Esse ou este: qual dos termos devo utilizar?
Confira a diferença entre os dois pronomes demonstrativos
Este e esse são pronome demonstrativos. Eles têm a função de indicar uma ideia, um local, uma pessoa, um objeto, entre outros. Apesar de serem tão parecidos, esses termos devem ser utilizados em momentos distintos.
Este: é usado toda a vez que você estiver mostrando algo próximo de você (locutor). Há também a possibilidade de ser usado indicando uma informação que não foi dada no texto.
Esse: é usado toda a vez que você estiver mostrando algo próximo de quem você conversa (locutário). Pode ser utilizado também ao indicar uma informação que já foi apresentada no texto.
Vamos ver como isso funciona na prática:
Imagine uma conversa entre um professor e um aluno. O professor está na lousa e é quem puxa o papo (locutor), já o aluno está na sua carteira, ouvindo e respondendo (locutário).
Quando o prof. for contar que o giz é muito bom, ele deve usar o pronome este, já que está muito próximo dele. Já quando ele for conversar sobre o caderno do aluno, ele deve usar o pronome esse, pois está bem mais perto do estudante.
Por exemplo:
“Este giz é muito bom, pena que resseca a minha mão”.
“Esse seu caderno é completinho, tem várias divisórias e ajuda a se organizar”.
Agora, vamos imaginar que você está escrevendo uma redação para o vestibular e ficou em dúvida sobre qual pronome usar. Nesse caso, lembre-se sempre:
Se você já deu a informação, use esse.
Se você ainda vai contar sobre o que se trata o texto, use este.
Por exemplo:
“Este é o real problema dos brasileiros: a corrupção”
“A corrupção é o grande problema atual. Esse crime, infelizmente, faz parte da vida dos brasileiros”.
Entenderam? Parece difícil, mas no fundo é bem tranquilo. Pratiquem bastante e bom estudo!