Como os óleos essenciais podem contribuir para o relaxamento na hora do estudo?

Sabemos como pode ser estressante o estudo para uma prova, seja ela uma avaliação do colégio ou mesmo um vestibular e, entre as dificuldades mais mencionadas dos alunos estão a falta de foco ou de concentração na hora de absorver os conteúdos. Quanto a esse aspecto, os óleos essenciais oferecem uma grande ajuda.

Como os óleos essenciais podem contribuir para o relaxamento na hora do estudo?

Sabemos como pode ser estressante o estudo para uma prova, seja ela uma avaliação do colégio ou mesmo um vestibular e, entre as dificuldades mais mencionadas dos alunos estão a falta de foco ou de concentração na hora de absorver os conteúdos. Quanto a esse aspecto, os óleos essenciais oferecem uma grande ajuda.

A aromaterapia é muito conhecida por estimular a concentração, que, por sua vez, auxilia o aluno a resolver problemas mais difíceis, como a leitura de um texto clássico ou a solução de alguma questão de matemática mais trabalhosa. 

Saiba quais são as qualidades dos óleos essenciais e como eles podem te ajudar nessa jornada estudantil lendo esse artigo!

Qual é a relação entre os óleos essenciais e a sensação de calma no corpo humano?

O uso de óleos essenciais é benéfico, pois eles provêm de plantas, flores, cascas e ervas, que, por sua vez, proporcionam um alívio natural da sensação de estresse e o restabelecimento da calma. Isso acontece devido às pequenas moléculas que entram em contato com a pele e estimulam o campo do cérebro relacionado à memória e ao humor.

Por que os óleos essenciais afetam o cérebro?

Nosso cérebro possui um sistema chamado “sistema límbico”, onde ocorre o recebimento de tudo o que nosso nariz capta. As informações que cada aroma oferece são então decifradas pelo córtex olfativo do cérebro e convertidas em ação. Finalmente, as moléculas aromáticas se espalham pelo corpo, alcançando vasos sanguíneos, órgãos e músculos. 

Apesar do número de moléculas que chegam ao cérebro variar de acordo com quão profundamente se respira, uma gota de óleo essencial já carrega efeitos muito importantes. Por exemplo, para uma boa noite de sono, recomenda-se pingar um pouco do óleo essencial de lavanda no travesseiro. Somente esse cheiro já pode ajudar a relaxar.

Além do óleo de lavanda, alguns óleos essenciais são relacionados ao relaxamento e à calma, fundamentais para o estudo: o de camomila, o de Lemon, o de cedro e o de laranja, para citar alguns exemplos.

Os óleos de lavanda, laranja, manjericão e cedro são especialmente recomendados para relaxar depois de um dia mais tenso. A bergamota, o limão siciliano e a camomila romana, por sua vez, podem ser ótimos ansiolíticos e possuem efeitos antidepressivos.

Como utilizar os óleos essenciais?

Como os óleos essenciais são bastante concentrados e seus efeitos são bastante poderosos, muitas vezes é preciso diluí-los antes de aplicá-los na pele e, para isso, são usados os carreadores. 

É possível também utilizá-los em um aromatizador de ambientes, em óleos vegetais usados para massagem e até em aromatizadores pessoais (um colar aromático que a pessoa pode inalar durante o dia, pois está sempre junto ao corpo dela).   

Óleos essenciais de alecrim

Os óleos essenciais de alecrim podem ser usados principalmente para melhorar possíveis dificuldades de memorização. Em testes realizados, esses óleos conseguiram estimular em até 75% a memória e a capacidade de lembrar de algo futuramente.

Óleos essenciais de lavanda

Um dos óleos mais versáteis que existem, propicia o bem-estar físico e emocional, além de ajudar no relaxamento e diminuição da ansiedade e aumentar o foco, a concentração e o desenvolvimento do intelecto.

Óleos essenciais de hortelã-pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta é responsável por ajudar na concentração e no estímulo mental, sem contar que o seu aroma é muito agradável. Possui em sua constituição os compostos mentol e mentona, que auxiliam muito no combate à ansiedade e à depressão, que, por sua vez, afetam muitos estudantes, principalmente atualmente.

Óleos essenciais de manjericão

Muito indicado para pessoas que passam longas horas do dia estudando, esses óleos essenciais têm um efeito refrescante que ajuda muito na fadiga mental, além de trazer muito mais disposição por meio do estímulo de centros vitais do corpo. Funciona também como um tônico para o corpo e como um clareador mental.

Associados a uma alimentação saudável, uma boa noite de sono e a uma rotina que divide bem a hora dos estudos e do descanso, os óleos essenciais podem oferecer uma ótima ajuda para quem quer se sair bem nas provas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *