Teorema de Pascal: o que é, fórmula e mais!
Você sabe por que, ao aplicar uma força sobre um fluido em uma prensa hidráulica, por exemplo, o líquido sobe do outro lado? Isso pode ser explicado pelo Teorema de Pascal. Saiba mais sobre ele aqui.
O que diz o Teorema de Pascal?
O Teorema de Pascal foi desenvolvido pelo cientista francês Blaise Pascal e tem aplicações na mecânica dos fluidos.
Segundo ele, quando uma força é aplicada a um fluido, a pressão causada é distribuída integral e igualmente em todas as direções e sentidos.
Princípio de Stevin
Também conhecido como princípio fundamental da Hidrostática, o Princípio de Stevin estabelece a relação entre a pressão exercida pelos fluidos em equilíbrio e a profundidade.
Segundo ele, “a diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos”.
Teorema de Pascal: fórmula
Como a pressão é distribuída igualmente para todas as partes do fluido, tem-se que a diferença de pressão entre dois pontos quaisquer deve ser a mesma, o que nos leva à equação abaixo:
Saiba que a pressão é a razão entre a força aplicada e a área da aplicação. Dessa forma, substituindo na equação anterior, o Teorema de Pascal também pode ser representado da seguinte forma:
Exercícios: teorema de Pascal
1. (UFPE-PE) Uma força vertical de intensidade F, atuando sobre o êmbolo menor de uma prensa hidráulica, mantém elevado um peso P = 400 N, como mostra a figura.
Sabendo que a área do êmbolo maior é 8 vezes a área menor, determine o valor de F, em newtons.
Resolução:
Sabemos que A2 = 8.A
Entendeu o que diz o Teorema de Pascal e como ele pode ser aplicado? O Blog do Stoodi tem mais conteúdos como este para você ficar fera em Química! Aproveite e conheça também nosso plano de estudos!
1 comments
obrigado pascal