10
x = -1/2
Logo, o número – 1/2 é raiz da função y = 10x + 5.
A função afim pode aparecer no vestibular das mais diversas formas. Acompanhe dois exemplos abaixo:
1) Considere a equação y = mx + 100 e responda:
a) Ache os valores de m para que essa função seja crescente.
b) Sabendo que – 10 é raiz dessa função, ache m.
c) Para qual valor de “x” obtemos y = 1000?
a) Para que esta função seja crescente, o coeficiente m tem que ser positivo, ou seja, m > 0.
b) Basta substituir – 10 em “x” e igualar a função a zero, já que sabemos que – 10 é raiz.
m(-10) + 100 = 0
-10m + 100 = 0
-10m = – 100
m = 10.
c) Agora que sabemos que a função é y = 10x + 100, precisamos apenas substituir y = 1000 para acharmos o “x” correspondente.
10x + 100 = 1000
10x = 1000 – 100
10x = 900
x = 900/10
x = 90.
2) Uma padaria vende o kg do pão a R$ 14,00. João, toda manhã, compra pães nessa padaria e sempre paga no cartão de crédito. Sabendo que a padaria cobra uma taxa fixa de R$ 2,00 para compras no cartão de crédito, ache:
a) a função de primeiro grau que descreve o valor a ser pago por João.
b) o valor a ser pago caso João compre 5 kg de pão.
a) Considerando “y” o valor a ser pago, bem como “x” o número de kg de pão comprado, temos:
y = 14x + 2.
b) Para acharmos o valor a ser pago na compra de 5 kg de pão, basta substituir “x” por 5, veja:
y = 14.(5) + 2
y = 70 + 2
y = 72.
Portanto, percebemos que função de 1º grau não é uma matéria complicada como muitos estudantes acham. Ela apenas requer atenção nos cálculos, interpretações de gráfico e problemas de construção de funções. Além disso, vale ressaltar que para resolver exercícios de função afim não é necessário decorar fórmulas, o que torna essa matéria ainda mais acessível para o estudante.
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