Cena ou sena: é com s ou c?
Assim como acontece com várias palavras na Língua Portuguesa, o emprego de “s” ou “c” gera muita confusão, principalmente quando as palavras são homófonas, ou seja, a pronúncia é igual, mas a grafia e o significado são diferentes.
Este é o caso de cena e sena. As duas palavras existem e estão corretas. São pronunciadas da mesma forma, mas significam coisas completamente diferentes. Continue a leitura e confira!
Cena: significado
Cena, com “c”, faz referência a um lugar onde a ação acontece, à própria ação ou a um cenário ou paisagem. É muito utilizado no contexto de apresentações de teatro. Tem origem na palavra latina scena, sendo sinônimo de acontecimento, episódio, palco, local, espaço, entre outros.
Pode, ainda, fazer referência a um escândalo, um escarcéu, uma dissimulação.
Exemplo do uso de “cena”
- Qual é a sua cena preferida no filme que assistimos ontem?
- A polícia já está na cena do crime, investigando.
- Neste quadro, o pintor reproduziu uma cena bastante familiar.
Sena: significado
Por sua vez, a palavra sena, grafada com “s”, tem origem no latim sena, sendo sinônima de seis. Neste caso, faz referência a conjuntos de seis, como a face do dado, a peça do dominó de duas senas, cartas com o número seis no baralho, entre outros.
Em um sentido ainda mais restrito, pode indicar o nome de um povoado indígena em Moçambique – África. Aparece ainda como o nome botânico de várias espécies de plantas ou faz referência a famílias italianas (Senna/Sene/Sena).
No Brasil, seu uso é muito frequente nas loterias nacionais, como na Mega-Sena, principal prêmio dos sorteios da Caixa Econômica Federal.
Exemplo do uso de “sena”
- Você viu quem ganhou na Mega-Sena deste mês?
- Escolhi a sena de ouros no baralho dessa vez.
Curtiu nosso post? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera e mandar bem no Enem 2021! Cadastre-se: