Trás ou traz: saiba quando usar cada um deles
Trás ou traz? Trás (com “s” e acento) é um advérbio de lugar que se refere à parte posterior. Já a palavra Traz (com z) é uma das formas conjugadas do verbo trazer.
Trás ou traz?
Por serem pronunciados da mesma forma, os termos traz e trás podem gerar muitas dúvidas na hora de escrever uma redação. A grande questão é: qual deles está certo? É traz ou trás? Existe alguma diferença entre os dois?
Na verdade, os dois termos estão certos e existem na Língua Portuguesa – cada um dentro do seu contexto específico. A diferença é que “trás” é um advérbio de lugar e “traz” é a conjugação do verbo trazer na 3ª pessoa do singular.
Diferença entre trás e traz
Vamos explicar as diferenças de trás e traz de uma forma mais simples, para que você saiba quando usar cada uma das palavras em suas diferentes formas.
Traz (verbo)
Trazer é um verbo irregular muito usado. Pode ter vários significados, como transportar, levar, encaminhar e até como sinônimo de atrair, manter. Conjugando o verbo trazer no presente do indicativo temos:
Eu trago
Tu trazes
Ele traz
Nós trazemos
Vóz trazeis
Eles trazem
Exemplo de traz
- Dinheiro não traz felicidade.
- Ela sempre traz muitas coisas na mala.
- Ele sempre traz flores para sua namorada.
Trás (advérbio)
Quando escrito com “s” e com acento, é um advérbio e refere-se à parte posterior. Ele possui o significado de após e atrás. Vale lembrar que ele sempre será acompanhado por uma preposição.
Exemplo de trás:
- Agora é lei usar cinto no banco de trás.
- Olhe disfarçadamente para trás.
- Saia de trás da porta!
Entendeu? É bem simples. Agora que você já sabe a diferença entre traz e trás, dificilmente você errar na hora de escrever.
Se quiser praticar seus conhecimentos sobre as classes de palavras e outras matérias, assine já o Stoodi e aproveite todas as ferramentas disponíveis para ajudar na sua preparação para o Enem e vestibulares.
2 comments
Gostei, explicação objetiva e clara, mas deixo uma observação, poderia ter mais exemplos.
Eu digo trás ou traz a mala que está no banco do carro.