Coluna da Marina: Técnicas e Exercícios de Argumentação
Por Marina Sestito,
Stoodianos,
Quem já escreveu algum texto dissertativo argumentativo provavelmente já se perguntou se os argumentos estavam claros e convincentes o suficiente. Pior: provavelmente já passou pela angústia de não conseguir sustentar o posicionamento que se propôs a defender.
Na semana passada, pedi que vocês vissem um documentário chamado “O aborto dos outros”, que coloca uma questão bastante delicada e polêmica. Espero que tenham visto o filme e refletido sobre o conteúdo desse material, porque ele vai facilitar bastante um exercício que vou propor para vocês hoje, e que sugiro que adotem como recurso sempre que quiserem testar a força dos argumentos que selecionaram para sustentar o ponto de vista de vocês.
Pensem em argumentos a favor da descriminalização do aborto. Sim, isso mesmo. Ainda que você defenda o contrário, construa pelo menos dois argumentos nesse sentido.
Agora pensem em formas de derrubar esses mesmos argumentos que você construiu.
Mas para o que é que serve isso, afinal de contas?
Se foi fácil desconstruir sua argumentação, é porque ela não era tão forte quanto você pensava. E é aí que entra a mágica desse recurso: tenta defender a posição contrária, ou então tenta defender uma outras tese que não tenha tanto a ver com a que você pretendia defender. Às vezes resolve. Às vezes coloca você cara a cara com seus argumentos e ajuda a perceber as brechas na argumentação.
Vamos para a segunda parte do exercício:
Pensem em argumentos contra a descriminalização do aborto e sustente esse posicionamento com todas as suas forças. Em seguida, desconstrua a argumentação que você levou horas para elaborar.
Foi fácil? Se nem você, que é o autor da tese, consegue defendê-la muito bem, será que ela é tão defensável assim? Será que o seu interlocutor, que é quem você precisa tentar convencer na sua redação, também não teria tido a mesma facilidade que você?
Aí você repensa, reformula, busca outros elementos e reescreve o texto, adotando um posicionamento mais crítico acerca do tema que você se propôs a defender. Só dê o exercício por terminado quando você não conseguir, de jeito nenhum, contestar o argumento que construiu, porque é só nesse momento que você terá chegado ao argumento mais forte que consegue construir.
Confia em mim. Eu prometo que funciona, e nem leva tanto tempo assim listar e contestar argumentos para cada uma das teses que a gente pensaria em defender, se a gente já estiver bastante treinado em fazer isso.
Muitos beijos, escrevam bastante e até semana que vem!
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Marina Sestito é a Coordenadora de Redação do Stoodi. Formou-se em Filosofia pela FFLCH, na USP – atualmente cursa Licenciatura na FEUSP. Trabalhou em cursinhos pré-vestibulares e hoje comanda a equipe de correção do Stoodi.