Saber bem a matéria sobre unidades de medida é um bom caminho para quem quer ser aprovado no Enem, já que esse tipo de conteúdo pode aparecer em questões de Matemática, Física e Química. Por isso, aprender sobre todas as unidades de medida, bem como suas respectivas conversões, passa a ser essencial para todos os vestibulandos.
Em vista disso, para ajudar nos seus estudos, preparamos um conteúdo para falar sobre o que é unidade de medida, quais são as principais, como converter unidades de medida e de que forma elas podem aparecer na prova do Enem. Acompanhe!
Podemos definir unidade de medida como sendo as grandezas que fazem parte do sistema métrico decimal, a partir das quais conseguimos medir com exatidão o tempo, comprimento, massa e outros tipos de grandeza presentes na natureza.
Em nosso país, utilizamos o sistema métrico para ordenar a escala de comprimento, sendo ela disposta da seguinte forma:
Quilômetro (km) -> hectômetro (hm) -> decâmetro (dam) -> metro (m) -> decímetro (dm) -> centímetro (cm)-> milímetro (mm).
Deste modo, para converter algum valor da esquerda para a direita, devemos multiplicar por 10 a cada “pulo” de casa. Exemplificando, 10 km são 100 hm, 1000 dam e assim sucessivamente.
Já se caminharmos da direita para a esquerda, o raciocínio segue o mesmo, contudo, a operação matemática que deve ser feita é a divisão por 10.
A unidade de medida de massa no sistema internacional é representada de acordo com a escala abaixo:
Quilograma (kg) -> hectograma (hg) -> decagrama (dag) -> grama (g) -> decigrama (dg) -> centigrama (cg) -> miligrama (mg).
Já para a conversão, aplicamos a mesma lógica da conversão na escala de comprimento, multiplicando por 10 da esquerda para a direita e dividindo por 10 da direita para a esquerda.
A grandeza volume é obtida ao elevarmos qualquer unidade de comprimento ao cubo, e sua escala no sistema internacional é a seguinte:
km³ -> hm³ -> dam³ -> m³ -> dm³ -> cm³ -> mm³.
Já neste caso a conversão da esquerda para a direita precisa ser multiplicada por 1000, e, caso você queira converter alguma unidade da direita para a esquerda, é necessário dividir por 1000 a cada “pulo” de casa.
As unidades de tempo geralmente são as mais conhecidas pela população, porque elas fazem parte do nosso dia a dia. São elas:
Segundos – minutos – horas – dias.
A conversão das unidades de tempo funciona assim:
Desse modo, de horas para minutos devemos multiplicar por 60 e, de minutos para segundos, também precisamos multiplicar por 60.
Seja para resolver exercícios de Matemática, seja para solucionar questões de Física, há algumas conversões que você necessariamente precisa lembrar para fazer uma prova de vestibular. São elas:
Além disso, vale destacar que não podemos confundir a escala de tempo com a escala de comprimento, isso porque muitos estudantes misturam os conceitos e cometem equívocos do tipo:
As duas equivalências acima estão erradas. A conversão correta é:
1. Em uma maratona, os participantes precisam correr 45 km e ainda fazer o percurso no menor tempo possível para conquistar a vitória. Um corredor, após 2 horas e 50 minutos, completou 40,5 km e abandonou a prova devido ao cansaço.
Qual das opções abaixo representa a distância e o tempo que esse corredor obteve na prova imediatamente após seu abandono?
a) 40.500 metros e 10.200 segundos.
b) 405.000 milímetros e 10.200.000 segundos.
c) 450.00 metros e 12.000 segundos.
d) 405.000 decímetros e 12.000 segundos.
Alternativa correta letra “a”. Passando 40,5 km para metros, encontramos 40.500 metros (devemos multiplicar por 1000); já passando 2 horas e 50 minutos para segundos, encontramos 10.200 segundos (devemos multiplicar 170 minutos por 60).
2. (Enem) Uma empresa especializada em conservação de piscinas utiliza um produto para tratamento da água cujas especificações técnicas sugerem que seja adicionado 1,5 ml desse produto para cada 1000 l de água da piscina. Essa empresa foi contratada para cuidar de uma piscina de base retangular, de profundidade constante igual a 1,7 m, com largura e comprimento iguais a 3 m e 5 m, respectivamente. O nível da lâmina d’água dessa piscina é mantido a 50 cm da borda da piscina.
A quantidade desse produto, em mililitro, que deve ser adicionada a essa piscina de modo a atender às suas especificações técnicas é:
a) 11,25
b) 27,00
c) 28,80
d) 32,25
e) 49,50
Alternativa correta letra “b”.
Primeiramente calculamos o volume V:
V = altura x comprimento x largura
V = 1,20 x 5 x 3
V = 18 m³.
Como 1000 litros equivalem a 1 m³ e, sabendo que precisamos de 1,5 ml do produto por m³ de volume, temos:
Total da quantidade = 18 x 1,5
Total da quantidade = 27 mililitros.
Viu como a matéria unidades de medida tem bastante aplicação? Por isso, para se preparar para o Enem é fundamental praticar muitos exercícios para facilitar a fixação da matéria, para que assim, na hora da prova, você tenha mais agilidade no raciocínio e encontre as melhores soluções durante as conversões de unidades.
Achou legal estudar sobre as unidades de medida? Quer ter acesso a conteúdos ainda mais aprofundados? Então venha para a Stoodi e conheça nosso plano de estudos. Com ele, a sua aprovação no vestibular é certa!
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das instituições de ensino superior mais…
No Brasil colonial, um dos capítulos mais inspiradores de resistência à opressão foi liderado por…
Os combustíveis fósseis desempenham um papel central na história da humanidade, sendo responsáveis pela maior…