Decantação: o que é, exemplos e mais!
Você sabe o que é a decantação? Esse é um tema que envolve muitos detalhes, podendo gerar dúvidas entre os estudantes. Há quem confunda, por exemplo, o processo de decantação com o de filtração.
Vale destacar que esse assunto é um dos mais recorrentes de Química no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e nos principais vestibulares do Brasil, por isso é muito importante ter conhecimento aprofundado em relação ao tema.
Está interessado em saber mais? Neste post, explicaremos detalhadamente o que é a decantação, quais são as principais diferenças entre decantação e filtração, como é esse processo e abordaremos a definição de decantação fracionada. Acompanhe!
O que é decantação?
A decantação faz referência a um processo de separação de misturas heterogêneas entre dois ou mais líquidos de densidades distintas ou entre sólidos e líquidos.
Vale destacar que a decantação se baseia na separação por meio da diferença de densidade entre os compostos que fazem parte de uma mistura específica. O processo é largamente utilizado em análises feitas em laboratórios e processos de operações realizadas nas indústrias.
Agora, você deve estar se perguntando: como funciona esse processo? Ele consiste em colocar uma determinada mistura em um recipiente e deixá-la em repouso em uma superfície, na maioria das vezes, estável e plana. Na sequência, a gravidade atuará sobre a mistura de forma a decantar a fase mais densa para o fundo do recipiente, e as menos densas vão ficando na superfície do recipiente.
Depois da decantação, a separação é feita retirando o líquido que fica na superfície contando com a ajuda de um bastão de vidro, geralmente chamado de béquer. Esse processo é comumente usado para fazer a separação entre líquidos e sólidos.
Diferenças entre decantação e filtração
Conforme ressaltamos, a decantação é utilizada com a intenção de fazer a separação entre líquidos e sólidos. Isso é feito deixando uma determinada mistura em descanso e, depois, retirando a parte líquida que fica na parte superior da superfície, e mantendo a parte sólida que fica na parte inferior do recipiente.
A filtração, por sua vez, faz referência a um método de separação de mistura que faz o uso de um filtro com a intenção de separar os componentes de uma determinada mistura. Eles podem ser de dois tipos: sólido e líquido ou sólido e gasoso. Diferentemente do outro processo, portanto, a filtração também pode ser utilizada para separar partículas sólidas de elementos gasosos.
Existem dois tipos de filtração: simples e a vácuo. Eles apresentam as seguintes características:
- filtração simples: a mistura é despejada sobre o filtro, que ficará encarregado por fazer a retenção do sólido;
- filtração a vácuo: o processo é parecido com o da filtração simples, no entanto ele é mais rápido. Isso porque o sistema é diretamente ligado a uma bomba de vácuo que se encarregará de retirar o ar do do recipiente, sugando-o por meio do vácuo.
Como é feito o processo de decantação?
Vale repetir até para facilitar na fixação do conteúdo. A decantação é utilizada para separar misturas que são formadas por sólidos e líquidos. Explicado brevemente o significado desse processo, vamos entrar em detalhes agora sobre como ele funciona.
Primeiramente, é necessário colocar a mistura em um recipiente e deixá-la em repouso até que, devido à diferença de densidade entre duas ou mais substâncias, o sólido esteja todo no fundo do recipiente (isso acontece pelo fato de ele ser mais denso em relação aos elementos líquidos).
Após a realização desse processo, é preciso fazer a aplicação do método de sifonação com o intuito de retirar o líquido que está na parte superior da mistura para terminar de fazer a separação dos dois elementos.
O que é a decantação fracionada?
Trata-se de um método empregado com a intenção de separar uma mistura heterogênea de dois ou mais sólidos, sendo que somente um deles é solúvel em um solvente específico. Por isso, para fazer o uso do procedimento é preciso ter conhecimento detalhado dos componentes da mistura e as respectivas solubilidades para utilizar o solvente adequado a cada situação.
Esse procedimento pode ser utilizado com a intenção de fazer a separação de uma mistura composta por sal de cozinha e areia, por exemplo. Quando se adiciona a água, apenas o sal será solubilizado pelo líquido, e a areia formará uma fase sólida. Com isso, com apenas o uso de um filtro simples é possível separar a fase líquida da sólida.
Vale destacar que esse método precisa de outros meios complementares para completar a separação dos componentes da mistura. A dissolução fracionada somente é utilizada com a intenção de dar início ao processo.
A dissolução fracionada é muito utilizada nos laboratórios de análises químicas e em processos de fabricação. Em ambos os procedimentos, é necessário fracionar e fazer a purificação dos sólidos que estão presentes em misturas.
Importante destacar, ainda, que a dissolução fracionada também é aplicada com o intuito de determinar o teor de álcool presente na gasolina comercial. Ao adicionar água na mistura de gasolina com álcool, pelo fato de apresentar uma maior interação com a água, o álcool separa-se da gasolina e forma uma fase aquosa única, ficando apenas a gasolina na outra fase. Assim, é possível realizar o cálculo da quantidade de álcool presente na gasolina vendida e verificar se está dentro dos parâmetros estabelecidos pela lei.
A decantação faz a separação de misturas e, por ser um assunto recorrente no Enem e vestibulares, é muito importante conhecer esse processo. Essa forma de separar misturas é utilizada para separar líquidos de sólidos e separar líquidos de densidades diferentes.
Este post sobre decantação foi útil para você? Está interessado em se aprofundar em Química e em outras disciplinas relevantes dos vestibulares? Conheça o nosso plano de estudos e veja como podemos ajudá-lo a ser aprovado nos principais exames do país.