Ânions e cátions: o que são, tipos e mais!
Muito comum nas provas de Química dos vestibulares tradicionais, o ganho e a perda de elétrons pelas partículas são fenômenos que o estudante precisa saber bem para resolver questões que envolvem átomos.
Em outras palavras, entender o conceito de ânion e cátion é essencial para a compreensão de matérias mais complexas e para a resolução de exercícios que exigem do aluno interpretação de cargas eletrônicas.
Deste modo, por se tratar de um assunto tão importante na Química, preparamos um conteúdo explicando o que é ânion e cátion, como eles se formam, o que é regra do octeto e de que forma esse assunto poderá aparecer nas questões de vestibular e do Enem. Boa leitura!
O que são ânions?
Uma partícula pode ser classificada como ânion quando recebe um elétron de outra partícula, isto é, ela passa agora a ter um desequilíbrio de cargas, tendo assim mais elétrons do que prótons. Por isso, todo ânion é representado por um sinal negativo, o qual indica seu maior número elétrons em relação ao número de prótons.
Tipos de ânions
Como há variações em relação à diferença entre elétrons e prótons, há diferentes tipos de ânions na natureza, os quais são classificados como:
- ânions monovalentes têm carga -1;
- ânions bivalentes têm carga -2;
- ânions trivalentes têm carga -3;
- ânions tetravalentes têm carga -4.
Exemplos de ânions
Veja agora algumas partículas classificadas como ânions:
- Cl-1 (cloro);
- Br-1 (bromo);
- F-1 (flúor);
- O-2 (oxigênio);
- S-2 (enxofre).
Tabela de ânions
Por se tratar de vários elementos químicos, os ânions podem ser separados em uma tabela, a qual o classifica quanto ao número de elétrons recebidos. Veja abaixo quais sãos os principais:
Monovalentes
- Cloreto – Cl–;
- Brometo – Br–;
- Iodeto – I–;
- Fluoreto – F–.
Bivalentes
- Sulfeto – S-2;
- Sulfito – SO3-2;
- Sulfato – SO4 -2;
- Óxido – O-2.
Trivalentes
- Nitreto – N-3;
- Ortofosfato (fosfato) – PO4-3;
- Arsenato – AsO4-3.
Tetravalentes
- Pirofosfato – P2O7-4;
- Ortossilicato – SiO4-4.
Cátion e ânion
Já o cátion segue a lógica contrária do ânion, isso porque ele é caracterizado por perder elétrons, fazendo assim com que a partícula tenha um desequilíbrio de carga tendendo para o polo positivo. Dessa forma, todo cátion é representado pelo sinal +, o qual denota o seu maior número de prótons em relação ao número de elétrons.
Tipos de cátion
Da mesma maneira que os ânions têm classificações, os cátions também são separados em:
- cátions monopositivos têm carga +1;
- cátions dipositivos têm carga +2;
- cátions tripositivos têm carga +3;
- cátions tetrapositivos têm carga +4.
Exemplos de cátion
Confira abaixo alguns exemplos de cátions:
- Na+1 (sódio);
- K+1 (potássio);
- Mg+2 (magnésio);
- Ca+2 (cálcio).
Regra do octeto
Também conhecida como Teorema do Octeto, a regra do octeto determina que os átomos tendem a buscar estabilidade eletrônica e ficarem neutros, ou seja, ter a mesma quantidade de prótons e elétrons. Em outras palavras, ter 8 elétrons na camada de valência.
Sendo assim, é por esse motivo que os íons se unem e dão origem a novos compostos, já que eles se atraem e buscam a estabilidade eletrônica. Um bom exemplo é o cátion Na+ e o ânion Cl− , que se atraem e, ao alcançarem o equilíbrio das cargas, formam o sal (NaCl – cloreto de sódio).
Exercícios: ânions e cátion
Confira agora 3 questões de vestibular que exigem do estudante a interpretação dos conceitos de ânion e cátion.
1. (Mack – 2006) Na dissolução em água do cloreto de hidrogênio gasoso (ou gás clorídrico), formam-se íons H3O 1+ e Cl 1−. A respeito desse fenômeno, fazem-se as afirmações.
Dado: número atômico H = 1; O = 8 e Cl = 17.
I) As moléculas do HCl, por serem polares, são atraídas fortemente pelas moléculas de água.
II) Há a quebra da ligação covalente no HCl.
III) A reação é de ionização.
IV) O ânion produzido tem oito elétrons na última camada.
Estão corretas
a) I e II, somente.
b) I, III e IV, somente.
c) II e III, somente.
d) I, II e III, somente.
e) I, II, III e IV.
Resolução
Alternativa correta letra “e”. Todas as alternativas estão corretas, já que se trata de um composto polar, com ligação covalente, que sofre uma ionização ao ser dissolvido em água e gera um ânion com 8 elétrons na camada de valência.
2. (UFLA – 2001) Um íon de um elemento químico possui 46 elétrons, 62 nêutrons e carga elétrica igual a +1. As alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
a) A massa atômica de um isóbaro desse elemento é igual 109.
b) O seu número atômico é 45.
c) Trata-se de um cátion.
d) No seu núcleo existem 109 partículas entre prótons e nêutrons.
e) Esse elemento, no estado neutro, possui 5 camadas eletrônicas (K, L, M, N e O).
Resolução
Alternativa correta letra “b”. Como o íon tem 46 elétrons e carga elétrica +1 (cátion), concluímos que ele perdeu 1 elétron, logo, seu número atômico é de 47.
3. (PUC RS – 2015) Durante o verão, verificam-se habitualmente tempestades em muitas regiões do Brasil. São chuvas intensas e de curta duração, acompanhadas muitas vezes de raios. No litoral, essas tempestades constituem um risco para os banhistas, pois a água salgada é eletricamente condutora. Isso se explica pelo fato de a água salgada conter grande quantidade de _________, como Na+ e Cl−, livres para transportar carga elétrica no meio. Uma maneira de liberar essas partículas é dissolver sal de cozinha em um copo de água. Nesse processo, os _________ existentes no sal sofrem _________.
As expressões que completam corretamente o texto são respectivamente:
a) átomos – cátions e ânions – ionização.
b) átomos – átomos e moléculas – dissociação.
c) íons – elétrons livres – hidrólise.
d) íons – cátions e ânions – dissociação.
e) moléculas – átomos e moléculas – ionização.
Resolução
Alternativa correta letra “d”. Na+ e Cl− são íons, sendo que: Na+ é um cátion e Cl− é um ânion, ambos oriundos da dissociação em água.
Portanto, agora que você já sabe o que são ânion e cátion, bem como de que maneira eles se formam, vale ressaltar a importância de praticar mais exercícios, para que assim você fique mais preparado caso este assunto caia no vestibular.
É interessante ainda relembrar ao estudante que entender esta matéria ajuda a compreender os conteúdos mais complexos de Química, ou seja, é fundamental assimilar os conceitos destacados acima.
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