Quando eu devo usar os pronomes eu e mim?
Confira a dica e não fique mais em dúvida.
Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual pronome usar: eu ou mim. Você sabe qual está correto? Na verdade, os dois – mas cada um em seu contexto específico.
Veja agora quando você deve usar cada um deles:
Eu
Classificado pelos gramáticos como pronome pessoal reto, o “eu” deve ser usado sempre com a função de sujeito da frase. Sendo assim, o pronome indica quem realizará as ações – ele vai aparecer na frase de forma ativa.
Por exemplo:
Eu preciso terminar o resumo – Quem vai terminar o resumo sou “eu”.
O pronome “eu” é o sujeito da frase, então “eu” que realizo a ação.
Você já ouvir dizer que mim não conjuga verbo? É justamente porque o pronome “eu” vai aparecer antes de verbos, no momento em que estivermos indicando uma ação.
Mim
Já o pronome mim é classificado como pronome pessoal oblíquo. Ele deve aparecer na frase com a função de objeto indireto no complemento. Está parecendo grego isso aqui, né? O que você tem que lembrar é que ele não realiza a ação, ele aparece na forma passiva e geralmente no final de frases.
Por exemplo:
Ele sentiu muita saudade de mim – Quem sentiu a saudade foi “ele”.
“Ele” que realizou a ação. Por isso, o “mim” aparece como complemento da frase (quem sente saudade, sente saudade de alguém ou de alguma coisa).
Podemos notar também que o pronome “mim” veio precedido de uma preposição. Seria completamente errado dizer que alguém sentiu saudade de eu.
Dica
Antes de verbo: usar o pronome eu
Depois de preposição: usar o pronome mim
– E se acontecer de aparecer os dois elementos na mesma frase?
Isso pode acontecer mesmo, como na frase “A professora fez de tudo para eu apresentar”. Nesse caso, mantém a regra de que antes de verbo sempre usamos o pronome “eu”.
Para mais dicas como essas, o Stoodi criou uma plataforma com vídeoaulas e exercícios para te ajudar. Cadastre-se gratuitamente:
1 comments
feiaa