A Eletroquímica é a área da Química que vai lidar com as reações de transferência de elétrons, ou seja, reação de oxirredução.
Essa reação é o processo de doação de elétrons de uma espécie química (átomo, molécula ou íon) para uma outra, que irá receber estes elétrons. Como o próprio nome indica, há duas etapas nessa reação:
Igor, o nosso professor de Química, diz que a partir de agora é onde os alunos se confundem bastante, na classificação dos chamados agentes redutores e oxidantes de uma reação de oxirredução.
“Os alunos têm bastante dificuldade em relação a este tipo de questão e os vestibulares exploram muito estas definições nas questões de eletroquímica”, afirma o professor.
Dica do Stoodi: aproveite para dominar muito bem os temas em que os alunos mais têm dificuldades, pode ser um diferencial para sua prova!
Para entender bem esse conceito, veja as dicas que o Prof. Igor separou para você:
Se eu sofro oxidação, sou chamado de agente redutor (ou simplesmente redutor).
Se eu sofro redução, sou chamado de agente oxidante (ou simplesmente oxidante).
Em 2015, tivemos várias questões envolvendo a Eletroquímica direta ou indiretamente. De acordo com o professor, é muito importante que você saiba identificar os principais agentes oxidantes utilizados na Química como, por exemplo:
Um outro ponto interessante e que você deve ficar esperto é saber interpretar e utilizar bem a tabela de potenciais de redução que foi colocada nas provas de 2015, 2014 e também em 2012.
“A tabela de potenciais de redução é uma ferramenta fundamental na Eletroquímica, pois assim o químico consegue prever se uma reação pode ser espontânea ou não, e ainda consegue tomar decisões quanto à proteção de um metal frente ao processo de oxidação (corrosão) ”, conta Igor.
O professor explica que é importantíssimo que você dê uma boa revisada nos conceitos de número de oxidação, reações de oxirredução, estudar bem a tabela de potenciais de redução e seus usos, espontaneidade de reações redox e também os principais métodos de prevenção de oxidação de metais no ambiente.
“Questões sobre eletrólise não costumam aparecer tanto no Enem, mas o aluno deve ficar atento a este tipo de processo também, uma vez que envolve vários aspectos do cotidiano como consumo de energia e poluição ambiental”, sugere o professor.
O que é interessante que você saiba é a diferença entre a eletrólise e a pilha.
É o processo que transforma energia química em energia elétrica, de maneira espontânea.
Ela é formada por um eletrólito e dois eletrodos, produzindo energia elétrica. Se esse processo for encadeado, pode-se formar uma bateria.
No eletrodo pode ocorrer redução e oxidação. Contudo, só ocorre oxidação se este for o polo negativo da pilha, ou seja, o anodo. Para ocorrer redução, deve ser o polo positivo da pilha, o catodo.
Veja uma representação da fórmula de cada um dos exemplos:
Cátodo: Cu2+(aq) + 2e– | → Cu0(s)|
Ânodo: Zn0(s) | → Zn2(aq) + 2e–|
Equação Geral: Zn0(s) + Cu2+(aq) | → Cu0(s) + Zn2+(aq)|
É o processo que transforma energia elétrica em energia química, de maneira não espontânea. O Professor comenta que é um dos processos eletrolíticos mais importantes.
A eletrólise ígnea do óxido de alumínio (
Vale a pena ressaltar também que a extração do minério de alumínio (bauxita) pode causar grandes impactos ambientais. “Em 2010, por exemplo, a Hungria esteve envolvida num episódio conhecido como ‘lama vermelha’, um derramamento de resíduos do processo produtivo do alumínio, exemplifica o prof. Igor.
Exercícios Eletroquímica – Conceitos Gerais
Exercícios Eletroquímica – Pilhas
Gostou das dicas e quer saber mais sobre o mundo dos vestibulares? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi!
Quem está começando a se aventurar no mundo dos concursos públicos ou já é concurseiro…
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
Quer entrar na UNB? Então saiba tudo sobre a Universidade de Brasília: cursos, formas de…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…