O que é éter?
Um conteúdo bastante cobrado no Enem é o de compostos e funções orgânicas, que são estudados em Química. Existem 9 principais funções e aqui você aprenderá sobre uma delas: o éter. Bons estudos!
Éter: o que é?
Éter é todo composto orgânico que apresenta em sua estrutura molecular um átomo de oxigênio ligado a dois radicais orgânicos.
O que é éter etílico?
É um líquido incolor, volátil e inflamável. Inicialmente, era muito usado na Medicina como anestésico local, mas caiu em desuso pelos prejuízos que podem ser causados ao organismo, além do risco de provocar incêndios. Na indústria, é usado como solvente de resinas e óleos e no preparo de seda artificial e pólvora.
O que é lauril éter sulfato de sódio?
É um desengordurante, muito usado em produtos de higiene, como shampoo, sabonete e detergentes para lavagem de roupas e louças, por ser um surfactante. Mas o que é isso? Surfactantes são compostos que têm, em sua molécula, um grupo hidrofóbico e um hidrofílico. Dessa forma, são substâncias capazes de se ligar ao óleo e à água, simultaneamente, promovendo a limpeza de superfícies.
O que é éter de petróleo?
Não confunda! Apesar do nome comumente usado, essa substância não é um éter. O nome é usado devido à alta volatilidade desse composto, semelhante à dos éteres. Obtido por meio da destilação fracionada do petróleo, é usado como solvente em laboratório, nas indústrias, nas tinturarias e em lavagens a seco.
O que é o éter na Física?
Já ouviu falar na Teoria do Éter? Ela surgiu no fim do século XIX, quando se acreditava na existência de um quinto elemento — diferente de ar, fogo, água e terra. Essa teoria propunha que as ondas eletromagnéticas propagavam-se em um meio, assumido como éter luminífero, pois consideravam, naquela época, inaceitável o fato de as ondas não terem um meio de propagação.
Mas fique tranquilo, esse éter nada tem a ver com o que estamos estudando aqui, e essa teoria já não é mais utilizada.
Características físicas do éter
Em sua maioria, encontra-se no estado líquido, é bastante volátil, incolor e, em geral, não é solúvel em água.
Função do éter
A função éter, caracterizada pela presença de um átomo de oxigênio entre dois radicais, aparece quando o hidrogênio da hidroxila dos álcoois e fenóis é substituído por um grupo alquil ou aril.
Nomenclatura do éter
A nomenclatura dos éteres pode ocorrer de três formas:
- prefixo que indica o número de carbonos do menor radical + OXI + radical nome do hidrocarboneto correspondente ao maior radical. Ex.: metoxi-propano;
- radical-radical-éter. Ex.: etil-propil-éter;
- éter + nome do menor radical + nome do maior radical + ICO. Ex.: éter etil-metílico.
Esperamos que este conteúdo ajude a esclarecer o que é éter, um conceito tão importante na Química! Continue lendo mais sobre essa e outras matérias no Blog do Stoodi!