Professores Paulo e Larissa explicam o que é cada um deles, como calcular e como eles costumam aparecer nos exercícios
Na aula parece simples, mas na hora de resolver os exercícios, o MMC e MDC causam várias dúvidas, né?! Relaxe que hoje vamos entender tudo sobre essas duas propriedades.
Para isso, precisaremos de uma ajudinha dos nossos professores de matemática. O prof. Paulo vai explicar o que é cada um deles e vai mostrar como você pode calcular. Já a profa. Lari vai dar as dicas e explicar como esses dois assuntos costumam ser cobrados.
Então, vamos começar com uma retomada.
A sigla MDC significa Máximo Divisor Comum. No exercício, nós vamos procurar o maior número que é divisor dos números do enunciado.
Divisor é aquele que divide um número e obtém um resultado exato. O 1 é o primeiro divisor de todos os números e o último divisor de um número é ele próprio.
Comum é quando o mesmo número divide os números envolvidos no exercício.
Máximo é o maior número encontrado.
Para encontrar o MDC, nós temos dois processos. Vamos ver um exemplo do modo mais básico:
Precisamos encontrar o MDC dos números 12 e 18. Então, vamos escrever os números naturais que dividem o 12 e o 18, separadamente.
D(12) = {1, 2, 3, 4, 6, 12}
D(18) = {1, 2, 3, 6, 9, 18}
Nós encontramos os divisores naturais. O próximo passo é encontrar os divisores comuns entre o 12 e 18. Se você olhar bem, os divisores comuns são os números 1, 2, 3 e 6.
Entre os divisores comuns, nós precisamos encontrar o máximo divisor comum. Ou seja, o maior divisor comum. Nesse nosso exemplo, o MDC é o 6.
mdc (12, 18) = 6.
“Esse processo ficou simples porque usamos números baixos. Porém, quando nós tivermos números mais altos, nós precisaremos de um outro processo para descobrir o MDC”, explica o prof. Paulo.
A outra forma para calcular o divisor comum é colocar os números um ao lado do outro, e fazer a divisão simultânea.
12, 18 | 2*
6, 9 | 2
3, 9 | 3*
1, 3 | 3
1, 1 |
Comece a divisão com os números primos. O número 2, por exemplo, divide o 12 e o 18. Coloque os resultados destas divisões abaixo do 12 e do 18. O número 2, novamente, divide o 6, porém não divide o 9, então apenas o copie e siga o cálculo. Como o 2 não divide nem o 3, nem o 9, passe para o próximo número primo, que é o 3, e assim por diante.
Faça um asterisco nos números que dividiram os dois envolvidos (nesse caso, o 12 e 18) e multiplique esses números para encontrar o resultado.
MDC (12, 18) = 2.3 = 6
“A vantagem de calcular dessa forma é que você pode calcular quatro, cinco ou mais números de forma simultânea”, conta o professor.
A sigla MMC significa Mínimo Múltiplo Comum. No exercício, nós vamos procurar o menor número que é múltiplo dos números do enunciado.
Múltiplos são aqueles números que resultam da multiplicação de um número pelos números naturais. Por exemplo: os primeiros múltiplos do 3 são os números que estão na tabuada do 3.
Comum é quando o mesmo número é múltiplo dos números envolvidos no exercício.
Mínimo é o menor número entre todos os encontrados.
Existem algumas formas de encontrar o MMC. Vamos começar pela mais básica. Eu tenho os números 2 e 3, por exemplo. Como calcular esse MMC?
Primeiro, vamos encontrar os múltiplos de cada um, isolados.
M(2) = {2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18…}
Quantos múltiplos de 2 existem? Infinitos.
M(3) = {3, 6, 9, 12, 15, 18, 21…}
Quantos múltiplos de 3 existem? Infinitos também.
Nós já encontramos alguns múltiplos, agora precisamos encontrar os múltiplos comuns entre 2 e 3.
“Se nós observarmos, o primeiro múltiplo comum é o 6, depois temos o 12, o próximo é o 18 e por aí vai. Podemos perceber que de 6 em 6 números, nós temos um múltiplo comum”, afirma o prof. Paulo.
Como nós queremos descobrir o mínimo múltiplo comum, o menor entre eles é o 6.
mmc(2,3) = 6
“Esse processo é interessante para identificar os múltiplos dos dois números. Fica até um pouco mais simples para entender o significado do MMC. Porém, tem outra forma que podemos calcular”, comenta o professor.
Vamos explorar essa outra maneira. Precisamos encontrar o MMC entre 30 e 36, por exemplo. A gente coloca um número do lado do outro, uma barra e começamos uma espécie de fatoração.
30, 36 |2
15, 18 |2
15, 9 |3
5, 3 |3
5, 1 |5
1, 1 |
Comece a divisão com os números primos. O número 2, por exemplo, divide o 30 e o 36. Nós repetimos ele e o 2 só divide o 18. Nesse caso, nós copiamos o 15 na linha de baixo e continuamos o cálculo.
Com a operação, nós tivemos o 2², o 3² e o 5. Nós vamos multiplicar eles para encontrar o mmc.
mmc (30, 36) = 2².3².5
mmc (30, 36) = 4.9.5
mmc (30, 36) = 180
“Repare que 180 é o menor múltiplo comum, mas a cada 180 nós teremos outros múltiplos comuns”, explica o professor.
De acordo com a professora Lari, a maior dificuldade dos alunos é saber quando usar o MMC e MDC.
MMC: “A gente usa muito quando é preciso somar ou subtrair duas frações. Para deixar o denominador das duas frações iguais, você pode fazer o MMC – assim, você encontra um número comum entre eles”, explica a professora.
MDC: “De forma geral, é o que aparece nos problemas. A gente acaba usando o MDC nos problemas”, afirma Lari.
A dica da profª Lari é escrever a sequência dos números e seguir o enunciado.
“Por exemplo, eu tenho um probleminha com os números 4, 8 e 12. Independente do que o enunciado pede, escreva o número de sequência do 4, do 8 e do 12 e veja se essa sequência é de divisor ou de múltiplo”, conclui.
Curtiu nosso post? Então, confira nosso guia completo sobre matemática e pratique com a lista de exercícios de MMC e MDC.
Já pensou em fazer sua graduação fora do Brasil, mas não sabe como? Nos últimos…
Imagine poder fazer seu curso de Ensino Superior em uma das melhores universidades do nordeste…
Se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode parecer um grande desafio,…
A estratificação social é um fenômeno presente em todas as sociedades e se manifesta de…
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma referência nacional em educação, pesquisa e…
A Literatura de Cordel é uma das manifestações culturais mais ricas e autênticas do Brasil,…