Matéria que constantemente é cobrada no vestibular (mesclada entre Matemática, Física e Química), o sistema de medidas é importante para o aluno não apenas para a sua vida estudantil, mas, também no seu dia-a-dia. Isso porque estamos cercados de medidas em praticamente todas as tarefas que realizamos, seja ir ao açougue, seja conferir a conta de água por meio do volume consumido no mês.
Porém, mesmo muito presente em nossa rotina, o sistema de medidas causa muitas dúvidas, até porque, há várias possibilidades de conversões e diferentes padrões sendo utilizados em cada país.
Por isso, preparamos para você um post explicando tudo sobre esse assunto, bem como demonstrando como que ele pode aparecer no Enem. Acompanhe!
Sistema de medida é um sistema composto por um conjunto de unidades de medidas o qual é formado pelas unidades fundamentais (também chamado de unidades de base) e que a partir delas são derivadas todas as outras unidades existentes no mundo.
Em outras palavras, é um sistema padrão e que sempre utiliza uma unidade de base como forma de representação.
A unidade tempo pode ser expressa em segundos, minutos, horas, entre outras. Já o comprimento pode ser representado por metro, quilômetro, decâmetro etc. Ou seja, como as unidades podem ser expressas de variadas formas, o Sistema Internacional – SI de medidas visa padronizar uma unidade para cada sistema de medida, facilitando assim as tarefas em nosso dia-a-dia.
Sendo assim, veja abaixo alguns exemplos de padronização das unidades pelo Sistema Internacional:
Agora que já conhecemos quais são as unidades fundamentais, veja abaixo como que elas podem ser representadas de diferentes formas.
O comprimento de qualquer coisa pode ser expresso das seguintes formas:
Sendo que de cima para baixo você deve multiplicar por 10 para realizar a correta conversão. Exemplificando, 1 km equivale a 10 hm, 100 dam, 1000 m e assim sucessivamente.
A unidade de massa pode ser mensurada como:
A lógica de conversão segue o raciocínio do comprimento, ou seja, 1 kg vale 10 hg, 100 dag, 1000 g e assim sucessivamente.
O volume é uma das unidades que mais causam dúvidas entre os estudantes, isso porque além de sua representação usual (demonstrada abaixo), ele também pode ser expresso por meio de capacidade (sendo o litro a unidade mais conhecida).
A unidade de volume pode variar entre:
Já para realizar a conversão entre essas unidades, devemos multiplicar por 1000 a cada “degrau” que descemos. Exemplificando: 1 km³ vale 1.000 hm³, 1.000.000 dam³ e assim por diante.
Uma das unidades de medida mais utilizadas, o tempo pode variar de segundos, minutos, horas e dias, sendo o cálculo de conversão muito simples: 1 dia equivale a 24 horas, 1.440 minutos ou 86.400 segundos (basta multiplicar por 60 para realizar as conversões hora -> minutos -> segundos).
Existem apenas 3 unidades capazes de mensurar a temperatura:
Para a conversão entre elas é preciso utilizar as seguintes fórmulas:
Utilizamos a fórmula TK = TC + 273, em que TK equivale à temperatura em Kelvin e TC à temperatura em graus Celsius.
Utilizamos a fórmula TC/5 = (TF – 32)/9, em que TC é temperatura em graus Celsius e TF é temperatura em Fahrenheit.
Nesta ocasião, um macete para você não ter que gravar mais uma fórmula é converter a temperatura Kelvin ou Fahrenheit (depende do exercício) primeiramente para graus Celsius, e, posteriormente aplicar a fórmula de conversão adequada, chegando assim no resultado por meio de manipulação matemática.
Os prefixos foram criados para facilitarem a escrita de medidas que ficam muito grandes ou muito pequenas quando expressas pelas unidades já conhecidas. Como exemplo, imagine que a diferença de tempo entre dois carros em uma corrida de fórmula 1 seja de 0,001 segundos.
Para ficar mais simples de representar (inclusive mais limpo visualmente) é mais prático utilizar o prefixo mili (m), o qual equivale a milésima parte da unidade. Ou seja, 0,001 s é a mesma coisa que 1 ms (milissegundo).
Os prefixos mais comuns e que aparecem em provas são:
Um ótimo exemplo de aplicação de conversão de unidades é a transformação da temperatura entre as suas 3 respectivas escalas. Veja abaixo:
Converter 36°C em F:
Converter 30°C em K:
Desse modo, agora que você já aprendeu o que é sistema de medidas, bem como as suas aplicações no vestibular, fica mais simples de notar o quão importante esta matéria é, até porque, ela envolve unidades as quais nos deparamos diariamente.
Curtiu nosso post? Para ajudar você ainda mais, queremos que conheça nosso Plano de Estudos! Com ele seus estudos rendem muito mais a partir de videoaulas com professores incríveis para preparar você para os vestibulares e Enem!
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…